Curso de educação fiscal reúne UFMS, Uems e IFMS com apoio do governo de MS

Nesta sexta-feira, 7, a UFMS realizou a abertura do curso de aperfeiçoamento Profisco 2: uma nova história da Educação Fiscal, no auditório da Escola de Administração e Negócios (Esan). A capacitação é voltada para professores da rede pública de ensino.

A iniciativa faz parte de um projeto do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), realizado em parceria com a UFMS, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), além de ter o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura. “É um momento muito importante com esse conjunto de instituições de ensino, junto com a Sefaz, para fortalecer a educação fiscal no nosso Estado, levar informação cidadã, o entendimento sobre os impostos. É um orgulho a UFMS ser parceira desse projeto […] em prol de Mato Grosso do Sul”, ressaltou a reitora Camila Ítavo. 

O objetivo da iniciativa é capacitar professores para atuarem como facilitadores no entendimento sobre tributação e aplicação de impostos. “Esse projeto vai lidar com uma mudança de cultura, uma transformação do pensamento. […] Essa capacitação objetiva que inclua na estrutura curricular, na formação dos estudantes, a cultura da educação fiscal, […] uma nova visão sobre arrecadação dos impostos”, explicou o diretor da Esan, Cláudio Silva. 

O curso é oferecido gratuitamente, com carga horária de 180 horas, realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFMS. Algumas das temáticas abordadas incluem marcos legais e políticas de tributação, políticas públicas, direitos sociais e gestão democrática de recursos públicos.

Além da realização do curso, uma das ações do projeto prevê a produção de cartilhas didáticas para serem utilizadas em sala de aula. “Esse curso vai capacitar os professores, utilizando as cartilhas, que são para utilização prática em sala de aula, então são lúdicas, de fácil entendimento, com linguagem adequada para cada fase da escolaridade. Esses professores vão se tornar multiplicadores nas escolas e temos um interesse que isso seja contínuo, oferecer novas turmas e aos poucos capacitar mais professores”, disse a professora da Esan e coordenadora da ação na UFMS, Naira Kalb. 

“Nossa proposição foi, trazer para dentro da Secretaria, a comunidade acadêmica e dentro disso começamos as tratativas com a UFMS, Uems e IFMS e fomos construindo por meio de conversas e parcerias com os órgãos. […] A Uems vai produzir histórias em quadrinhos, podcasts, oficinas e dentre outras ações na comunidade e o IFMS ficou com a parte da gamificação, jogos educativos”, explica o coordenador geral e fiscal tributário da Sefaz, Carlos Antunes. 

Texto: Bianka Macário

Fotos: Alíria Aristides