Universidade recebe a Caravana das Juventudes nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 16, em celebração aos 20 anos de políticas públicas para os jovens, a Caravana das Juventudes chegou a Mato Grosso do Sul. A iniciativa, que percorre os estados brasileiros, apresenta as ações desenvolvidas pelo Governo Federal, como o Pé-de-Meia e a ID Jovem, e mobiliza os jovens para aprovação do Plano Nacional de Juventude, além de oferecer orientações e atendimentos gratuitos, como vacinação, balcão de empregos, doação de sangue e de medula óssea, arrecadação de brinquedos e agasalhos, entre outros.

O evento, realizado na Cidade Universitária, foi promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, e o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude. Ao longo do dia, a programação incluiu o encontro formativo sobre projetos e programas para juventude, audiência pública e formação de gestores no Complexo Multiuso 1; acolhida cultural, com intervenções artísticas, e Feira das Políticas Públicas, no estacionamento da Casa da Ciência e Cultura; tour pela UFMS, com visitas ao Parque da Ciência; e a cerimônia oficial e ato público, no Teatro Glauce Rocha.

A reitora Camila Ítavo e o vice-reitor Albert Schiaveto recepcionaram os jovens durante a solenidade. “Sejam muito bem-vindos e bem-vindas à nossa Universidade. A nossa Universidade se renova com a juventude. Só existe razão de ser das universidades por conta de vocês. A gente espera vocês aqui em breve, estudando conosco, em Campo Grande e em todos os câmpus em que a UFMS se faz presente”, discursou Camila. “A gente conta muito com vocês, confiem nas universidades, confiem na ciência, não esqueçam nunca o quanto é importante a formação para que a gente consiga, por meio da educação, da ciência, da tecnologia, mudar as nossas vidas e mudar a realidade de onde viemos”, reforçou a reitora.

O secretário Nacional de Juventude, Ronald dos Santos, agradeceu a mobilização sul-mato-grossense. “Quero falar da felicidade de estar aqui participando de um espaço onde os jovens puderam, na parte da manhã, apresentar as suas argumentações, as suas propostas para construção de política pública”, disse. “A gente precisa demarcar que esse é um país de oportunidades para a nossa juventude. A grande realidade é que nós temos 50 milhões de jovens no nosso país hoje, é uma população imensa, maior que a população da Argentina e de todos os países da América do Sul. Esses 50 milhões de jovens, que são as pessoas de 15 a 29 anos, precisam de oportunidades, precisam de política pública, precisam ser prioridade na política pública”, complementou.

A presidente do Conselho Nacional de Juventude, Bruna Brelaz, parabenizou o esforço do Governo do Estado e do Conselho Estadual da Juventude para promover a participação social. “Não existe melhor política pública sem ouvir a demanda das pessoas e, aqui, no caso, a demanda das juventudes. Hoje a nossa agenda, a nossa Caravana perpassa o Mato Grosso do Sul para reafirmar uma bandeira muito importante: a defesa da política pública de juventude”, destacou. “O que nós queremos trazer aqui, com o apoio de vocês para construir em conjunto, é a campanha pelo Plano Nacional de Juventude, porque é ele que pode ajudar a estruturar uma agenda de Estado para a juventude brasileira, uma agenda estratégica que visa garantir e ampliar os direitos da nossa geração, seja a partir do campo do trabalho, da saúde mental, da educação, do esporte, lazer, cultura e do campo da felicidade, porque a juventude quer ser feliz, quer viver, e quer viver plenamente”, pontuou.

O secretário-adjunto de Estado da Cidadania, José Sarmento, deixou um recado para os jovens presentes no Teatro Glauce Rocha. “Estude, leia, valorize a educação. […] Nós não fazemos nada sem educação. Faz 28 anos que eu estou em sala de aula como professor universitário e não vi, eu nunca vi um acadêmico, um universitário, um jovem, que não tenha conseguido alcançar os sonhos […] se ele não fosse interessado. Parabéns a todas as pessoas que estão aqui, porque vocês são interessados. A vida quer pessoas interessantes”, aconselhou.

O subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz, agradeceu aos parceiros e destacou a importância da ampliação do movimento em prol das juventudes. “Por meio do projeto Capacita PPJ, da Subsecretaria de Juventude, em parceria com o Conselho Estadual de Juventude, [foi possível] materializar um projeto que começou no final do ano passado. A gente começou a mapear e aprender que precisávamos criar e ativar conselhos em nossos municípios. Atualmente, nós estamos com 25 dispositivos. Há um ano, nós tínhamos oito dispositivos”, contou.

A vice-prefeita de Miranda, Elange Ribeiro, falou sobre a ativação do Conselho Municipal da Juventude com representantes de diversos segmentos. “Como vice-prefeita, eu consegui fazer com que a juventude tivesse um espaço diferente, um espaço dentro das políticas públicas e um espaço principalmente para que o Conselho pudesse ser uma realidade, mas eu não consegui sozinha. Eu consegui isso porque eles querem, porque eles quiseram e porque eles fazem muita diferença dentro do município”, celebrou.

O secretário-executivo do Conselho Municipal da Juventude de Campo Grande, Pedro Urbieta, pontuou que espaços como esse são importantes para dialogar, conversar e ouvir os jovens. “A gente precisa chegar na ponta, o Poder Público está trabalhando em cima disso para chegar, mas é por isso que nós já estamos aqui, para juntos caminharmos para atender a todos. […] Você que participa de movimentos, participe também do Conselho Municipal de Juventude, do Conselho Estadual, porque é através dos conselhos que a sua voz vai ser ouvida, que nós vamos poder chegar nos nossos vereadores, nos deputados e também na Secretaria Nacional, no Governo, para levar a sua proposta, levar a indicação de melhorias para a nossa juventude”, explicou.

O vereador de Campo Grande e presidente da Comissão Permanente de Juventude, Maicon Nogueira, reforçou a necessidade de políticas públicas efetivas voltadas para os jovens da capital. “Assim como eu, outros jovens do país também ingressaram na vida política, na vida pública, por meio da política de juventude. Então, esse é um recado aos nossos prefeitos, ao nosso governador, que a política de juventude precisa sentar na mesa, inclusive, para pautar o orçamento. Campo Grande tem 280 mil jovens […] e a nossa população, a juventude é muito forte, muito ativa”, ressaltou.

Quem também esteve presente no evento foi o vereador de Campo Grande e vice-presidente da Comissão Permanente de Juventude, Jean Ferreira. “A gente quer rolê, a gente quer diversão, a gente quer amar, a gente quer viver, mas a gente também quer educação, a gente quer empregabilidade, a gente quer trabalho, a gente quer moradia, a gente quer transporte público de qualidade, a gente quer saúde, a gente quer segurança, mas, para tudo isso, a gente precisa da participação de vocês”, disse.

Além da SEC e do Conjuve, a Feira de Políticas Públicas reuniu a Secretaria Municipal da Juventude, a Rede Hemosul MS, a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul, a Cruz Vermelha Brasileira, a Superintendência de Políticas Educacionais da Secretaria de Educação, a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, o Procon-MS, a Secretaria de Estado de Saúde, o Instituto Mirim de Campo Grande, o Centro de Integração Empresa-Escola, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e o Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul.

Texto: Thalia Zortéa e Alíria Aristides, com informações da Comunicação da Secretaria de Estado da Cidadania

Fotos: Alíria Aristides