UFMS contra o Coronavírus

Vacinômetro UFMS

Plano de Contingência UFMS

Se Cuide. Te amo. Uma ação do coração da UFMS 

Guia de Atividades Acadêmicas

Plano de Biossegurança da UFMS

Ações de enfrentamento à Covid-19

Contratações e aquisições para o enfrentamento da Covid-19

Relatório de ações institucionais de enfrentamento à Covid-19

Relatório 2021 – Acompanhamento das ações durante modelo híbrido

Relatório 2020 – Ensino Remoto de Emergência

Editais Abertos – 2022.1

Seleção de estudantes para apoio para participação na 74ª reunião anual da SBPC – Transporte pela UFMS

Seleção de projetos para realização de aula de campo – Primeiro semestre letivo 2022

Cadastramento de grupos de apoio da UFMS

Cadastro de grupos de voluntariado da UFMS – 2022

Seleção de auxílio para participação de estudantes em eventos técnico-científicos durante o ano de 2022

Seleção de ações de extensão na modalidade Eventos Acadêmicos e Técnico-Científicos com apoio financeiro da UFMS – PROFE/2022

Seleção para participação de crianças na Brinquedoteca da Cidade Universitária da UFMS

Seleção de tutor para Auxílio Apoio Pedagógico aos estudantes de graduação na UFMS – 2022

Inscrição para o curso “Lógica aplicada na escrita científica – 2ª edição” para estudantes, professores e pesquisadores da UFMS

Apoio para capacitação específica de servidores da UFMS em 2022 – Capacita UFMS

Processo seletivo unificado de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado 2022/2) ampla concorrência, programa qualifica e ações afirmativas para candidatos brasileiros e estrangeiros

Segunda chamada para seleção de propostas de mestrado e doutorado, acadêmico ou profissional (APCN), na UFMS

Cadastramento dos Centros Acadêmicos

Cadastro de Programas Institucionais de Extensão Universitária da UFMS

Inscrições de propostas para o Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC) e para o Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Voluntária (PIVITI)

Seleção de servidores-atletas para fomento para participação em eventos esportivos com recurso da UFMS em 2022

Cadastro e Recadastro de Associações Atléticas Esportivas da UFMS

Cadastro de Equipes de Competição

Cadastro de Ligas Acadêmicas

Cadastro de Projetos de Ensino de Graduação

Seleção de candidatos para estágio de pós-doutorado voluntário nos Programas de Pós-Graduação da UFMS – fluxo contínuo

Seleção de pessoas físicas para o Programa Apoio Técnico Voluntário para a Pesquisa, Empreendimento e Inovação na UFMS- 2022

Seleção de propostas para apoio em taxas de publicação e serviços de revisão de artigos científicos da UFMS em 2022

Seleção de propostas para apoio na instalação e/ou manutenção de equipamentos de laboratórios de pesquisa, de extensão tecnológica e inovação

Seleção de propostas de pesquisadoras da UFMS no Programa Mulheres na Ciência 2022

Cadastro de disciplinas e Monitores voluntários no Programa Institucional de Monitoria

Seleção de projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos no âmbito da UFMS

Seleção de ações de extensão sem fomento da UFMS em 2022 – EXT 2022

Seleção de bolsistas de extensão vinculados a ações de extensão com fomento previamente aprovado

 

Seleção de atividades de extensão vinculadas ao Programa Institucional de Extensão Vem pra UFMS 2022/1 e 2022/2

Processo seletivo para professor substituto na UFMS

Abertura de inscrições para preenchimento de vagas ociosas e cadastro reserva no Programa Segundo Tempo Padrão e Segundo Tempo Universitário

Processo seletivo de estudantes dos cursos de graduação da UFMS para estágio remunerado no Programa de Desenvolvimento Profissional da UFMS

Seleção de Estudantes para Auxílio Inclusão Digital – Empréstimo de Equipamento Tecnológico

Abertura de inscrições para o curso MS Word para Acadêmicos

Processo seletivo de bailarinos(as) para atuação na SINAPSE Companhia de Dança Contemporânea da UFMS em 2022

Inscrições para acadêmicos da UFMS requerem auxílio financeiro para participar como atletas de eventos esportivos

Abertura de novas inscrições para a seleção de propostas para participação no Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Pós-Doutorado Estratégico

Seleção de professor bolsista para as ações de esporte com recursos do Programa Segundo Tempo Universitário

Seleção de estudantes para apoio técnico remunerado no projeto UFMS Internacional – Tradução para a Internacionalização da UFMS

Seleção de propostas de ações de cultura com recursos da UFMS – 2022 CULTURA/2022

Seleção de propostas de ações de esportes, danças e lutas da UFMS no Programa Esporte Universitário (PEU) – 2022

Seleção de propostas para os Programas Institucionais de Bolsa de Extensão (PIBEXT/UFMS) e Voluntários de Extensão (PIVEXT/UFMS) para 2022

