Se Cuide. Te amo. Uma ação do coração da UFMS
Plano de Biossegurança da UFMS
Ações de enfrentamento à Covid-19
Contratações e aquisições para o enfrentamento da Covid-19
Relatório de ações institucionais de enfrentamento à Covid-19
Relatório 2021 – Acompanhamento das ações durante modelo híbrido
Relatório 2020 – Ensino Remoto de Emergência
Relatório de Acompanhamento de Ações 2022
Editais Abertos – 2023.1
Processo de seleção de professor para atuação como Coordenadores de Área no Programa de Iniciação à Docência
Seleção de professores, para atuarem como preceptores para o Programa Residência Pedagógica
Seleção de barracas para o Arraiá UFMS 2023
Processo seletivo para seleção de bolsista estudante de Educação Física da UFMS voltado a execução do Programa Segundo Tempo Padrão e Universitário
Mentoria para o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes e servidoras mulheres, ação integrante do Programa Sou Mulher UFMS
Reingresso e Movimentação Interna
Inscrições para o processo seletivo de estudantes dos cursos de graduação presenciais para o Auxílio Emergencial, do Programa de Assistência Estudantil da UFMS
Inscrições de propostas candidatas aos Programas de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da UFMS – PIC&T; Iniciação Científica – PIBIC, Iniciação Científica nas Ações Afirmativas – PIBIC-AF e Iniciação Tecnológica e Inovação – PIBIT
Credenciamento de estudantes de graduação e de pós-graduação da UFMS, para formação do Banco de Talentos da Agrotec
Abertura de processo seletivo de propostas da Comunidade Universitária da UFMS, para obtenção de apoio financeiro ao desenvolvimento de Ações de Ensino, a serem executadas até dezembro de 2023
Seleção de estudantes para traslado para a participação na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações
Processo seletivo de propostas para obtenção de apoio financeiro da Fapec para Eventos Acadêmicos, Técnico-científicos e Extensionistas, previamente cadastrados
Inscrições para cadastro de Laboratórios no âmbito da UFMS
Inscrições para estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu da UFMS requererem auxílio financeiro para apresentação de trabalhos ou participação em eventos técnico-científicos em 2023
Processo seletivo de propostas da Comunidade Universitária da UFMS, para obtenção de apoio financeiro ao desenvolvimento de Ações de Extensão nas modalidades Projeto e Curso, a serem
executadas até dezembro de 2023
Inscrições de propostas para o Programa Institucional de Bolsa de Extensão
Seleção de bolsistas para atuarem em projeto de pesquisa do Instituto de Biociências
Processo seletivo de propostas de materiais eletrônicos de divulgação técnico-científica desenvolvidos nos Programas Institucionais da UFMS, nos âmbitos do Ensino, da Pesquisa e
da Extensão, do Empreendedorismo e da Inovação
Abertura de inscrições para coordenadores ou membros de projetos em andamento e cadastrados na Propp requererem auxílio financeiro para instalação, manutenção preventiva/corretiva de equipamentos utilizados em laboratórios de pesquisa, de extensão tecnológica e/ou de inovação da UFMS
Inscrições para os pesquisadores da UFMS solicitarem auxílio financeiro para pagamento de taxas de publicação e serviços de revisão, de língua estrangeira, de artigos científicos
Seleção em fluxo contínuo de empreendimentos de inovação para o Programa de Incubação da Pantanal Incubadora Mista de Empresas – PIME
Credenciamento de pesquisadores da UFMS para formação do Banco de Talentos da Agrotec
Seleção de Candidaturas para o Programa de Pós-Doutorado com Experiência no Exterior, em consonância com o Programa Institucional de Internacionalização – Capes-PrInt
Processo Seletivo para Ingresso no Curso de Especialização em Ensino de Matemática
