UFMS contra o Coronavírus

Plano de Contingência UFMS

Se Cuide. Te amo. Uma ação do coração da UFMS durante a Covid-19

Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19

Plano de Biossegurança UFMS

Ações de enfrentamento à Covid-19

Contratações e aquisições para o enfrentamento à Covid-19

Editais Abertos

Questionários

Campanha de Prevenção e Informação

Esclarecimentos sobre a Covid-19
UFMS contra as Fake News

Estudo dirigido e ferramentas digitais

Jornal Hoje de 20 de março.

Comitê Operativo de Emergência

 

O que é o Plano de Biossegurança?

O Plano de Biossegurança estabelece as diretrizes gerais para garantir a proteção da comunidade universitária para a preparação da Universidade no retorno às atividades presenciais no cenário da Covid-19. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)

O que é biossegurança?

A biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades administrativas, de ensino, pesquisa, extensão, inovação, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando a saúde do ser humano, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)

Qual é o objetivo do Plano de Biossegurança?

Em primeiro lugar, é a preservação da vida da comunidade universitária, conciliando o retorno das atividades presenciais (acadêmicas e administrativas) da UFMS e a prevenção à disseminação da Covid-19. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)

Como o Plano de Biossegurança foi elaborado?

O Plano de Biossegurança foi elaborado pela Comissão Interna de Biossegurança (CIBio/UFMS) e pelo Comitê Operativo de Emergência, seguindo as recomendações da OMS, Organização Pan-Americana da Saúde, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Governo de Mato Grosso do Sul, Prefeituras Municipais, e demais autoridades de saúde. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)

Quais as diretrizes principais?

A principal diretriz é a manutenção das medidas de proteção à Covid-19: a higienização das mãos, uso de máscaras e protetores faciais e o distanciamento social. O Plano de Biossegurança da UFMS estabelece etapas e a adequação às medidas de proteção de acordo com as especificidades de cada unidade e município. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)

O que é preciso ser feito?

O primeiro passo é o entendimento da necessidade de adaptação de toda comunidade universitária e da Universidade como um todo à nova realidade da sociedade após a disseminação da Covid-19. A biossegurança é de responsabilidade individual e coletiva. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)

Qual é o papel da comunidade universitária?

Cada unidade deverá elaborar o seu Plano de Biossegurança (PLBio/UFMS) que atenda às características de sua atividade e sua classificação de acordo com a função e a presença de público externo: Atendimento ao Público Externo, Atendimento ao Público Interno, Ensino – Salas de Aula, Ensino – Laboratórios, Serviços terceirizados (segurança, limpeza, transporte e apoio administrativo), de acordo com Anexo III. Em resumo, podemos considerar as seguintes ações: Atendimento administrativo, Aulas teóricas, Aulas práticas, Atividades de Pesquisa, Atividades de extensão, Atividades de inovação e empreendedorismo, Realização de Eventos, Realização de reuniões. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)

O que é o Plano de Biossegurança Específico?

É o Plano de Biossegurança adaptado e preparado para cada Câmpus, Faculdade, Instituto e Escola, além das áreas administrativas, para a possibilidade de retorno às atividades presenciais. O PLBio/UFMS deve ser construído coletivamente e seguir as diretrizes gerais do Plano de Biossegurança, mas adaptando à sua realidade e nível de disseminação da Covid-19.

Cada Unidade deverá elaborar e planejar um cronograma de retorno, considerando:

a) o número de servidores que atuam em cada setor, considerando-se o princípio de escalonamento;

b) o fluxo de uso dos espaços sob sua responsabilidade;

c) o fluxo de atendimentos e demandas e, em especial, das Unidades Setoriais; e

d) a necessidade de atividades presenciais por semestre e curso, com foco nos estudantes concluintes em 2020 e, preferencialmente as turmas subsequentes, com atenção especial aos estudantes ingressantes. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)

Quando a UFMS voltará às aulas presenciais?

O retorno de toda comunidade para as aulas presenciais não tem data ainda definida.  A definição de uma data de retorno depende da elaboração do Plano de Biossegurança Específico de cada unidade. Isso significa que não haverá uma data de retorno única e que haverá um escalonamento e priorização para a realização de atividades presenciais, tanto acadêmicas quanto administrativas, por cada Unidade. A principal preocupação é a saúde da comunidade universitária, aliada a qualidade no ensino.

Quais as principais recomendações para as atividades de Ensino?