Seleção de ações de extensão para o Programa de Apoio e Fomento à Extensão com recursos da UFMS – PAEXT/2022

Seleção de projetos de Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFMS para o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Pós-Doutorado Estratégico no MS

Seleção de estudantes para o Auxílio de Apoio Educacional a Estudantes com Deficiência e Auxílio de Apoio Educacional em Libras

Seleção de propostas para acadêmico participar dos Jub’s Praia com recurso da UFMS em 2022

Seleção de Bolsistas para o Programa Bolsa Atleta da UFMS

Seleção de Disciplinas e Estudantes para o Programa Institucional de Bolsas de Monitoria no Ensino de Graduação

Seleção de Auxílios de Assistência Estudantil para estudantes de graduação da UFMS

Seleção de obras literárias para a publicação do Livro Comemorativo aos 50 anos do Teatro Glauce Rocha

Seleção de estudantes dos cursos de graduação da UFMS para integrar os Grupos do Programa de Educação Tutorial – PET/UFMS

Processo Seletivo de candidatos a Professor Substituto

Abertura de inscrições para preenchimento de vagas no Programa Institucional de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa

Abertura do processo de avaliação e eliminação de documentos na Cidade Universitária e nos Câmpus

Concurso público para cargos técnico-administrativos em Educação

Cadastro dos Programas Institucionais de Extensão Universitária da UFMS

Concurso público para ingresso na carreira do magistério superior da UFMS

Programa Institucional de Monitoria Voluntária na UFMS em 2021

Recadastramento dos Auxílios de Assistência Estudantil 2022.1

Processo seletivo de credenciamento de professores para atuação em disciplinas a distância nos cursos de graduação presenciais

Seleção de disciplinas com aulas práticas e estágios com estudantes para receber equipamento de proteção individual

Processo seletivo de transferência externa, refugiados e portador de diploma

Seleção de ações de extensão (sem fomento) da UFMS

Cadastramento dos centros acadêmicos dos cursos de graduação no âmbito da UFMS

Cadastramento de grupos de voluntariado da UFMS

Cadastro de pessoas físicas para apoio técnico voluntário no âmbito da pesquisa científica e tecnológica e inovação da UFMS

Seleção de candidatos para estágio de pós-doutorado voluntário nos programas de pós-graduação da UFMS

Cadastro de projetos de ensino de graduação

Cadastro de equipes de competição

Cadastro de Liga Acadêmica na UFMS

Seleção de discentes dos cursos de graduação, presenciais, para auxílio emergencial em 2021

Fomento de projetos científicos, tecnológicos e de inovação para pesquisadores destaque da UFMS em 2021

Seleção de propostas para apoio à publicação de e-books de divulgação e popularização da ciência pela Editora UFMS

Processo seletivo para professor substituto na UFMS

Seleção de tutores à distância para o curso de Aperfeiçoamento em Serviço de Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar
Curso de aperfeiçoamento em Serviço de Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar

Seleção de auxílio para participação de estudantes em eventos técnico-científicos em 2021

Seleção de Ações de Extensão na Modalidade Eventos com Apoio Financeiro da UFMS e da Fapec – Profe/2021

Seleção de Bolsistas de Extensão vinculados a Ações de Extensão aprovadas na UFMS em 2021

Auxílio Inclusão Digital – Acesso à internet por meio de empréstimo de equipamento tecnológico (Chromebook e Notebook)

Movimentação interna e reingresso nos cursos de graduação – 1º semestre de 2022

Seleção de canções para o festival universitário da canção da UFMS 2021

Seleção de auxílio para pagamento de taxas de publicação e serviços de revisão de artigos científicos

Seleção de propostas de pesquisadoras para mulheres na ciência UFMS 2021

Seleção de propostas para apoiar a instalação/manutenção de equipamentos de laboratórios de pesquisa, de extensão tecnológica e/ou de inovação

Seleção de propostas para apoio à publicação de livros eletrônicos em formato digital pela Editora UFMS

Seleção de estudantes para Auxílio Emergencial 2021

Seleção de propostas para capacitação específica de servidores da UFMS em 2021 – Capacita UFMS

Auxílio Inclusão Digital – Acesso à internet por meio de chip de dados

Vagas remanescentes no Programa Institucional de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa

Abertura de inscrições para o curso MS Word para Acadêmicos

Abertura de inscrições para o curso de “Lógica Aplicada na Escrita Científica”

Abertura de inscrições para preenchimento de vagas no Programa Institucional de Extensão
Universidade Aberta à Pessoa Idosa

Concurso fotográfico UFMS Além dos Olhos

Seleção de propostas para apoio dos periódicos da UFMS

Abertura de inscrições para o PROGELI/UFMS – Ensino de línguas

Seleção da mostra e dos projetos finalistas da Fetec MS 2021 Virtual

Inscrição e seleção de participantes para cobertura jornalística educomunicativa do Integra UFMS 2021

