SBPC Educação: roda de conversa aborda protagonismo social para redução de doenças crônicas

No dia 25, das 13h às 15h, dentro da programação da SBPC Educação, será realizada roda de conversa com o título “Desenvolvendo o protagonismo social para redução das doenças crônicas não transmissíveis”. Participam das discussões as professoras da UFMS Alexandra Penedo de Pinho e Ângela Lúcia Bagnatori Sartori e Nazira Scaffi do Instituto ALEEMA.

De acordo com as professoras, as doenças crônicas não transmissíveis (DNCT), de proporções epidêmicas em todo o mundo, ceifam e incapacitam vidas precocemente, sobrecarregam o sistema de saúde com doenças de alta complexidade e levam ao empobrecimento social devido à improdutividade e aos gastos com tratamentos de longa duração. Seu enfrentamento necessita da articulação setores públicos e privados para promover ações educativas de mudança de hábitos de alimentação e estilo de vida que reduzam o adoecimento e melhorem as condições sociais.

Cientes disso, na atividade proposta será apresentada a estratégia de educação em saúde desenvolvida no programa PRA Viver Melhor, desenvolvida pelo Instituto Aleema, desde 2013, visando ao desenvolvimento do protagonismo social para a redução das DNCT.

Trata-se de uma estratégia educativa, de caráter vivencial, que promove a capacitação para prevenção e restabelecimento da saúde pelo autocuidado por meio da aquisição de conhecimentos e práticas sobre fatores agressores da vida moderna (alimentação e atividade física inadequados, químicos ambientais, impactos do sistema produtivo e de mercado), bem como eles comprometem o funcionamento do organismo gerando doenças e as estratégias dietéticas, de atividade física e de consumo consciente que favorecem a recuperação do organismo, reduzindo a necessidade de medicamentos e tratamentos. “Pelo conhecimento adquirido e experiência prática de novos comportamentos, os participantes ganham autonomia e vivenciam a melhora de sua saúde, enquanto tornam-se agentes de transformação no contexto familiar, na educação e no mercado, contribuindo para a proteção de toda a sociedade e do meio ambiente”, destaca Scaffi.

A roda de conversa acontece na sala 06 do Complexo Multiuso 2 (ver localização no mapa). Confira também a programação completa da SBPC Educação clicando aqui.

Inscrições

Para participar das atividades da 71ª Reunião da SBPC, basta se inscrever, gratuitamente no site do evento, até o dia 19 de julho. Os participantes terão direito a um crachá e certificado. São mais de 250 atividades programadas entre os dias 21 e 27 de julho, na Cidade Universitária da UFMS. Saiba mais sobre a SBPC clicando aqui.

 

Texto: Vanessa Amin
Foto: Instituto Aleema