Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos realiza aula inaugural na Cidade Universitária

Nesta terça-feira, 1º, a aula inaugural do curso de Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos deu início a uma formação pioneira e exclusiva no Estado, voltada para a capacitação de profissionais da Educação Básica para atuação com a comunidade surda. Com duração de oito semestres, o curso é fruto de uma parceria da UFMS com o Ministério da Educação, por meio do Programa Parfor Equidade.

Durante a acolhida dos ingressantes, foram apresentados os objetivos do curso, sua estrutura curricular e as metodologias que serão utilizadas para a formação de profissionais qualificados para trabalhar com a educação bilíngue, que integra a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa.

A reitora Camila Ítavo compartilhou sua trajetória na UFMS, ressaltando a importância do apoio coletivo para a realização de iniciativas como o curso. “Nada do que é verdadeiramente importante é feito sozinho. A Universidade é um espaço de acolhimento e coletividade e, hoje, com grande orgulho, vejo esse projeto se concretizando”, enfatizou. “Nosso desejo é que, brevemente, estaremos juntos celebrando a formatura de cada um de vocês e será uma honra pessoal entregar seus diplomas. A partir de hoje, vocês são UFMS e, uma vez UFMS, nós somos para sempre UFMS”, acrescentou.

A diretora da Faculdade de Educação (Faed), Milene Bartolomei, destacou o significado histórico do curso para a educação em Mato Grosso do Sul. “Estamos lançando o primeiro curso de Licenciatura Bilíngue para surdos no Estado, uma grande oportunidade para que surdos e profissionais da área possam se formar e contribuir com a inclusão”, afirmou. “Estamos muito felizes com esse projeto, que fortalece ainda mais a nossa Faculdade de Educação. Os estudantes deste curso são agora parte da nossa comunidade universitária, com todos os direitos e deveres garantidos”, completou.

A coordenadora do curso e professora da Faed, Karine Albuquerque, destacou o impacto da formação na sociedade. “Este é um passo importante para garantir que os surdos tenham educadores preparados para atender suas necessidades específicas. A formação de professores competentes e qualificados é a chave para garantir uma educação inclusiva de qualidade”, disse. “Vocês são os primeiros a ingressar neste curso e, por isso, estão entrando para a história da educação de surdos no Estado. Quero agradecer a nossa diretora Milene, ao nosso pró-reitor Cristiano que sempre esteve de portas abertas para nos receber e a Universidade por essa acolhida, estamos muito gratos”.

A formação tem apoio da Secretaria de Estado de Educação (SED) de Mato Grosso do Sul. A coordenadora da Educação Especial da SED, Janaina Belato, falou sobre a relevância da iniciativa ao trazer um novo olhar sobre a educação ao abordar aspectos linguísticos, culturais e sociais. “A educação bilíngue é essencial para a formação de um professor que compreenda a surdez de forma integral. Este curso não é apenas sobre a língua de sinais, mas sobre a estrutura cultural e gramatical da língua de sinais, que é uma parte fundamental do processo de inclusão social dos surdos”, pontuou.

Realizando sua segunda graduação na UFMS, Wedyn Pereira compartilhou sua experiência como estudante surdo e destacou a importância dessa formação. “Para nós, surdos, ter um curso como esse é fundamental para o nosso desenvolvimento profissional e pessoal. Estamos aqui para aprender e fazer a diferença na educação dos surdos”, afirmou. “Estou muito ansioso para aprender e contribuir para o futuro dessa área tão importante”, concluiu.

Texto: Lúcia Santos 

Fotos: Lúcia Santos e Alíria Aristides