Cadastro de voluntários da UFMS para auxílio técnico-especializado no enfrentamento ao novo coronavírus

Seleção de estudantes para o Programa Residência Pedagógica

Seleção de estudantes para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid

Seleção de propostas para o Programa Bolsa Atleta UFMS

Seleção de estudantes para integrar os grupos do Programa de Educação Tutorial – PET/UFMS

Apoio aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu – PROAP/UFMS 2021

Processo seletivo para professor substituto na UFMS

Seleção de trabalhos para apresentação no Integra UFMS 2021

Seleção de candidatos do SISU – 2º semestre de 2021

Seleção de trabalhos para apresentação no Integra UFMS 2021

Seleção de propostas de softwares para o Núcleo de Práticas em Engenharia de Software da Facom

Abertura de inscrições para o preenchimento de vagas oferecidas pelo Cursinho UFMS 2021

Processo seletivo para pré-seleção de candidatos à Bolsa Mérito – PEC-G do Ministério das Relações Exteriores – 2021/2

Seleção de projetos inovadores apresentados pelas empresas juniores da UFMS

Processo seletivo de transferência externa, refugiados e portador de diploma – 2º semestre de 2021

Vagas remanescentes para cadastro de professores formadores/orientadores nos cursos de Especialização a distância da UAB/UFMS (prorrogação)

Apoio à execução do Cursinho UFMS

Processo seletivo para professor substituto na UFMS

Seleção de propostas para o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica no Ensino Médio da UFMS em 2021

Movimentação Interna e Reingresso nos cursos de graduação – 2º semestre de 2021

Cadastro das Associações Atléticas Esportivas vinculadas aos discentes da UFMS

Edital de seleção do Programador 99, em alusão ao aniversário de 5 anos da Rádio Educativa UFMS 99.9

Processo seletivo de professores para atuar nas reofertas dos cursos de graduação da UAB/UFMS

Seleção de propostas para os programas de iniciação científica e tecnológica da UFMS para 2021

Seleção de instrutores para ações de capacitação na UFMS em 2021

Seleção de ações de extensão para fomento com recursos da UFMS – Paext 2021

Seleção de propostas de ações de esportes, dança e lutas com recursos da UFMS para 2021

Seleção de propostas de ações de cultura com recursos da UFMS para 2021

Seleção de propostas para o Programa Institucional de Bolsa de Extensão e Voluntário de Extensão – Pibex e Pivex UFMS 2021

Auxílio Inclusão Digital – Acesso à internet por meio de chip de dados

Programa de Extensão Universitária Escola de Música da UFMS

Seleção de professores bolsistas para as ações de esporte com recursos do programa segundo tempo padrão e universitário

Abertura de inscrições para o curso MS Word para Acadêmicos

Auxílio Inclusão Digital – Acesso à internet por meio de empréstimo de equipamento tecnológico (chromebook e notebook)

Seleção de estudante apoiador educacional em Libras, para a concessão do auxílio apoio educacional a estudantes com deficiência

Seleção de estudante apoiador educacional para a concessão do auxílio apoio educacional a estudantes com deficiência

Seleção de estudantes de graduação para receber Equipamento de Proteção Individual

Auxílio de Inclusão Digital – Acesso à Internet por meio de equipamento tecnológico (Chromebook e Notebook)

Auxílio de Inclusão Digital – Acesso à Internet por meio de chip de dados

Ações de Assistência Estudantil: Permanência, Moradia, Alimentação e Creche

Auxílio de Apoio Educacional a Estudantes da Graduação

Auxílio de Apoio Educacional a Estudantes com Deficiência

 

Questionários

Levantamento do Estado de Saúde Atual
Pesquisa sobre os efeitos do distanciamento social decorrentes da Covid-19 na saúde mental e bem-estar de estudantes, técnicos e docentes da UFMS

Campanha de Prevenção e Informação

Enfrentamento à Covid-19
Reportagens TV UFMS
Recepção Institucional 2021
Tutoriais dos Sistemas Acadêmicos

Ensino Remoto de Emergência

Jornal Hoje de 20 de março.