Permitir o uso das ferramentas de TICs em todas as disciplinas, como Ensino Remoto de Emergência; Permitir a alteração do formato dos estágios obrigatórios, com alternativas para a carga horária a ser cumprida, mediante análise da Unidade, minimizando os prejuízos aos estudantes; Sempre respeitando as diretrizes do CNE e do MEC. Trabalhar de forma escalonada as atividades práticas nos laboratórios e setores, evitando aglomerações e obedecendo o distanciamento social (2m, no mínimo); com análise de imprescindibilidade das Unidades quanto a realização presencial de atividades; Manter o distanciamento social, com obediência à regra de 30 a 70% de ocupação, de acordo com a etapa e os setores e ações; Aumentar a distância entre as carteiras e mesas dos alunos; manter espaçamento mínimo de 1,5m (um metro e meio) entre elas. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)

O que faz o Comitê Operativo de Emergência? Para que ele serve?

O Comitê Operativo de Emergência é formado por um time de especialistas para acompanhar o avanço da doença no país e no estado e as recomendações do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação e Economia. O comitê analisa o cenário e recomenda estratégias para a Universidade.

Quem é o porta-voz oficial da UFMS em relação às medidas de enfrentamento à Covid-19?

Reitor, presidência do Comitê de Emergência e a diretora da Agência Especial de Comunicação Científica e Social.

Onde encontro informações atualizadas sobre a situação da UFMS?

Para facilitar o entendimento, a UFMS criou um canal de comunicação específico para tratar das ações e medidas adotadas na Universidade. Todas as informações estão no canal de comunicação ufms.br/coronavirus.

A UFMS vai suspender as aulas presenciais?

A Universidade vai substituir as atividades presenciais de todos os cursos de graduação e de pós-graduação (lato e stricto sensu) por estudos dirigidos com uso de ferramentas de educação a distância e tecnologias de informação e comunicação, até 11 de maio de 2020. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

A data de 11 de maio é um indicativo e depende das condições epidemiológicas e da elaboração do plano de biossegurança pelas unidades.

A Universidade segue a Política de Saúde Pública nacional e estadual, com base nas recomendações da OMS, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul.

As equipes da Secretaria Especial de Educação a Distância em conjunto com as Pró-reitorias de Graduação e Pós-Graduação prepararam orientações para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. As orientações estão disponíveis aqui.

A decisão sobre a utilização das ferramentas de Educação a Distância é para toda a Universidade? A partir de quando?

A portaria emergencial ampara o uso das ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação e se aplica a todos os planos de ensino de graduação e pós-graduação de todas as áreas do conhecimento em andamento. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

As unidades devem adotar o estudo dirigido com uso de ferramentas de Educação a Distância e Tecnologias de Informação e Comunicação.

As equipes da Secretaria Especial de Educação a Distância em conjunto com as pró-reitorias de Graduação e Pós-Graduação prepararam orientações para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. As orientações estão disponíveis aqui.

E se as aulas e demais atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão presenciais forem suspensas?

As aulas e as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão presenciais foram substituídas por estudos dirigidos com uso de ferramentas de Educação a Distância e Tecnologias de Informação e Comunicação, até 11 de maio de 2020. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

As equipes da Secretaria Especial de Educação a Distância em conjunto com as Pró-reitorias de Graduação e Pós-Graduação prepararam orientações para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. As orientações estão disponíveis aqui.

As atividades administrativas vão continuar?

Sim, a Universidade permanece funcionando normalmente, adotando as medidas de prevenção e proteção à comunidade universitária e por trabalho semipresencial, com exceção de atividades essenciais e emergenciais.

O Calendário Letivo será interrompido?

Não. A recomendação é que a direção da unidade (campus, faculdade, instituto, escola) em conjunto com a coordenação do curso orientem os professores a adotarem as ferramentas da Educação a Distância  e da Tecnologia da Informação e Comunicação para continuidade das aulas. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

As equipes da Secretaria Especial de Educação a Distância em conjunto com as pró-reitorias de Graduação e Pós-Graduação prepararam orientações para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. As orientações estão disponíveis aqui.

Os restaurantes universitários permanecem funcionando normalmente?

Observando as recomendações das autoridades de saúde, especialmente evitando o deslocamento dos estudantes e a aglomeração nos Restaurantes Universitários de Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas, a Universidade decidiu interromper o fornecimento de refeições.

E as bibliotecas? O acesso está garantido?

O atendimento presencial das bibliotecas foi suspenso. Todas as consultas devem ser feitas por meio da plataforma Minha Biblioteca.

