Disciplina Internacional reúne professores do Brasil e da Espanha para debater conhecimento científico

Estão abertas até 30 de junho as inscrições para a disciplina internacional de Inverno Epistemologia: o conhecimento científico a partir de quatro perspectivas, que será raelizada entre os dias 29 de junho e 24 de julho e conta com vagas destinadas a estudantes de graduação, mestrado e doutorado da UFMS.

A atividade é resultado da parceria com a Universidad de Sevilla, na Espanha, com apoio do Programa Erasmus+. Em maio de 2025, o diretor da Agência de Internacionalização, Gustavo Câncio, e secretária de Cooperação Internacional, Bárbara Millian, participaram da Staff Week Sevilla 2025, quando foi realizada a assinatura presencial da cooperação internacional.

A disciplina é oferecida pelo curso de Filosofia, da Faculdade de Ciências Humanas, e abordará diferentes perspectivas sobre a produção do conhecimento científico. “O acordo de cooperação representa o resultado de um trabalho construído ao longo de vários anos de pesquisa, ensino e internacionalização. É uma iniciativa que fortalece a produção científica da UFMS, amplia o intercâmbio de conhecimentos e cria oportunidades para estudantes e pesquisadores atuarem em rede com instituições de referência internacional. O apoio de programas como a Capes e o Erasmus+ demonstra o reconhecimento da qualidade das pesquisas desenvolvidas e contribui para aproximar ainda mais a Universidade dos debates científicos globais”, disse o doutorando e professor Onofre Crossi Filho.

Internacionalização e cooperação acadêmica

A parceria entre as instituições tem como base pesquisas conjuntas realizadas pelo Grupo Physikós – Estudos em História e Filosofia da Física e da Cosmologia, que reúne pesquisadores da UFMS e da Universidad de Sevilla.

O Programa Erasmus+ apoiou a participação dos representantes da UFMS no evento e também parte do estágio de doutorado de Onofre Crossi Filho na Universidad de Sevilla, realizado entre setembro e dezembro de 2025.

Nesta nova etapa da parceria, o programa financia a vinda da professora María de Paz Amerigo à UFMS para ministrar a disciplina e participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas ao acordo, vigente até 2028.

Criado pela União Europeia, o Erasmus+ apoia ações de mobilidade acadêmica e cooperação internacional entre instituições de ensino superior de diferentes países.

Texto: Rodson Lima