Comitê Operativo de Emergência

Portaria 1278, de 1º de abril de 2022 – Dispõe sobre as medidas de proteção à Comunidade Universitária em virtude da Covid-19 no âmbito da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Portaria 155, de 16 de fevereiro de 2022 – Composição do Comitê Operativo de Emergência (COE/UFMS)

Portaria 1.272, de 30 de dezembro de 2021 – Medidas de proteção à Comunidade Universitária em virtude da Covid-19 no âmbito da UFMS

Portaria 1.255, de 9 de julho de 2021 – Medidas de proteção à Comunidade Universitária em virtude da Covid-19 no âmbito da UFMS

Portaria 1.252, de 14 de junho de 2021 – Prorroga o período de aplicação de medidas adicionais de proteção à Comunidade Universitária contra a Covid-19 para 31 de julho de 2021

Portaria 1.251, de 25 de maio de 2021 – Prorroga o período de aplicação de medidas adicionais de proteção à Comunidade Universitária contra a Covid-19 para 30 de junho de 2021

Portaria 1.245, de 28 de abril de 2021 – Medidas adicionais de proteção à Comunidade Universitária contra a Covid-19 entre os dias 1 a 31 de maio

Portaria 1.243, de 31 de março de 2021 – Determina Ponto Facultativo

Portaria 1.242, de 31 de março de 2021 – Prorroga para 30 de abril o período de aplicação de medidas adicionais de proteção à Comunidade Universitária

Portaria 1.241, de 24 de março de 2021 – Prorroga, para 4 de abril de 2021, o período de aplicação de medidas adicionais de proteção à Comunidade Universitária

Portaria 1.238, de 19 de março de 2021 – Medidas adicionais de proteção no período compreendido de 20 a 28 de março de 2021

Portaria 1.235, de 19 de fevereiro de 2020 – Medidas de proteção à Comunidade Universitária para 2021.1

Portaria 1.144, de 18 de dezembro de 2020 – Composição do COE/UFMS

Portaria 964, de 9 de novembro de 2020 – Consolida medidas de proteção à Comunidade Universitária

Portaria 762, de 16 de agosto de 2020 – Aprimoramento das medidas de proteção à Comunidade Universitária

Resolução 71, de 12 de agosto de 2020 – Aprova o Plano de Biossegurança – Versão 2.0

Comunicado oficial sobre a decisão do COE e Reitoria

Portaria 482, de 3 de abril de 2020 – Normas e procedimentos “O Brasil Conta Comigo” (Residências)

Portaria 473, de 2 de abril de 2020 – Atividades da Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo” (Graduação)

Portaria 472, de 2 de abril de 2020 – Normas e procedimentos para a abreviação de curso

Portaria 466, de 1 de abril de 2020 – Produção de álcool glicerinado pela Facfan

Portaria 460, de 31 de março de 2020 – Grupo de Trabalho de Pessoal e Ensino

Portaria 443, de 24 de março de 2020 – Estágio Obrigatório dos Cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia

UFMS mantém funcionamento e protege comunidade
Reunião de Gestão com Diretores
Plano de Contingência UFMS
Membros do COE/UFMS

 

O que é o Plano de Biossegurança?

O Plano de Biossegurança estabelece as diretrizes gerais para garantir a proteção da comunidade universitária para a preparação da Universidade no retorno às atividades presenciais no cenário da Covid-19. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)

O que é biossegurança?

A biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades administrativas, de ensino, pesquisa, extensão, inovação, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando a saúde do ser humano, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)

Qual é o objetivo do Plano de Biossegurança?

Em primeiro lugar, é a preservação da vida da comunidade universitária, conciliando o retorno das atividades presenciais (acadêmicas e administrativas) da UFMS e a prevenção à disseminação da Covid-19. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)

Como o Plano de Biossegurança foi elaborado?

O Plano de Biossegurança foi elaborado pela Comissão Interna de Biossegurança (CIBio/UFMS) e pelo Comitê Operativo de Emergência, seguindo as recomendações da OMS, Organização Pan-Americana da Saúde, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Governo de Mato Grosso do Sul, Prefeituras Municipais, e demais autoridades de saúde. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)

Quais as diretrizes principais?

A principal diretriz é a manutenção das medidas de proteção à Covid-19: a higienização das mãos, uso de máscaras e protetores faciais e o distanciamento social. O Plano de Biossegurança da UFMS estabelece etapas e a adequação às medidas de proteção de acordo com as especificidades de cada unidade e município. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)

O que é preciso ser feito?

O primeiro passo é o entendimento da necessidade de adaptação de toda comunidade universitária e da Universidade como um todo à nova realidade da sociedade após a disseminação da Covid-19. A biossegurança é de responsabilidade individual e coletiva. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)

Qual é o papel da comunidade universitária?

Cada unidade deverá elaborar o seu Plano de Biossegurança (PLBio/UFMS) que atenda às características de sua atividade e sua classificação de acordo com a função e a presença de público externo: Atendimento ao Público Externo, Atendimento ao Público Interno, Ensino – Salas de Aula, Ensino – Laboratórios, Serviços terceirizados (segurança, limpeza, transporte e apoio administrativo), de acordo com Anexo III. Em resumo, podemos considerar as seguintes ações: Atendimento administrativo, Aulas teóricas, Aulas práticas, Atividades de Pesquisa, Atividades de extensão, Atividades de inovação e empreendedorismo, Realização de Eventos, Realização de reuniões. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)

O que é o Plano de Biossegurança Específico?

