UFMS, Apae e Secretaria de Estado de Saúde discutem serviço de referência em doenças raras

Representantes da UFMS e do Centro Especializado em Reabilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (CER/APAE) se reuniram na tarde desta quinta-feira, 2, com o  secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, e equipe. O objetivo foi conversar sobre a proposta de habilitação de um serviço de referência em doenças raras na Clínica Escola Integrada da Universidade. A pauta deve ser inserida na reunião da Comissão Intergestores Bipartite, com previsão de realização em setembro.

A vice-reitora Camila Ítavo apontou que a parceria entre UFMS e CER/APAE já existe há algum tempo. “Temos a Residência Multiprofissional em Reabilitação Física e já atuamos em conjunto com a APAE em vários serviços. Esse pedido de habilitação do Centro de Doenças Raras, com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde e também da Secretaria Municipal de Saúde, é uma estratégia para que possamos avançar, atender mais ainda a sociedade e, principalmente, oferecermos uma formação ainda mais completa aos nossos estudantes. Eles são os futuros profissionais que atuarão nessa área”, disse.

Ainda segundo a vice-reitora a criação do Centro irá impactar não só na formação dos residentes, mas também dos estudantes de graduação, mestrado e doutorado, uma vez que deve ampliar o desenvolvimento de pesquisas na área.

O diretor do Instituto Integrado em Saúde da Universidade, Marcos Antônio Ferreira Júnior, explicou que o CER/APAE já tem o atendimento para doenças raras, porém ainda não para todas. “A parceria entre as instituições irá possibilitar a ampliação da pesquisa clínica e também de outras atividades, o que deve atender aos critérios do Ministério da Saúde para a criação deste tipo de serviço”, informou.

Na reunião, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, afirmou que a proposta tem o total apoio da SES e solicitou à sua equipe um acompanhamento técnico para agilizar os trâmites necessários.

O coordenador do CER/APAE, Paulo Henrique Muleta Andrade, reafirmou que o objetivo é ampliar o atendimento que já existe para os moradores de Campo Grande, para todos os cidadãos do Estado.

Além do secretário da SES, participaram da reunião a gerente da Rede de cuidados da pessoa com deficiência, da Coordenadoria de Redes de Atenção em Saúde, Juliana Medeiros, e a diretora geral de Atenção à Saúde, Angélica Congro.

Da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, além do coordenador do CER/APAE, participaram o presidente da APAE/CG, Antônio José dos Santos Neto e o coordenador-geral da APAE/CG, Nilo Sérgio Laureano.

Texto e fotos: Ariane Comineti