Cursos da área da saúde recebem mais de R$ 1 milhão em investimentos

Mais de 30 novos simuladores e microscópios trinoculares irão beneficiar a formação de estudantes dos cursos de Medicina, da Faculdade de Medicina (Famed); Ciências Biológicas, do Instituto de Biociências (Inbio); Enfermagem e Fisioterapia, do Instituto Integrado de Saúde (Inisa); Enfermagem, do Câmpus da UFMS de Coxim (CPCX); e Medicina e Enfermagem, do Câmpus da UFMS de Três Lagoas (CPTL). A entrega foi realizada nesta segunda-feira, 19, com recursos de emenda parlamentar do senador Nelson Trad Filho.

Durante a cerimônia realizada na nova sala de reuniões inaugurada na última quinta-feira, a reitora Camila Ítavo destacou que a Universidade chega mais longe e alcança melhores resultados quando há cooperação e integração entre todos. “Quero agradecer, em nome da nossa pró-reitora Dulce [Tristão], em nome do nosso pró-reitor Hércules [Sandim], que fazem essa dupla, a licitação e depois a aquisição, e agradecer a cada um de nós que faz essa gestão, compartilhada, responsável, integradora e de diálogo”, pontuou. “Nós trabalhamos firmemente para que a gente possa cumprir o que nós combinamos com vocês. Qual a nossa maior força? As pessoas. Nós temos os melhores professores e professoras. Nós temos sim uma das melhores infraestruturas que a gente pode ter e vocês têm um curso de excelente qualidade”, disse aos estudantes presentes no evento.

O vice-reitor Albert Schiaveto complementou que as entregas de hoje deram continuidade aos investimentos realizados pelo senador nos cursos da UFMS, desde a inauguração dos laboratórios de Habilidades e Simulação em Saúde, em 2023. “[Os investimentos] vão atender mais de 1,6 mil alunos. Hoje são equipamentos de alta qualidade que, com certeza, vão beneficiar milhares de estudantes dos nossos cursos de saúde. São equipamentos de qualidade, equipamentos de ponta, para que os nossos alunos possam ter uma formação completa e saiam daqui profissionais que façam a diferença na nossa sociedade”, ressaltou.

O senador Nelson Trad aproveitou a oportunidade para explicar aos presentes como é feita a distribuição das emendas parlamentares visando atender à população. “O que nos faz crer que estamos no caminho certo? Isso aqui que estou vendo. Está aqui desde a reitora até o aluno, os diretores das faculdades, as pessoas que fazem com que isso tudo ande para frente. Vocês que são os reais beneficiários de todo esse movimento que nós estamos fazendo”, pontuou. “A gente sempre vai estar junto, apoiando as pessoas certas nos lugares certos. Quero dizer para vocês que estou muito feliz de fazer esse esforço para estar aqui […] e quero deixar uma mensagem para os alunos e os estudantes: façam tudo com muito amor e se dediquem naquilo que vocês estão fazendo, porque isso vai valer a pena um dia na vida de vocês”, complementou.

O diretor da Famed, Marcelo Vilela, se emocionou ao falar sobre os investimentos realizados pelo senador. “Eu quero te agradecer, porque você deu condição da gente dar uma melhor formação para os nossos acadêmicos. […] A simulação, o laboratório, é fundamental para eles no início da carreira, para fazer o treinamento e depois ir para a prática”, afirmou.

A diretora do CPTL, Larissa Barcelos, também enfatizou que a conquista dos novos simuladores representa uma alegria imensurável. “Aqui nós temos o curso de Enfermagem, temos o curso de Medicina e eu sei da importância que esses simuladores têm para o processo de ensino-aprendizado dos nossos estudantes. É uma forma que nós temos de garantir que esses estudantes estejam seguros na prática, seja na aula prática, no estágio obrigatório, nos projetos de extensão, porque eles têm a oportunidade dos nossos laboratórios de desempenharem funções que são médicas, da enfermagem, da saúde como um todo”, reforçou.

A diretora do CPCX, Silvana Zanchett, acrescentou que a aquisição dos manequins para as práticas em saúde era um sonho antigo que irá beneficiar estudantes e servidores. “Isso é muito importante, porque qualifica o ensino. Investir no ensino, em qualidade, tenha certeza que os nossos médicos, os nossos enfermeiros vão desenvolver um trabalho com qualidade que tem a UFMS para devolver para a sociedade”, disse.

Já a diretora do Inbio, Carla de Arruda, contou que os novos microscóspios irão beneficiar os estudos na área da biociências, em especial a histologia e a patologia. “Fica aqui o nosso agradecimento e espero que vocês possam aproveitar bastante todos esses equipamentos que foram doados e que isso venha a fazer diferença na formação de vocês. Estão todos aqui pensando sempre em otimizar e melhorar a formação de vocês, para lembrar que os alunos, os nossos estudantes são o motivo da gente estar aqui”.

Texto: Thalia Zortéa

Fotos: Alíria Aristides