Especialização aborda práticas inovadoras no ensino de Matemática

Estão abertas até 30 de maio as inscrições para a especialização em Práticas Inovadoras no Ensino da Matemática. O curso é gratuito e voltado a professores que atuam na rede pública do Estado. As inscrições devem ser feitas na página da Pós-Graduação

A especialização é realizada pela UFMS em parceria com o Instituto Canoa, uma organização sem fins lucrativos que incentiva a formação de professores de excelência no país. O objetivo é o aprimoramento de habilidades e competências essenciais para promover a equidade e a inovação nas práticas pedagógicas da Educação Básica. A formação será híbrida, com encontros presenciais no Instituto de Matemática (Inma), localizado no setor 1 da Cidade Universitária, às sextas-feiras no período noturno e aos sábados pela manhã, e atividades on-line, durante os ciclos de mentoria.

Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, esta é uma oportunidade única para os professores aprimorarem suas competências pedagógicas. “O curso integra teoria e prática, abordando temas como gestão de sala de aula, teorias de aprendizagem, planejamento curricular e avaliação, sempre com foco na equidade e na excelência do ensino. As práticas inovadoras no ensino da Matemática são fundamentais para transformar a sala de aula em um espaço dinâmico, inclusivo e conectado às realidades contemporâneas. Ao oferecer uma especialização voltada a essas práticas, a UFMS reafirma seu compromisso com a formação docente de excelência e com a promoção de uma educação matemática mais significativa e equitativa”, afirma.

“A formação continuada qualifica os professores da rede pública para atuarem com mais segurança, autonomia e criatividade em sala de aula, utilizando práticas fundamentadas na equidade, na escuta ativa e na realidade das escolas, como propõe o modelo do Programa de Especialização Docente adotado pelo curso”, aponta a diretora da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead), Daiani Riedner. 

Conforme a diretora, as práticas inovadoras ampliam o engajamento dos estudantes, promovem equidade e favorecem aprendizagens significativas. “Na Matemática, essas práticas são essenciais para superar o ensino baseado apenas na memorização, valorizando a resolução de problemas, o raciocínio lógico e a construção coletiva do conhecimento, conforme previsto nos objetivos do curso”, informa.

O diretor do Inma, Bruno Amaro, destaca que as práticas inovadoras permitem que o ensino acompanhe as constantes transformações no cenário educacional. “Favorecem a aprendizagem significativa e o desenvolvimento integral dos estudantes. A especialização segue uma metodologia baseada em modelos formativos desenvolvidos a partir de experiências de formação de professores da Universidade de Stanford, na Califórnia, EUA. Essa abordagem valoriza a integração entre teoria e prática e incentiva o protagonismo docente no processo de ensino-aprendizagem”, explica.

Entre as práticas propostas, destacam-se atividades colaborativas que promovem o trabalho em grupo, onde os estudantes, com diferentes habilidades e formas de pensar, dialogam e constroem soluções em conjunto; conversas numéricas; modelagem matemática e planejamento reverso. “Todas estão conectadas ao uso de recursos digitais e ao Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFMS, fortalecendo a articulação entre teoria e prática por meio de atividades colaborativas, videoaulas, mentorias e portfólios digitais, alguns aspectos centrais da formação reflexiva prevista no currículo”, indica a diretora da Agead.

Confira mais informações sobre o curso e o processo seletivo no edital:

EDITAL (PROECE_RTR) n 215, de 14-05-2025.

 

Texto: Ariane Comineti