Qual é a recomendação para as aulas que são essencialmente práticas?

Se possível, os professores devem procurar alternativas para as atividades a distância, com a utilização de recursos tecnológicos disponíveis. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

O estado de saúde de emergência internacional ampara a utilização de meios alternativos de ensino, em todas as áreas do conhecimento, para preservar a saúde de todas as pessoas. As equipes da Secretaria Especial de Educação a Distância em conjunto com as Pró-reitorias de Graduação e Pós-Graduação prepararam orientações para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. As orientações estão disponíveis aqui.

Como ficam os alunos que fazem atividades nas UPAs, clínicas, ambulatórios, postos de saúde e hospitais?

Os atendimentos externos foram suspensos.

Sou professor e não tenho atividades em EaD no meu plano de ensino. O que devo fazer?

A portaria já publicada respalda as atividades em EaD e a utilização dos recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação. Não há necessidade de atualizar o plano de ensino. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

Sou professor e não tenho nenhuma experiência com aulas em EaD. Existe algum tutorial ou algo que possa me ajudar?

Sim. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19. A equipe da Secretaria Especial de Educação a Distância em conjunto com as Pró-reitorias de Graduação e de Pesquisa e de Pós-Graduação prepararam orientações para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. As orientações estão disponíveis aqui. 

Sou estudante e não tenho acesso a computadores e internet, como vou acompanhar as disciplinas a distância?

Além da possibilidade de utilizar os laboratórios de informática disponíveis, o estudante pode se cadastrar para os editais de aquisição de pacotes de dados de internet e empréstimo de equipamentos de tecnologia. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

Entre as medidas de prevenção, você evitar aglomerações, lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, na impossibilidade, usar álcool em gel. Além disso, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Em casa limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência com desinfetantes de uso domiciliar ou com álcool a 70%. Não compartilhar utensílios domésticos com a pessoa em risco e evitar toques, beijos e abraços. Caso você tenha sintomas, cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar evitando as mãos (use a parte interna do braço ou use lenço descartável), use máscara descartável e deixe os ambientes ventilados com portas e janelas abertas.

Estou preocupado porque tenho pessoas idosas em casa e posso transmitir o vírus. Qual é a recomendação?

É recomendado que tome as medidas de prevenção divulgadas pelo Ministério da Saúde, OMS, Secretaria de Estado da Saúde e autoridades locais.

Você deve evitar aglomerações, lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, na impossibilidade, usar álcool em gel. Além disso, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.  Em casa limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência com desinfetantes de uso domiciliar ou com álcool a 70%. Não compartilhar utensílios domésticos com a pessoa em risco e evitar toques, beijos e abraços. Caso você tenha sintomas, cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar evitando as mãos (use a parte interna do braço ou use lenço descartável), use máscara descartável e deixe os ambientes ventilados com portas e janelas abertas.

E os shows previstos para o Teatro Glauce Rocha?

Todos os eventos culturais, artísticos e esportivos devem ser adiados ou cancelados, o que inclui a agenda de shows no teatro.

Qual é a recomendação para as atividades previstas nos projetos de extensão?

As atividades dos projetos de extensão por estarem voltadas para o público externo da Universidade devem ser suspensas. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

As unidades que prestam atendimento à comunidade externa devem suspender suas atividades?

Sim. As atividades das unidades que atendem ao público externo da Universidade devem ser suspensas.

Se houver suspensão das aulas presenciais, como ficam os servidores? E os técnicos e os professores devem continuar vindo para a Universidade?

A Universidade determinou 100% de trabalho remoto para os servidores, com exceção das atividades essenciais e emergenciais, por 30 dias. O servidor deverá assinar eletronicamente o Termo de Ciência e Responsabilidade, permanecer à disposição da UFMS em trabalho semipresencial e permanecer em sua residência, a fim de diminuir a possibilidade de disseminação do vírus.

Se o técnico tiver de permanecer em casa, como será em relação ao ponto eletrônico?

O servidor que faz o registro de frequência no ponto eletrônico deverá registrar o ajuste em função da necessidade de trabalho remoto no sistema de Registro Mensal de Ocorrências.

O servidor deverá assinar eletronicamente o Termo de Ciência e Responsabilidade, permanecer à disposição da UFMS em teletrabalho e permanecer em sua residência, a fim de diminuir a possibilidade de disseminação do vírus.

A biometria do ponto eletrônico será suspensa?

Sim. Durante o período de substituição das aulas e atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão presenciais, o ponto eletrônico será registrado por folha de frequência no sistema Registro Mensal de Ocorrências e controlada pelo superior imediato.

