A Licenciatura em Matemática do Câmpus da UFMS de Três Lagoas (CPTL) é o 18º curso de graduação da Universidade a receber nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC) em 2025. O reconhecimento completa o resultado positivo da Instituição, com a conquista do conceito 5 por todas as licenciaturas da CTPL. O processo foi baseado em critérios como a organização didático-pedagógica do curso, a qualificação do corpo docente e técnico-administrativo, além da qualidade da infraestrutura.
A diretora de Avaliação Institucional, Heloísa da Costa, frisa que a qualidade dos cursos de graduação é construída a várias mãos, com a participação competente e comprometida de toda comunidade universitária. “Os excelentes resultados obtidos nessas avaliações são fruto da qualidade dos processos educacionais na UFMS, da excelente qualificação do corpo técnico e docente da UFMS, das crescentes inovações curriculares e das variadas oportunidade de participação em ações de ensino, extensão, pesquisa, inovação e sustentabilidade, proporcionando uma formação de excelência técnica e cidadã aos nossos estudantes”, destaca.
Para a diretora do CPTL, Larissa Barcelos, o conceito máximo dos cursos de licenciatura é motivo de orgulho e reforça a certeza de que a Unidade está trilhando o caminho certo. “Essa conquista tem ainda mais relevância, pois indica que o Câmpus da UFMS de Três Lagoas está formando professores preparados para enfrentar os desafios das realidades sociais”, pontua. “Nos últimos anos, realizamos importantes investimentos em infraestrutura e recursos humanos, que, somados ao trabalho sério, comprometido e coletivo de docentes, técnicos, estudantes e gestores, resultaram nesse excelente desempenho”.
O coordenador do curso de Matemática do CPTL, Vitor Moretto, conta que os professores, técnicos-administrativos e os estudantes receberam a notícia da nota máxima no MEC com alegria e satisfação, o que coroa o esforço coletivo na busca da construção de uma graduação de excelência. “O curso de Matemática do CPTL nasceu em 1986, acompanhando a vocação inicial do Câmpus de Três Lagoas como polo de formação de professores. Sua importância regional reside na formação de profissionais essenciais para a Educação Básica em Matemática, contribuindo para o desenvolvimento local ao longo de sua história”, afirma. “Essa nota máxima fortalece significativamente a visibilidade do nosso curso, atraindo mais estudantes, abrindo novas oportunidades de parcerias e consolidando nossa reputação como um centro de excelência em ensino de Matemática”, acrescenta.
“Essa conquista é um incentivo para continuarmos investindo na qualidade do ensino, na formação continuada dos nossos professores e na busca por inovação pedagógica, sempre com o objetivo de oferecer a melhor experiência de aprendizado para nossos estudantes”, complementa Moretto.
Além de Matemática, os cursos de Ciências Biológicas, Geografia, História e Pedagogia do CPTL também foram avaliados com nota máxima em 2025. Já o curso de Letras – Português e Inglês conquistou o conceito 5 em 2024.
Texto: Thalia Zortéa