A cerimônia de abertura do 7ª edição do Festival Mais Esporte e a premiação de atletas destaque da Universidade foram realizadas nesta segunda-feira, 19, no auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão, na Cidade Universitária, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS. O evento reúne atividades esportivas e recreativas abertas ao público em todos os câmpus até o dia 25. Para participar, acesse a programação completa nesta página.
Em seu discurso, a reitora Camila Ítavo destacou as ações de incentivo ao esporte na UFMS, como o apoio aos estudantes atletas para participação em atividades esportivas, a possibilidade de compensação de aulas para aqueles que que estão representando a Universidade em competições e a criação do processo seletivo para ingresso de atletas em alto rendimento em cursos de graduação. “Quero dizer o quanto a gente tem avançando e nós, falando com o Estado, quero agradecer a parceria, ao município, porque a gente vai conseguir levar ao esporte que antes estava somente em Campo Grande e em Corumbá para todos os municípios que a UFMS se faz presente. O esporte como uma ferramenta de formação e de conexão, formação cidadã. Eu me sinto orgulhosa de estar reitora, estarei até 2028, nesse momento tão importante”, falou.
“É o momento que a gente tem realmente para reconhecer, de parabenizar e agradecer a doação que cada um de vocês faz pelo esporte. Não é simples, não é fácil, exige a parte psicológica, nutricional, vocês se privam de muitas coisas […], porque vocês têm um foco, vocês são o nosso orgulho. A gente espera que cada vez mais tenha esportistas na Universidade e é incrível o quanto que vocês se destacam no rendimento acadêmico. A gente consegue enxergar o quão vocês vão bem nas disciplinas, o quanto que o esporte dá esse centro de entendimento, o respeito, o diálogo, o fair play [espírito esportivo] tão importante”, comentou Camila sobre a premiação dos atletas destaque.
O vice-reitor Albert Schiaveto agradeceu a presença de gestores, professores, técnicos-administrativos, estudantes e das instituições parceiras e desejou um ótimo evento a todos. “A cada ano que passa, esse Festival se torna mais maduro e é um sucesso cada vez maior. A gente vai tendo uma adesão cada vez maior da nossa equipe que programa as atividades, mas também uma adesão cada vez maior dos nossos estudantes. É o que acontece com a Semana de Desenvolvimento Profissional, é o que acontece com o Festival Mais Cultura, entre outros eventos que a UFMS promove. Estou muito feliz de estar aqui”, afirmou.
Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Lia Brambilla, o evento reafirma o compromisso da Universidade com a formação integral do ser humano e valoriza o esporte como instrumento de educação, inclusão, saúde, bem-estar e cidadania. “O Mais Esporte é mais do que uma programação esportiva, ele representa o espírito da nossa Instituição: colaborativo, vibrante, comprometido com a excelência e com a transformação social. Aqui celebramos a diversidade de talentos, a convivência entre diferentes áreas do conhecimento e a construção de vínculos que fortalecem nossa comunidade universitária. Cabe dizer que a cada edição, ampliamos os nossos horizontes. Este ano, temos a satisfação de contar com uma programação ainda mais abrangente e participativa, com mais de cem atividades, como competições, atividades formativas, modalidades inclusivas, esportes da mente, oficinas culturais e momentos de confraternização entre todos os câmpus da UFMS”, discursou.
A diretora de Esporte e Lazer da Proece, Edineia Ribeiro, relembrou o papel da prática esportiva como uma linguagem universal que pode unir as pessoas em prol de mundo melhor. “[O esporte] promove saúde, união, inclusão e valores como respeito e a perseverança. No entanto, também enfrentamos desafios que ameaçam a sustentabilidade desse movimento, como o impacto ambiental de eventos de grande porte, o uso excessivo de recursos naturais e a desigualdade no acesso às atividades esportiva, mas, felizmente, há muitas soluções que podemos adotar. Podemos incentivar práticas mais sustentáveis na organização dos eventos, como o uso de materiais recicláveis, a redução do consumo de energia e água, além de promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental entre atletas e expectadores”, explicou. “Com o compromisso de todos, organizadores, atletas, torcedores e comunidade, podemos transformar o esporte em uma ferramenta poderosa para um futuro mais sustentável e justo”, disse.
A coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade de Educação, Marina Salerno, falou sobre a importância do evento dentro da UFMS. “Eu vi o Festival ter início, o começo dele ainda com poucas atividades, fazendo novas parceiras. Então, hoje observo a magnitude desse evento, a participação de vocês, o alcance que os nossos alunos e alunas têm, não só do curso de Educação Física, mas de outros cursos também que fazem competições. Para além das competições de alto rendimento, ter o esporte, o exercício como algo cotidiano da nossa vida, pensando na nossa qualidade de vida, na inclusão de todas as pessoas que querem participar de movimento”.
O diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul, Leandro Fonseca, destacou a parceria entre o Governo do Estado e a UFMS para a construção de políticas públicas na área. “Quando a gente traz algo para o evento desse tamanho, com certeza nós fortalecemos as nossas políticas públicas, porque dentro de um órgão de gestão do Estado do esporte e do lazer, nós precisamos ouvir a comunidade e nada melhor do que uma comunidade que pensa, que traz ciência, que não fica só no dito popular. É extremamente importante esse momento de troca entre as políticas públicas do Estado com o conhecimento, com o saber aqui da Instituição”, pontuou.
A cerimônia de abertura também contou com a presença da pró-reitores; diretores de agências e unidades da Administração Setorial; a gestora da unidade de yoga da Secretaria de Estado de Educação de MS, Ana Paula Leite; o chefe da Divisão de Esporte, Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Roberto Vieira; o diretor-presidente adjunto da Fundação Municipal de Esportes, Maicon Mommad; a diretora administrativa da Federação de Karatê de Mato Grosso do Sul, Val Taira; e o presidente da Federação de Tiro com Arco do Mato Grosso do Sul, Jean Machado.
Ao final do evento, os estudantes atletas de diversos cursos e diferentes modalidades receberam menções honrosa por suas participações em competições esportivas municipais, estaduais, nacionais e internacionais representando a UFMS, o Mato Grosso do Sul e o Brasil. A solenidade também homenageou o estudante do curso de Bacharelado em Educação Física Vitor Silva Gonçalves, que faleceu neste domingo, 18.
Texto: Thalia Zortéa
Fotos: Alíria Aristides