É o Plano de Biossegurança adaptado e preparado para cada Câmpus, Faculdade, Instituto e Escola, além das áreas administrativas, para a possibilidade de retorno às atividades presenciais. O PLBio/UFMS deve ser construído coletivamente e seguir as diretrizes gerais do Plano de Biossegurança, mas adaptando à sua realidade e nível de disseminação da Covid-19.

Cada Unidade deverá elaborar e planejar um cronograma de retorno, considerando:

a) o número de servidores que atuam em cada setor, considerando-se o princípio de escalonamento;

b) o fluxo de uso dos espaços sob sua responsabilidade;

c) o fluxo de atendimentos e demandas e, em especial, das Unidades Setoriais; e

d) a necessidade de atividades presenciais por semestre e curso, com foco nos estudantes concluintes em 2020 e, preferencialmente as turmas subsequentes, com atenção especial aos estudantes ingressantes. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)

Quando a UFMS voltará às aulas presenciais?

O retorno de toda comunidade para as aulas presenciais não tem data ainda definida.  A definição de uma data de retorno depende da elaboração do Plano de Biossegurança Específico de cada unidade. Isso significa que não haverá uma data de retorno única e que haverá um escalonamento e priorização para a realização de atividades presenciais, tanto acadêmicas quanto administrativas, por cada Unidade. A principal preocupação é a saúde da comunidade universitária, aliada a qualidade no ensino.

Quais as principais recomendações para as atividades de Ensino?

Permitir o uso das ferramentas de TICs em todas as disciplinas, como Ensino Remoto de Emergência; Permitir a alteração do formato dos estágios obrigatórios, com alternativas para a carga horária a ser cumprida, mediante análise da Unidade, minimizando os prejuízos aos estudantes; Sempre respeitando as diretrizes do CNE e do MEC. Trabalhar de forma escalonada as atividades práticas nos laboratórios e setores, evitando aglomerações e obedecendo o distanciamento social (2m, no mínimo); com análise de imprescindibilidade das Unidades quanto a realização presencial de atividades; Manter o distanciamento social, com obediência à regra de 30 a 70% de ocupação, de acordo com a etapa e os setores e ações; Aumentar a distância entre as carteiras e mesas dos alunos; manter espaçamento mínimo de 1,5m (um metro e meio) entre elas. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)

O que faz o Comitê Operativo de Emergência? Para que ele serve?

O Comitê Operativo de Emergência é formado por um time de especialistas para acompanhar o avanço da doença no país e no estado e as recomendações do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação e Economia. O comitê analisa o cenário e recomenda estratégias para a Universidade.

Quem é o porta-voz oficial da UFMS em relação às medidas de enfrentamento à Covid-19?

Reitor, presidência do Comitê de Emergência e a diretora da Agência Especial de Comunicação Científica e Social.

Onde encontro informações atualizadas sobre a situação da UFMS?

Para facilitar o entendimento, a UFMS criou um canal de comunicação específico para tratar das ações e medidas adotadas na Universidade. Todas as informações estão no canal de comunicação ufms.br/coronavirus.

A UFMS vai suspender as aulas presenciais?

A Universidade vai substituir as atividades presenciais de todos os cursos de graduação e de pós-graduação (lato e stricto sensu) por estudos dirigidos com uso de ferramentas de educação a distância e tecnologias de informação e comunicação, até 11 de maio de 2020. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

A data de 11 de maio é um indicativo e depende das condições epidemiológicas e da elaboração do plano de biossegurança pelas unidades.

A Universidade segue a Política de Saúde Pública nacional e estadual, com base nas recomendações da OMS, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul.

As equipes da Secretaria Especial de Educação a Distância em conjunto com as Pró-reitorias de Graduação e Pós-Graduação prepararam orientações para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. As orientações estão disponíveis aqui.

A decisão sobre a utilização das ferramentas de Educação a Distância é para toda a Universidade? A partir de quando?

A portaria emergencial ampara o uso das ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação e se aplica a todos os planos de ensino de graduação e pós-graduação de todas as áreas do conhecimento em andamento. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

As unidades devem adotar o estudo dirigido com uso de ferramentas de Educação a Distância e Tecnologias de Informação e Comunicação.

As equipes da Secretaria Especial de Educação a Distância em conjunto com as pró-reitorias de Graduação e Pós-Graduação prepararam orientações para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. As orientações estão disponíveis aqui.

E se as aulas e demais atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão presenciais forem suspensas?

As aulas e as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão presenciais foram substituídas por estudos dirigidos com uso de ferramentas de Educação a Distância e Tecnologias de Informação e Comunicação, até 11 de maio de 2020. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

As equipes da Secretaria Especial de Educação a Distância em conjunto com as Pró-reitorias de Graduação e Pós-Graduação prepararam orientações para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. As orientações estão disponíveis aqui.

As atividades administrativas vão continuar?

