Webinares e apresentações artísticas figuram programação do Integra UFMS 2021

Além de apresentações dos trabalhos e pesquisas desenvolvidas por estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, o Integra UFMS 2021 terá outras atrações em sua programação.

No primeiro dia de evento, 13 de setembro, a conferência de abertura terá o tema “O Futuro da Ciência e Tecnologia com a Inteligência Artificial”. Para encerrar as atividades de maneira tão enriquecedora quanto a abertura, o Movimento Concerto terá como convidado o Phronesis Cello Duo, dueto de violoncelistas da UFMS e da USP.

No dia 14, serão realizadas duas atividades, uma com foco no futuro e outra com foco no passado. O webinar “Cidades Inteligentes” traz discussões sobre como a inovação e as tecnologias, unidas ao conhecimento, podem melhorar o dia a dia urbano, fazendo com que o futuro seja mais sustentável. Já a atividade cultural “Memória da Pintura em Mato Grosso do Sul” resgata e valoriza artistas sul-mato-grossenses e suas obras.

O dia 15 é o momento para aprofundar os conhecimentos sobre um dos carros-chefes da indústria do estado, com o webinar “A industrialização de Mato Grosso do Sul: maior planta de celulose do mundo”. No fim do dia, artistas regionais irão comandar a apresentação cultural “(de)Compondo Canções”.

No dia 16, novamente haverá o contraponto de passado e futuro, com o webinar “Bioeconomia como uma forma de desenvolvimento para o Mato Grosso do Sul”, que visa dar mais detalhes sobre este modelo de produção industrial baseado no uso de recursos biológicos. Já “Teatro Glauce Rocha: cinquenta anos de protagonismo cultural” remonta a história deste importante e icônico espaço para as artes e para a cultura do estado.

No dia 17, pesquisadores da Universidade irão ministrar o webinar “A experiência da Pesquisa da UFMS na Antártica”, para, como o próprio nome já indica, compartilhar as experiências científicas vivenciadas por eles. Ao fim do dia, haverá uma performance do grupo musical ACABA.

Como o dia 18 é o último do evento, todas as atenções estarão voltadas para a premiação dos trabalhos apresentados que foram melhor avaliados pela comissão do Integra.

Acesse integra.ufms.br e acompanhe todas as notícias sobre o maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul.

Texto: Leticia Bueno