Doação de Leite Humano: um gesto humanitário que alimenta esperança é o slogan de 2025 para o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, organizado pela Rede Global de Bancos de Leite Humano. Celebrado em 19 de maio, o Dia Mundial da Doação de Leite Humano visa valorizar a amamentação e o ato de doar leite materno.
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) conta com um Banco de Leite, que é o Centro de Referência Estadual para Bancos de Leite e realiza o acolhimento das mães de bebês que estão internados ou mães internadas que estão lactantes, além de atender lactantes externas que são doadoras de leite. No ano passado, foram realizadas 1.448 visitas domiciliares e coletados 1.036 litros de leite materno de 931 doadoras, beneficiando 452 recém-nascidos. De janeiro a abril de 2025, já foram coletados 348 litros de leite de 235 doadoras, que ajudaram a atender 211 bebês.
“Considerando a relevância do leite humano para a recuperação dos bebês prematuros hospitalizados em unidades de tratamento intensivo neonatais devido às inúmeras evidências cientificas da carga de anticorpos e células-tronco presentes no leite humano, e que são transmitidas aos recém-nascidos, sem dúvida o ato de milhares de mulheres lactantes que se dispõem a doar sua produção excedente salva vidas e alimenta a esperança de outras milhares de famílias de um dia poderem ir para casa com seus bebês em condições de terem qualidade de vida e um ótimo futuro”, afirma a enfermeira do Banco de Leite Humano do Humap-UFMS/Ebserh, Edilene Villalba.
Baixos estoques
Apesar das doações, o Banco de Leite Humano do Humap-UFMS/Ebserh, assim como a maioria dos bancos de leite no Brasil, está constantemente com estoques baixos. Atualmente, há no Hospital Universitário 25 bebês necessitando de leite materno, entre unidade neonatal e Centro de Terapia Intensivo pediátrico. Juntos, esses bebês consomem 2,5 litros de leite humano por dia. Com base nessa demanda, o estoque é suficiente para somente mais nove dias.
“O leite humano doado melhora não apenas o estado de saúde dos prematuros internados, mas acalenta e acolhe as famílias que vivem a agonia da escassez desse alimento, que trata e ajuda a recuperar de forma mais rápida e com maior qualidade os bebês na fase inicial e mais fragilizada de suas vidas. A doação de leite humano é um gesto humanitário”, salienta Edilene.
As mães que quiserem doar podem ligar no telefone (67) 3345-3027 para agendar a retirada por uma equipe do Hospital Universitária. Também é possível comparecer no Banco de Leite e fazer a extração diretamente no local, procedimento que dura, em média, 15 minutos.
Tanto no Banco de Leite do Humap-UFMS/Ebserh quanto na própria residência da doadora, a equipe especializada segue todas as regras de segurança e oferece orientações sobre higiene, procedimentos para extração do leite e armazenamento do material recolhido.
Rede Ebserh
O Humap-UFMS/Ebserh faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Texto: Assessoria de Comunicação do Humap-UFMS/Ebserh
Foto: Arquivo da Agência de Comunicação Social e Científica