Os funcionários terceirizados serão dispensados?

Não. Os gestores dos contratos devem enviar notificação para que as empresas que prestam serviços à UFMS orientem seus funcionários em relação às medidas de prevenção e ao teletrabalho, com exceção das atividades essenciais e emergenciais.

Sou estudante de pós-graduação e tenho de continuar meus trabalhos no laboratório. O que devo fazer?

O estudante deve procurar orientação diretamente na unidade, com orientador, coordenação de curso e direção, mas a princípio todas as atividades devem ser realizadas a distância. Se não for possível, as atividades podem ser adiadas ou reprogramadas, com escalas diferenciadas, a critério da direção da unidade. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

Caso você sinta uma diminuição no avanço da sua pesquisa – por impossibilidade de coletar dados ou realizar experimentos que exijam muito tempo em laboratório – lembre-se que seu trabalho não consiste apenas nas rotinas do laboratório. É possível manter o trabalho em dia realizando outras tarefas como: revisão de literatura, finalização de artigos em andamento, estudar uma língua estrangeira, aprender novos recursos que poderiam ser necessários mas você os deixou de lado porque tinha que coletar dados, entre outros. Não se esqueça de sempre organizar sua agenda em comum acordo com seu orientador e coordenação de curso.

Sou pesquisador da UFMS e estou em missão no exterior de curto prazo. Devo voltar imediatamente?

A recomendação é que o retorno seja o mais breve possível, uma vez que podem ocorrer dificuldades futuras com relação à restrição de voos e imigração. Ao retornar, você deve justificar no relatório o retorno antes do prazo previsto e deve permanecer em sua casa durante sete dias, se não apresentar sintomas e até 14 dias se tiver sintomas.

27. Estou em qualificação/mobilidade acadêmica no exterior, o que devo fazer?

Em conexão com a instituição que o está recebendo, você deve pedir orientação a Aginova e Progep.

Sou estudante de pós-graduação e tenho banca agendada para esse período. Qual é a recomendação?

As bancas devem ser realizadas com recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação. Em último caso, as bancas poderão ser reagendadas. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

Sou estudante da pós-graduação e estou no término do prazo de conclusão. Existe possibilidade de prorrogação?

Sim, desde que solicitado por meio do requerimento on-line e aprovado pela coordenação do curso e Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Cada caso será analisado individualmente. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

Sou estudante de pós-graduação e tenho viagens de pesquisa agendadas. Devo desmarcar?

Sim, a recomendação é que as viagens sejam suspensas. Converse com o seu orientador sobre as alternativas. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

As atividades voltadas para a população acima de 60 anos, como a UnApi, devem ser suspensas?

Sim, por fazerem parte da população com alto risco, todas as atividades para esta faixa etária devem ser suspensas.

O estudante está com sintomas de coronavírus, o que ele deve fazer?

Deve permanecer em casa em regime especial. Para formalizar, ele deve fazer o requerimento on-line de regime especial disponível na Pró-reitoria de Graduação e da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação .

Deve evitar aglomerações, lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, na impossibilidade, usar álcool em gel. Além disso, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.  Em casa limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência com desinfetantes de uso domiciliar ou com álcool a 70%. Não compartilhar utensílios domésticos com a pessoa em risco e evitar toques, beijos e abraços. Caso você tenha sintomas, cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar evitando as mãos (use a parte interna do braço ou use lenço descartável), use máscara descartável e deixe os ambientes ventilados com portas e janelas abertas.

O servidor está com sintomas de coronavírus, o que ele deve fazer?

Deve comunicar a chefia imediata e a direção da Unidade para permanecer em casa em trabalho a distância. Para formalizar, ele preenche o requerimento único disponível na página da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas. O servidor deverá assinar eletronicamente o Termo de Ciência e Responsabilidade, permanecer à disposição da UFMS e regime de teletrabalho e permanecer em sua residência, a fim de diminuir a possibilidade de disseminação do vírus.

Deve evitar aglomerações, lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, na impossibilidade, usar álcool em gel. Além disso, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.  Em casa limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência com desinfetantes de uso domiciliar ou com álcool a 70%. Não compartilhar utensílios domésticos com a pessoa em risco e evitar toques, beijos e abraços. Caso você tenha sintomas, cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar evitando as mãos (use a parte interna do braço ou use lenço descartável), use máscara descartável e deixe os ambientes ventilados com portas e janelas abertas.

