Faculdade de Computação e Câmpus da UFMS de Três Lagoas têm cursos avaliados com nota máxima

O Ministério da Educação (MEC) atribuiu nota máxima para os cursos de Sistemas de Informação, da Faculdade de Computação (Facom), e Licenciatura em Ciências Biológicas, do Câmpus da UFMS de Três Lagoas (CPTL). Até o momento, 16 cursos de graduação avaliados em 2025 receberam o conceito 5 a partir de indicadores como a organização didático-pedagógica, o corpo docente e técnico-administrativo e a infraestrutura.

A diretora de Avaliação Institucional, Heloísa da Costa, explica que os cursos de graduação de todas as instituições de ensino superior passam por avaliações periódicas para confirmação da qualidade da formação ofertada. “Os cursos de graduação devem ter autorização para iniciar suas atividades, para depois receberem o reconhecimento do curso e, posteriormente, processos avaliativos periódicos para obtenção da renovação do reconhecimento de curso. O reconhecimento de curso, assim como suas renovações, transcorre dentro de um fluxo processual composto por diversas etapas, dentre as quais a avaliação in loco, que culmina em um relatório da comissão de avaliadores, sendo gerado Conceito de Curso”, pontua.

Com mais de 270 estudantes matriculados, o curso de Sistemas de Informação da Facom completou 19 anos em 2025 e é um dos cursos nota 5. Para o coordenador Vagner Pedrotti, o reconhecimento é fruto de todas as pessoas e do trabalho realizado em melhorar o curso e alinhá-lo às novas demandas sociais. “É muito gratificante receber o reconhecimento da qualidade do trabalho realizado, tanto do ensino em si, como de todo o suporte que o curso e a Universidade fornecem aos alunos e que foi tão bem avaliado. Além disso, fico também muito feliz pelos alunos do curso que terão um reconhecimento adicional da qualidade da formação que recebem e pode impulsioná-los em futuras realizações”, ressalta.

A nota máxima também foi recebida com alegria e orgulho pela comunidade universitária do CPTL, especialmente para o coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Climbiê Hall. “Esse resultado reflete não apenas o trabalho dos docentes, mas também o protagonismo dos nossos estudantes e o apoio da gestão universitária. O curso possui uma comunidade acadêmica ativa, com centro acadêmico, atlética, liga acadêmica e empresa júnior, além da participação em importantes programas, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência […]. Projetos de pesquisa e extensão, com fomento interno e externo, também compõem esse ecossistema de excelência. Espero que essa conquista motive ainda mais os docentes e estudantes a seguirem no caminho da qualidade e do comprometimento com a formação docente, reafirmando o papel essencial da universidade pública na educação superior brasileira”, destaca.

Nota máxima

Além de Sistemas de Informação da Facom e Licenciatura em Ciências Biológicas do CPTL, foram avaliados com nota máxima em 2025 o curso de bacharelado em Ciências Sociais, da Faculdade de Ciências Humanas (Fach), e os seguintes cursos de licenciatura: Pedagogia, da Faculdade de Educação (Faed); Física, do Instituto de Física; Matemática, do Instituto de Matemática; Química, do Instituto de Química (Inqui); Ciências Biológicas e Pedagogia, do Câmpus da UFMS do Pantanal (CPan); Letras – Português, do Câmpus da UFMS de Coxim (CPCX); Pedagogia, Geografia e Letras – Português e Inglês, do CPaq; e Geografia, História e Pedagogia, do CPTL.

No ano anterior, outros 16 cursos foram avaliados com nota máxima. Entre eles estão os cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais, Tecnologia de Ciência dos Dados, Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Processos Gerenciais, da Agência de Educação Digital e a Distância; Letras – Português e Espanhol e Bacharelado em Artes Visuais, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação; Bacharelado em Ciências Biológicas, do Instituto de Biociências; Bacharelado em Química Tecnológica, do Inqui; Bacharelado em História, da Fach; Licenciatura em Educação do Campo, da Faed; Letras – Português e Inglês, do CPan e CPTL; Direito, do CPCX; e Bacharelado em Geografia, do CPaq e CPTL.

Texto: Thalia Zortéa