Representantes estudantis se reúnem para discutir promoção à saúde e direitos humanos

Acadêmicos representantes do Diretório Central das e dos Estudantes (DCE), Atléticas, Centros Acadêmicos, Ligas Estudantis e grupos de apoio se reuniram hoje (12) com representantes das Pró-reitorias de Assuntos Estudantis (Proaes) e de Gestão de Pessoas (Progep), Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom) e Instituto Integrado em Saúde (Inisa). O intuito foi discutir ações que promovem a saúde, os direitos humanos, a inclusão e o voluntariado na Instituição.

A professora do Inisa, Maria Angélica Marcheti, lembrou que a UFMS recebeu em 2018 o certificado de afiliada à Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras da Saúde (RIUPS), um reconhecimento ao que já tem sido realizado na Universidade. “Sem dúvida as reuniões com os representantes estudantis irão fortalecer as ações e fomentar novas iniciativas”, disse.

Na reunião, a Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ana Rita Barbieri Filgueiras, apresentou brevemente o que já está em andamento na UFMS, como a campanha Eu Respeito, editais de auxílio e de promoção de apoio pedagógico, entre outros. “Para além de uma formação técnica excelente, que já oferecemos, queremos envolver os alunos em uma formação cidadã, no sentido do aperfeiçoamento humano. Queremos promover o olhar e o cuidado ao próximo, o voluntariado. Muitas vezes os acadêmicos e representações já desenvolvem algo nesse sentido, mas isoladamente. Queremos divulgar e incentivar ainda mais essas ações, ampliar para atividades integradas”, declarou.

A diretora da Agecom, Rose Pinheiro, também apresentou uma campanha que deve ser inserida à Eu Respeito, abordando o assédio. “A Eu Respeito promove reflexões sobre temas que são muito caros à comunidade universitária e estamos propondo, em consonância com outras universidades brasileiras, uma ação contra o assédio. Queremos promover uma conscientização abrangente, abordando assédio moral, sexual, de violência nas formas de expressão, entre outros. A Universidade é formada por pessoas e queremos que elas tenham um ambiente cada vez melhor para estudar, trabalhar e viver”, explicou.

A secretária geral do DCE Anita de Matos ressaltou que considera o diálogo muito importante, especialmente por se tratar de temas que abrangem a todos da comunidade universitária e também externa. “Esperamos que essa colaboração seja proveitosa e positiva no sentido de obtermos propostas efetivas para o enfrentamento a problemas como preconceitos, entre outros”, afirmou. “A UFMS é composta por muitas unidades e cada uma tem sua especificidade, sua realidade. É muito importante participarmos desse momento trazendo nossas demandas e buscando juntos as melhorias que queremos”, lembrou o representantes discente do câmpus de Três Lagoas no Coun, Luis Antonio da Silva Junior.

Novas discussões devem ser realizadas pelo grupo e uma nova reunião já foi agendada para outubro, para dar continuidade ao trabalho.

Texto e fotos: Ariane Comineti