Sim, a Universidade permanece funcionando normalmente, adotando as medidas de prevenção e proteção à comunidade universitária e por trabalho semipresencial, com exceção de atividades essenciais e emergenciais.

O Calendário Letivo será interrompido?

Não. A recomendação é que a direção da unidade (campus, faculdade, instituto, escola) em conjunto com a coordenação do curso orientem os professores a adotarem as ferramentas da Educação a Distância  e da Tecnologia da Informação e Comunicação para continuidade das aulas. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

As equipes da Secretaria Especial de Educação a Distância em conjunto com as pró-reitorias de Graduação e Pós-Graduação prepararam orientações para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. As orientações estão disponíveis aqui.

Os restaurantes universitários permanecem funcionando normalmente?

Observando as recomendações das autoridades de saúde, especialmente evitando o deslocamento dos estudantes e a aglomeração nos Restaurantes Universitários de Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas, a Universidade decidiu interromper o fornecimento de refeições.

E as bibliotecas? O acesso está garantido?

O atendimento presencial das bibliotecas foi suspenso. Todas as consultas devem ser feitas por meio da plataforma Minha Biblioteca.

Qual é a recomendação para as aulas que são essencialmente práticas?

Se possível, os professores devem procurar alternativas para as atividades a distância, com a utilização de recursos tecnológicos disponíveis. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

O estado de saúde de emergência internacional ampara a utilização de meios alternativos de ensino, em todas as áreas do conhecimento, para preservar a saúde de todas as pessoas. As equipes da Secretaria Especial de Educação a Distância em conjunto com as Pró-reitorias de Graduação e Pós-Graduação prepararam orientações para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. As orientações estão disponíveis aqui.

Como ficam os alunos que fazem atividades nas UPAs, clínicas, ambulatórios, postos de saúde e hospitais?

Os atendimentos externos foram suspensos.

Sou professor e não tenho atividades em EaD no meu plano de ensino. O que devo fazer?

A portaria já publicada respalda as atividades em EaD e a utilização dos recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação. Não há necessidade de atualizar o plano de ensino. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

Sou professor e não tenho nenhuma experiência com aulas em EaD. Existe algum tutorial ou algo que possa me ajudar?

Sim. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19. A equipe da Secretaria Especial de Educação a Distância em conjunto com as Pró-reitorias de Graduação e de Pesquisa e de Pós-Graduação prepararam orientações para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. As orientações estão disponíveis aqui. 

Sou estudante e não tenho acesso a computadores e internet, como vou acompanhar as disciplinas a distância?

Além da possibilidade de utilizar os laboratórios de informática disponíveis, o estudante pode se cadastrar para os editais de aquisição de pacotes de dados de internet e empréstimo de equipamentos de tecnologia. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

Entre as medidas de prevenção, você evitar aglomerações, lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, na impossibilidade, usar álcool em gel. Além disso, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Em casa limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência com desinfetantes de uso domiciliar ou com álcool a 70%. Não compartilhar utensílios domésticos com a pessoa em risco e evitar toques, beijos e abraços. Caso você tenha sintomas, cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar evitando as mãos (use a parte interna do braço ou use lenço descartável), use máscara descartável e deixe os ambientes ventilados com portas e janelas abertas.

Estou preocupado porque tenho pessoas idosas em casa e posso transmitir o vírus. Qual é a recomendação?

É recomendado que tome as medidas de prevenção divulgadas pelo Ministério da Saúde, OMS, Secretaria de Estado da Saúde e autoridades locais.

Você deve evitar aglomerações, lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, na impossibilidade, usar álcool em gel. Além disso, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.  Em casa limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência com desinfetantes de uso domiciliar ou com álcool a 70%. Não compartilhar utensílios domésticos com a pessoa em risco e evitar toques, beijos e abraços. Caso você tenha sintomas, cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar evitando as mãos (use a parte interna do braço ou use lenço descartável), use máscara descartável e deixe os ambientes ventilados com portas e janelas abertas.

E os shows previstos para o Teatro Glauce Rocha?

Todos os eventos culturais, artísticos e esportivos devem ser adiados ou cancelados, o que inclui a agenda de shows no teatro.

Qual é a recomendação para as atividades previstas nos projetos de extensão?

As atividades dos projetos de extensão por estarem voltadas para o público externo da Universidade devem ser suspensas. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

As unidades que prestam atendimento à comunidade externa devem suspender suas atividades?

Sim. As atividades das unidades que atendem ao público externo da Universidade devem ser suspensas.

Se houver suspensão das aulas presenciais, como ficam os servidores? E os técnicos e os professores devem continuar vindo para a Universidade?

A Universidade determinou 100% de trabalho remoto para os servidores, com exceção das atividades essenciais e emergenciais, por 30 dias. O servidor deverá assinar eletronicamente o Termo de Ciência e Responsabilidade, permanecer à disposição da UFMS em trabalho semipresencial e permanecer em sua residência, a fim de diminuir a possibilidade de disseminação do vírus.

