A reitora Camila Ítavo recebeu o título de cidadã sul-mato-grossense concedido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) na manhã desta quarta-feira, 19. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual e presidente da Comissão de Educação, Rinaldo Modesto, pela contribuição para a educação superior no Estado.
“É com muita honra que recebo esse título no dia de hoje e com muita alegria e muita humildade. Cheguei em Mato Grosso do Sul com 22 anos. Fui acolhida por esse Estado. Meus filhos nasceram aqui, são sul-mato-grossenses. Fiz a etapa de formação também aqui na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e é um Estado que me acolheu, onde eu tive meu primeiro emprego, onde eu tive a oportunidade de formar minha família, de ter meus filhos e de atuar como profissional. E, agora, estando à serviço da sociedade, como professora da Universidade Federal, como gestora, podendo auxiliar cidadãos e cidadãs sul-mato-grossenses e brasileiros a transformar as suas vidas por meio da educação, da ciência, podendo ajudar os gestores públicos na governança, produzindo ciência e prestando serviços de alta qualidade para toda a população”, celebrou Camila.
“É uma honra, agradeço a indicação ao título, em especial ao deputado Rinaldo, que fez a propositura, e agradeço a toda a Assembleia, ao Governo do Estado, a todos os municípios, ao Governo Federal e a todos os meus colegas que fazem parte deste título junto comigo, porque não fazemos nada sozinhos”, acrescentou.
O deputado estadual e presidente da Mesa Diretora da Alems, Gerson Claro, cumprimentou a reitora e agradeceu a presença da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na sessão solene. “Que cada vez mais a academia contribua para o desenvolvimento do nosso Mato Grosso do Sul”, disse.
O deputado Rinaldo Modesto foi técnico-administrativo da UFMS antes de iniciar sua carreira política e agradeceu a Universidade, bem como a reitora, pelas ações de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade realizadas em prol da comunidade. “Vocês não têm ideia do quanto eu grato a Deus por tudo que a Universidade Federal proporcionou para mim e, consequentemente, por analogia, eu trouxe toda a minha família da roça em 1986 para Campo Grande”, explicou. “A educação é um verdadeiro agente de transformação das vidas das pessoas, então a homenagem é justa”, complementou.
Texto: Thalia Zortéa e Alíria Aristides
Fotos: Alíria Aristides