Câmpus de Três Lagoas inicia testagem para detectar Covid-19

Serviço gratuito está disponível para a comunidade acadêmica no Laboratório de Genética e Biologia Molecular

O Câmpus de Três Lagoas (CPTL) está oferecendo, gratuitamente, o serviço de testagem para detectar Covid-19 entre a comunidade universitária. Os testes são realizados no Laboratório de Genética e Biologia Molecular (LGBM). A coleta acontece sempre das 7h15 h às 11h, com horário agendado, na Unidade 2, no térreo do Bloco 8. O usuário pode acessar o bloco pelo primeiro estacionamento, à esquerda (veja aqui)

Para realizar o teste é necessário apresentar os sintomas da doença. O agendamento é feito no portal secuideteamo.ufms.br, selecionando a opção de testagem em Três Lagoas (CPTL). É necessário fazer o login com o Passaporte UFMS e a senha. O usuário recebe as informações sobre dia e horário da coleta por e-mail, após a confirmação pela equipe de triagem.

“O Laboratório passou por reformas e readequação físicas para que todas as normas pudessem ser atendidas. O método adotado é o RT-qPCR. Todo o fluxo de análise estabelecida é criterioso, com equipe de triagem, coleta, laboratório e entrega de resultado para que tudo seja feito de forma íntegra e precisa”, explica o coordenador do LGBM, Édis Belini Júnior. Segundo ele, para a readequação do espaço físico e aquisição de equipamentos e reagentes necessários para o novo serviço, foram realizados investimentos pela UFMS e Ministério da Educação, contando também com o apoio da prefeitura de Três Lagoas.

O resultado é enviado em até 48h após a coleta, também no e-mail utilizado no preenchimento do formulário. “Neste primeiro momento a testagem é exclusiva para estudantes, técnicos, professores e terceirizados”, reforça o coordenador do Laboratório. De acordo com ele, a Universidade estuda, ainda, a possibilidade de ampliar a testagem para toda comunidade do município, por meio do envio de amostras de coletas feitas nos serviços de saúde de Três Lagoas.

Sobre o LGBM

O LGBM está em funcionamento desde 2017, sendo referência no diagnóstico de hemoglobinopatias (como anemia falciforme e talassemias). Recentemente, o LGBM passou pelo processo de certificação junto ao Laboratório Central do Mato Grosso do Sul, que autorizou a realização da testagem para Covid-19 e emissão de resultados.

O método de testagem é o RT-qPCR (reação da polimerase em cadeia quantitativa por transcriptase reversa) em tempo real, o padrão-ouro na detecção de partículas virais nas amostras a partir de amostras coletadas da secreção naso-orofaríngea.

As atividades de testagem contam com a participação de vários alunos, técnicos e docentes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Ciências Biológicas do CPTL, viabilizadas por meio de projeto de extensão.

Texto: Vanessa Amin