Estudantes contam com atendimento on-line em serviço social

A UFMS, por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), realiza atendimento on-line em serviço social, para os estudantes da graduação e pós-graduação de todos os câmpus. “Diante das desigualdades e problemas sociais que vem se reconfigurando no cenário atual devido provocados pela pandemia da Covid-19 e aos isolamentos sociais, o serviço social necessitou ampliar suas possibilidades de atuação visando contribuir para a permanência dos estudantes na UFMS”, destaca o diretor de Assuntos Estudantis da Proaes, professor Edilson José Zafalon .

O intuito é identificar as necessidades dos acadêmicos, orientá-los e encaminhá-los para a obtenção de auxílios oferecidos pela própria Universidade, ou mesmo para serviços prestados pela rede pública, privada e não-governamental de saúde e assistência social, nos municípios onde o estudante esteja matriculado. “Os encaminhamentos possuem caráter orientativo e não geram prioridade nas redes de atendimento”, esclarece o diretor. Para participar, o acadêmico deve preencher o formulário.

O diretor explica que o atendimento ocorre desde o primeiro contato com o estudante por meio de acolhimento, que permite identificar as necessidades do acadêmico, viabilizando orientações individuais e coletivas.

Ele detalha que encaminhamentos para atendimento psicológico e os auxílios oferecidos pela UFMS são as principais demandas. “A Universidade tem ofertado ao longo dos anos auxílios: alimentação; permanência; moradia; creche; inclusão digital por meio de chip de dados; EPI; e alimentação emergencial. Todos são oferecidos com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes)”, explica.

No total, 12 profissionais estão organizados para o atendimento social, tanto na Cidade Universitária como nos câmpus. “A Universidade se preocupa em manter um espaço destinado ao acolhimento e desenvolvimento das ações e intervenções com foco na otimização educacional e social de nossos acadêmicos, no contexto marcado por esta pandemia”, diz, ressaltando que todos os profissionais atendentes seguem as normatizações dos Conselhos Nacional e Regional de Serviço Social para atendimento na modalidade on-line.

Para mais informações sobre o serviço social, clique aqui

Texto: Williams Souza