Se o técnico tiver de permanecer em casa, como será em relação ao ponto eletrônico?

O servidor que faz o registro de frequência no ponto eletrônico deverá registrar o ajuste em função da necessidade de trabalho remoto no sistema de Registro Mensal de Ocorrências.

O servidor deverá assinar eletronicamente o Termo de Ciência e Responsabilidade, permanecer à disposição da UFMS em teletrabalho e permanecer em sua residência, a fim de diminuir a possibilidade de disseminação do vírus.

A biometria do ponto eletrônico será suspensa?

Sim. Durante o período de substituição das aulas e atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão presenciais, o ponto eletrônico será registrado por folha de frequência no sistema Registro Mensal de Ocorrências e controlada pelo superior imediato.

Os funcionários terceirizados serão dispensados?

Não. Os gestores dos contratos devem enviar notificação para que as empresas que prestam serviços à UFMS orientem seus funcionários em relação às medidas de prevenção e ao teletrabalho, com exceção das atividades essenciais e emergenciais.

Sou estudante de pós-graduação e tenho de continuar meus trabalhos no laboratório. O que devo fazer?

O estudante deve procurar orientação diretamente na unidade, com orientador, coordenação de curso e direção, mas a princípio todas as atividades devem ser realizadas a distância. Se não for possível, as atividades podem ser adiadas ou reprogramadas, com escalas diferenciadas, a critério da direção da unidade. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

Caso você sinta uma diminuição no avanço da sua pesquisa – por impossibilidade de coletar dados ou realizar experimentos que exijam muito tempo em laboratório – lembre-se que seu trabalho não consiste apenas nas rotinas do laboratório. É possível manter o trabalho em dia realizando outras tarefas como: revisão de literatura, finalização de artigos em andamento, estudar uma língua estrangeira, aprender novos recursos que poderiam ser necessários mas você os deixou de lado porque tinha que coletar dados, entre outros. Não se esqueça de sempre organizar sua agenda em comum acordo com seu orientador e coordenação de curso.

Sou pesquisador da UFMS e estou em missão no exterior de curto prazo. Devo voltar imediatamente?

A recomendação é que o retorno seja o mais breve possível, uma vez que podem ocorrer dificuldades futuras com relação à restrição de voos e imigração. Ao retornar, você deve justificar no relatório o retorno antes do prazo previsto e deve permanecer em sua casa durante sete dias, se não apresentar sintomas e até 14 dias se tiver sintomas.

27. Estou em qualificação/mobilidade acadêmica no exterior, o que devo fazer?

Em conexão com a instituição que o está recebendo, você deve pedir orientação a Aginova e Progep.

Sou estudante de pós-graduação e tenho banca agendada para esse período. Qual é a recomendação?

As bancas devem ser realizadas com recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação. Em último caso, as bancas poderão ser reagendadas. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

Sou estudante da pós-graduação e estou no término do prazo de conclusão. Existe possibilidade de prorrogação?

Sim, desde que solicitado por meio do requerimento on-line e aprovado pela coordenação do curso e Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Cada caso será analisado individualmente. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

Sou estudante de pós-graduação e tenho viagens de pesquisa agendadas. Devo desmarcar?

Sim, a recomendação é que as viagens sejam suspensas. Converse com o seu orientador sobre as alternativas. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

As atividades voltadas para a população acima de 60 anos, como a UnApi, devem ser suspensas?

Sim, por fazerem parte da população com alto risco, todas as atividades para esta faixa etária devem ser suspensas.

O estudante está com sintomas de coronavírus, o que ele deve fazer?

Deve permanecer em casa em regime especial. Para formalizar, ele deve fazer o requerimento on-line de regime especial disponível na Pró-reitoria de Graduação e da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação .

Deve evitar aglomerações, lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, na impossibilidade, usar álcool em gel. Além disso, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.  Em casa limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência com desinfetantes de uso domiciliar ou com álcool a 70%. Não compartilhar utensílios domésticos com a pessoa em risco e evitar toques, beijos e abraços. Caso você tenha sintomas, cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar evitando as mãos (use a parte interna do braço ou use lenço descartável), use máscara descartável e deixe os ambientes ventilados com portas e janelas abertas.

O servidor está com sintomas de coronavírus, o que ele deve fazer?

Deve comunicar a chefia imediata e a direção da Unidade para permanecer em casa em trabalho a distância. Para formalizar, ele preenche o requerimento único disponível na página da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas. O servidor deverá assinar eletronicamente o Termo de Ciência e Responsabilidade, permanecer à disposição da UFMS e regime de teletrabalho e permanecer em sua residência, a fim de diminuir a possibilidade de disseminação do vírus.