Tenho um evento agendado com palestrantes externos. Devo cancelar?

A recomendação é que o evento seja cancelado e/ou realizado com a participação do convidado por plataformas on-line e ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação, se possível. Do contrário, deve ser cancelado, independentemente do local do evento.

Todos os eventos e atividades técnico-científicos em locais fechados, organizados pela UFMS, independentemente do número de pessoas –  governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros – devem ser cancelados ou adiados.

Estou voltando de viagem internacional ou de outros estados brasileiros, quais os procedimentos que devo adotar?

Você deverá permanecer em sua casa realizando as atividades diárias por meio das ferramentas ou plataformas on-line. Se servidor, deve comunicar a sua chefia imediata e a direção da unidade, assinar eletronicamente o Termo de Ciência e Responsabilidade, permanecer em atividades on-line em sua residência, a fim de diminuir a possibilidade de disseminação do vírus. Se estiver sem os sintomas, deve ficar em casa por sete dias. Com sintomas, esse prazo se estende para 14 dias.

Os auxílios para participação de eventos estão mantidos?

Os editais foram lançados antes do avanço da doença e das recomendações do Comitê Operativo de Emergência. Entretanto, as submissões e as concessões de auxílios para viagens e demais deslocamentos estão suspensos enquanto perdurar o alerta da OMS e do Ministério da Saúde. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

As viagens entre os câmpus estão suspensas?

Sim. As viagens relacionadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão estão suspensas, assim como as atividades relacionadas à gestão e infraestrutura de apoio aos câmpus e de realização de reuniões dos conselhos superiores. A compra de passagens aéreas e rodoviárias estão suspensas, assim como a concessão de diárias.

Em casos administrativos, em função de normativo legal, poderão ser autorizadas, mediante justificativa, viagens em carro oficial, entre os câmpus.

Como os docentes devem proceder quanto a faltas dos alunos?

Estudantes com maior vulnerabilidade estão protegidos pela portaria. Aqueles que estão faltando as aulas, por sintomas, devem entrar com pedido de regime especial e comunicar a coordenação de maneira eletrônica. O docente deve realizar o plano de ensino com ferramentas de Educação a Distância e das Tecnologias de Informação e Comunicação, comunicando a coordenação de curso e orientando todos os estudantes. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

Reuniões de colegiado e de conselho de unidade setorial deverão ser realizadas?

Não. As reuniões deverão ser realizadas com a utilização das ferramentas da Tecnologia de Informação e Comunicação ou suspensas enquanto perdurar o alerta de emergência internacional em saúde.

Devo comparecer na UFMS para tirar dúvidas?

Não. Toda a comunicação deve ser feita de forma on-line. Mande comunicação eletrônica diretamente para o setor adequado. Se não tiver o contato, encaminhe sua dúvida para o canal Ouvidoria, clicando aqui. Sua solicitação será encaminhada para o setor responsável.

Quais as medidas de proteção para os servidores?

A Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi) intensificará junto ao Gestor/Fiscais do Contrato o acompanhamento e o monitoramento, referente a frequência da limpeza dos banheiros, elevadores, corrimãos e maçanetas, além de providenciar a disponibilidade de álcool gel nas áreas de circulação e no acesso a salas de reuniões e gabinetes.

Os servidores com mais de 60 anos, gestantes e aqueles portadores de doenças crônicas que compõem o grupo de risco de aumento de mortalidade por Covid-19 poderão optar pela execução de suas atividades por trabalho remoto. O servidor deverá assinar eletronicamente o Termo de Ciência e Responsabilidade, permanecer à disposição da UFMS em teletrabalho e permanecer em sua residência, no seu município de trabalho, a fim de diminuir a possibilidade de disseminação do vírus.

Quais as medidas de proteção para os estudantes?

A Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi) intensificará junto ao Gestor/Fiscais do Contrato o acompanhamento e o monitoramento, referente a frequência da limpeza dos banheiros, elevadores, corrimãos e maçanetas, além de providenciar a disponibilidade de álcool gel nas áreas de circulação e no acesso a salas de reuniões e gabinetes.

O concurso público para docentes será mantido?

O concurso público para docentes está suspenso. Mais informações no site concursos.ufms.br.

Comitê Operativo de Emergência – versão 4.0 – Atualizado em 1/5/2020 – 12h

 

Ações de outras Ifes

Confira as ações das Instituições Federais de Ensino Superior no combate à Covid-19, interligadas pelo Colégio de Gestores em Comunicação (Cogecom)