Cursos da Cidade Universitária e dos Câmpus da UFMS de Aquidauana, Coxim e Três Lagoas recebem nota máxima

Os cursos de Pedagogia, da Faculdade de Educação (Faed); Licenciatura em Letras – Português e Inglês, do Câmpus da UFMS de Aquidauana (CPaq); Licenciatura em Letras – Português, do Câmpus da UFMS de Coxim (CPCX); Licenciatura em Geografia e Licenciatura em História, do Câmpus da UFMS de Três Lagoas (CPTL) conquistaram nota máxima no Ministério da Educação (MEC). O reconhecimento é um indicador da excelência do ensino ofertado e leva em consideração critérios como a organização didático-pedagógica, o corpo docente e técnico-administrativo e a infraestrutura.

A diretora de Avaliação Institucional, Heloísa da Costa, destaca que o resultado é fruto da formação técnica e cidadã oferecida aos estudantes da Universidade e relembra que outros cinco cursos de licenciatura receberam o conceito máximo do MEC nas últimas semanas. “Vários dos nossos cursos de licenciatura estão passando por processo avaliativo externo e têm sido avaliados com conceito máximo, o que traduz a preocupação da UFMS na qualidade da formação de professores para atuarem na Educação Básica”, enfatiza.

Para a diretora do CPTL, Larissa Barcelos, alcançar a nota máxima em uma avaliação de curso representa o reconhecimento do trabalho coletivo e dedicado da comunidade universitária da UFMS. “No caso das licenciaturas, essa conquista tem ainda mais relevância, pois indica que o Câmpus da UFMS de Três Lagoas está formando professores preparados para enfrentar os desafios das realidades sociais, comprometidos com a educação brasileira e com potencial para transformar vidas”, afirma. “Nos últimos anos, realizamos importantes investimentos em infraestrutura e recursos humanos, que, somados ao trabalho sério, comprometido e coletivo de docentes, técnicos, estudantes e gestores, resultaram nesse excelente desempenho”, reforça.

Segundo a diretora da Faed, Milene Bartolomei, o reconhecimento fortalece a credibilidade e a atratividade do curso. “Essa nota máxima não é apenas um número, mas o resultado de um esforço contínuo para garantir uma formação pedagógica sólida, atualizada e comprometida com as demandas da educação contemporânea”, pontua.

O curso de Pedagogia da Faed completou 44 anos em 2025, com 200 estudantes e 30 professores doutores. “Entre as principais realizações que contribuíram para essa excelência, destaco: a reformulação curricular, alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais e às novas demandas da educação; a qualificação do corpo docente, formado por professores altamente capacitados e comprometidos com a formação dos estudantes; a forte articulação entre ensino, pesquisa e extensão, possibilitando experiências enriquecedoras para os alunos dentro e fora da sala de aula; as parcerias com redes municipais e estaduais de ensino, que ampliam as oportunidades de estágio e inserção profissional dos nossos estudantes; e o investimento em infraestrutura e tecnologia educacional, proporcionando um ambiente de aprendizagem moderno e adequado às necessidades da formação docente”, elenca a diretora.

“Foi uma alegria e sentimento de ‘missão cumprida’. A nota máxima, considerando os critérios tão exigentes do instrumento avaliativo, evidencia a qualidade do curso e o compromisso do coletivo da Faed (direção, coordenação, docentes, técnicos e discentes) com a formação de professores. Realizamos muitas ações de ensino, pesquisa e extensão importantes e essa nota ressoa como a valorização do nosso trabalho e dedicação”, celebra a coordenadora do curso de Pedagogia, Raquel Quiles.

Já o curso de Licenciatura em História do CPTL completa 55 anos, com 145 estudantes. “É uma notícia acolhedora e muito importante. […] Nos dá motivação para continuidade dos trabalhos e cada vez mais nos aproximar da comunidade a qual estamos inseridos e sempre das demandas de nossos discentes”, conta o coordenador do curso, Andrey Martin. “Temos que agradecer toda colaboração da Instituição durante o processo, bem como aos nossos discentes quer foram centrais e que são a razão de nossos trabalhos diários em ensino, pesquisa e extensão”, acrescenta o professor.

Para a coordenadora da Licenciatura em Letras-Português do CPCX, Tiana Antunes, a conquista representa um orgulho para o corpo de docentes, técnicos-administrativos e estudantes do câmpus como um todo. “Ficamos muito felizes por receber a nota máxima em nosso curso e compartilhamos a conquista nos grupos de estudantes e dos professores. Os docentes, em especial, colaboraram meses a fio na expectativa da visita e se empenharam para que recebêssemos tal nota, o que mostra o comprometimento de cada um com a educação pública federal e de qualidade que ofertamos em Coxim pela UFMS”, comemora.

O coordenador do curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês do CPaq, Edelberto Pauli Junior, encerra destacando a felicidade em atingir esse resultado e melhorar cada vez mais a qualidade da formação dos estudantes da Universidade. “Esta nota é resultado do esforço coletivo de quase dois anos de preparação do corpo docente, sobretudo, do ex-coordenador, Vinícius Massad Castro, que, em 2023, começou a organização dos documentos para a visita do MEC”, explica. “A UFMS garantiu toda a infraestrutura necessária para que alcançássemos a nota máxima. Mas destaco que este resultado é, sobretudo, fruto do comprometimento dos professores do curso e dos que nele atuam, bem como da dedicação dos nossos estudantes, servidores técnicos e trabalhadores terceirizados. Esta conquista representa a união do corpo do docente e dá uma sensação de dever cumprido para a coordenação”, finaliza.

Texto: Thalia Zortéa