Selo ODS Educação reconhece compromisso da UFMS com Agenda 2030

A UFMS foi reconhecida pelo compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e recebeu o selo ODS Educação na tarde desta quinta-feira, 9, em Brasília. Com cinco projetos cadastrados e mais de 64,5 mil atendimentos, a Universidade é uma das seis instituições federais certificadas e a única de Mato Grosso do Sul.

A vice-reitora Camila Ítavo e o diretor Leonardo Chaves de Carvalho receberam o Selo ODS

A vice-reitora Camila Ítavo participou da cerimônia no Centro Cultural ADUnB, em Brasília, e recebeu o Selo Social ODS Educação. “É uma alegria imensa representar a UFMS neste evento e ver a atuação da nossa Universidade reconhecida em projetos tão estratégicos. Muito orgulho da nossa comunidade e da nosso comprometimento com a nossa missão social. Parabéns a todos que contribuíram com mais essa conquista”, disse.

O Selo ODS Educação reconheceu o compromisso da Universidade com os ODS a partir do programas Sou Mulher UFMS, Sou Idoso UFMS, Vem pra UFMS, Desafio UFMS Sustentável e Semana Lixo Zero UFMS. Entre os 17 ODS, a Universidade foi certificada pelo comprometimento com a Saúde e Bem-estar, com a Educação de Qualidade, a Igualdade de Gênero, a Redução das Desigualdades e Consumo e Produção Responsáveis. “Os impactos sociais dos projetos certificados demonstram que a Universidade possui papel fundamental na contribuição com os ODS. Ficamos muito felizes com o reconhecimento e por estarmos entre as 17 primeiras instituições de ensino certificadas pelo Selo ODS Educação. Parabéns às líderes dos cinco projetos da Universidade”, disse o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves de Carvalho.

O Programa Estratégico UnB 2030, o Instituto Selo Social e o GT Agenda 2030 certificaram 17 instituições de ensino no país que concluíram as etapas do Selo ODS Educação. A iniciativa visa reconhecer projetos engajados com o desenvolvimento sustentável e incentivar que as instituições contribuam para o alcance das metas da Agenda 2030, estipuladas pela ONU.

Cinco projetos da UFMS

Para receber o certificado, as instituições tiveram que atender a alguns critérios, como cadastrar projetos na plataforma nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, promover uma atividade ou espaços de discussão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e contribuir, principalmente, para o ODS Educação de Qualidade.

Os projetos da UFMS

Um dos projetos foi o Programa Sou Mulher UFMS, que visa proporcionar um ambiente propício para que as mulheres se desenvolvam no trabalho e no estudo, sem enfrentar os riscos e desafios impostos pelo fato de serem do sexo feminino.

O programa Sou Idoso UFMS tem como objetivo reduzir os estereótipos etários e preconceitos sobre a capacidade funcional da pessoa idosa. O programa busca garantir o direito de igualdade de oportunidades para a continuidade de acesso à educação, à saúde, ao lazer e ao trabalho para proporcionar o envelhecimento saudável.

Outro projeto foi o programa Vem pra UFMS, que promove o contato com a cultura acadêmica para estudantes e pessoas da comunidade externa. Ao apresentar os espaços de ensino, pesquisa, extensão e inovação, e divulgar cursos e conhecimentos produzidos pela comunidade acadêmica da UFMS, a ideia é fazer com que a sociedade entenda que a ciência desenvolvida na Universidade está disponível a todos.

O Desafio UFMS Sustentável  incentiva e apoia o desenvolvimento de ideias inovadoras. A iniciativa visa melhorar a gestão sustentável da UFMS, por meio de fomento de projetos criados pelas empresas juniores.

E a Semana Lixo Zero UFMS estimula o debate e a mudança de hábitos relacionados ao descarte de resíduos sólidos. O projeto envolve práticas de sensibilização, educação, redução, reuso, reciclagem, compostagem, re-design, arranjos produtivos locais, projetos e ações.

Texto: Mylena Rocha, com informações do Instituto Selo Social e UnB 2030