Deve evitar aglomerações, lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, na impossibilidade, usar álcool em gel. Além disso, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.  Em casa limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência com desinfetantes de uso domiciliar ou com álcool a 70%. Não compartilhar utensílios domésticos com a pessoa em risco e evitar toques, beijos e abraços. Caso você tenha sintomas, cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar evitando as mãos (use a parte interna do braço ou use lenço descartável), use máscara descartável e deixe os ambientes ventilados com portas e janelas abertas.

Tenho um evento agendado com palestrantes externos. Devo cancelar?

A recomendação é que o evento seja cancelado e/ou realizado com a participação do convidado por plataformas on-line e ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação, se possível. Do contrário, deve ser cancelado, independentemente do local do evento.

Todos os eventos e atividades técnico-científicos em locais fechados, organizados pela UFMS, independentemente do número de pessoas –  governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros – devem ser cancelados ou adiados.

Estou voltando de viagem internacional ou de outros estados brasileiros, quais os procedimentos que devo adotar?

Você deverá permanecer em sua casa realizando as atividades diárias por meio das ferramentas ou plataformas on-line. Se servidor, deve comunicar a sua chefia imediata e a direção da unidade, assinar eletronicamente o Termo de Ciência e Responsabilidade, permanecer em atividades on-line em sua residência, a fim de diminuir a possibilidade de disseminação do vírus. Se estiver sem os sintomas, deve ficar em casa por sete dias. Com sintomas, esse prazo se estende para 14 dias.

Os auxílios para participação de eventos estão mantidos?

Os editais foram lançados antes do avanço da doença e das recomendações do Comitê Operativo de Emergência. Entretanto, as submissões e as concessões de auxílios para viagens e demais deslocamentos estão suspensos enquanto perdurar o alerta da OMS e do Ministério da Saúde. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

As viagens entre os câmpus estão suspensas?

Sim. As viagens relacionadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão estão suspensas, assim como as atividades relacionadas à gestão e infraestrutura de apoio aos câmpus e de realização de reuniões dos conselhos superiores. A compra de passagens aéreas e rodoviárias estão suspensas, assim como a concessão de diárias.

Em casos administrativos, em função de normativo legal, poderão ser autorizadas, mediante justificativa, viagens em carro oficial, entre os câmpus.

Como os docentes devem proceder quanto a faltas dos alunos?

Estudantes com maior vulnerabilidade estão protegidos pela portaria. Aqueles que estão faltando as aulas, por sintomas, devem entrar com pedido de regime especial e comunicar a coordenação de maneira eletrônica. O docente deve realizar o plano de ensino com ferramentas de Educação a Distância e das Tecnologias de Informação e Comunicação, comunicando a coordenação de curso e orientando todos os estudantes. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.

Reuniões de colegiado e de conselho de unidade setorial deverão ser realizadas?

Não. As reuniões deverão ser realizadas com a utilização das ferramentas da Tecnologia de Informação e Comunicação ou suspensas enquanto perdurar o alerta de emergência internacional em saúde.

Devo comparecer na UFMS para tirar dúvidas?

Não. Toda a comunicação deve ser feita de forma on-line. Mande comunicação eletrônica diretamente para o setor adequado. Se não tiver o contato, encaminhe sua dúvida para o canal Ouvidoria, clicando aqui. Sua solicitação será encaminhada para o setor responsável.

Quais as medidas de proteção para os servidores?

A Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi) intensificará junto ao Gestor/Fiscais do Contrato o acompanhamento e o monitoramento, referente a frequência da limpeza dos banheiros, elevadores, corrimãos e maçanetas, além de providenciar a disponibilidade de álcool gel nas áreas de circulação e no acesso a salas de reuniões e gabinetes.

Os servidores com mais de 60 anos, gestantes e aqueles portadores de doenças crônicas que compõem o grupo de risco de aumento de mortalidade por Covid-19 poderão optar pela execução de suas atividades por trabalho remoto. O servidor deverá assinar eletronicamente o Termo de Ciência e Responsabilidade, permanecer à disposição da UFMS em teletrabalho e permanecer em sua residência, no seu município de trabalho, a fim de diminuir a possibilidade de disseminação do vírus.

Quais as medidas de proteção para os estudantes?

A Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi) intensificará junto ao Gestor/Fiscais do Contrato o acompanhamento e o monitoramento, referente a frequência da limpeza dos banheiros, elevadores, corrimãos e maçanetas, além de providenciar a disponibilidade de álcool gel nas áreas de circulação e no acesso a salas de reuniões e gabinetes.

O concurso público para docentes será mantido?

O concurso público para docentes está suspenso. Mais informações no site concursos.ufms.br.

Comitê Operativo de Emergência – versão 4.0 – Atualizado em 1/5/2020 – 12h

 

Ações de outras Ifes

Confira as ações das Instituições Federais de Ensino Superior no combate à Covid-19, interligadas pelo Colégio de Gestores em Comunicação (Cogecom)