Abertura de inscrição de pessoas físicas, em fluxo continuo, para atuarem como Professor Voluntário nos cursos de graduação e/ou de pós-graduação
Edital para Cadastramento de Grupos de Apoio no âmbito da UFMS
Seleção em fluxo contínuo de candidatos aptos a cursos de Estágio de Pós-Doutorado Voluntário nos Programas de Pós-Graduação – PPGs da UFMS
Abertura de inscrições de crianças para o preenchimento de vagas oferecidas pela Brinquedoteca da UFMS, no Campus de Aquidauana
Inscrições de crianças para o preenchimento de vagas oferecidas pela Brinquedoteca no Campus de Ponta Porã
Inscrições de crianças para o preenchimento de vagas oferecidas pela Brinquedoteca da Cidade Universitária
Seleção de propostas de mestrado e doutorado acadêmico ou profissional
Inscrições para atuação de Pesquisador Sênior em Programas de Pós-graduação Stricto Sensu
Inscrições de propostas para o Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária
Cadastramento dos centros acadêmicos dos cursos de graduação da UFMS
Seleção de propostas de cursos de pós-graduação lato sensu da UFMS 2023
Auxílio de apoio educacional a estudantes com deficiência 2023
Auxílio de apoio educacional em Libras 2023
Cadastro e Recadastro de Associações Atléticas Esportivas da UFMS
Seleção de apoio técnico voluntário na UFMS – Programa de serviço voluntário da UFMS
Cadastro de projetos de ensino de graduação na UFMS em 2023
Cadastro de equipes de competição na UFMS em 2023
Cadastro de ligas acadêmicas na UFMS em 2023
Programa Institucional de Monitoria Voluntária na UFMS em 2023
Processo seletivo em fluxo contínuo de pós-graduação stricto sensu – mestrado e doutorado – para candidatos estrangeiros 2023 e 2024.1
Seleção de bolsistas de extensão vinculados a ações de extensão com fomento previamente aprovado
Seleção de ações de extensão sem fomento da UFMS em 2023 – EXT 2023
Cadastro de instituições sem fins lucrativos para recebimento de doações de alimentos arrecadados em ações e projetos da UFMS 2022-2023
Seleção de invenções para a patenteabilidade e redação do pedido de patente para projetos de inovação tecnológica da UFMS
Seleção de estudantes de graduação do Câmpus de Paranaíba para auxílios de assistência estudantil: permanência, moradia, alimentação e creche
Inscrições para o processo seletivo de preenchimento de vagas por Movimentação Interna e Reingresso nos Cursos de Graduação da UFMS no 2º semestre do ano letivo de 2023
Reabertura do prazo para as inscrições para o Processo Seletivo de candidatos a bolsas de estudo vinculadas ao Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior
Seleção de bolsistas para o Programa Bolsa Atleta da UFMS
Processo de credenciamento, por comprovantes de experiência, de professores para oferta de disciplinas a distância nos cursos de graduação presenciais
Abertura de seleção de bolsistas para atuar em projeto de pesquisa e inovação
Credenciamento de professores para compor o quadro de docentes permanente do Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Abertura de seleção de bolsistas para atuarem em projeto de pesquisa
Processo de seleção de estudantes da graduação de cursos de licenciatura da UFMS para compor o Programa de Residência Pedagógica – PRP/UFMS – 2022/2024
Processo de seleção de professores para atuarem como supervisores para o Programa de Iniciação à Docência/PIBID/UFMS
Seleção de ações de extensão vinculadas ao Programa Institucional de Extensão Vem pra UFMS: UFMS nas escolas
Abertura de inscrições para servidores da UFMS requererem auxílio financeiro para participação em ações de capacitação
Inscrições para processo seletivo de candidatos brasileiros para preenchimento de vagas remanescentes nos Programas de Pós-Graduação
Inscrições para o preenchimento de vagas remanescentes oferecidas pelo Cursinho UFMS 2023
Processo de seleção de estudantes da graduação de cursos de licenciatura da UFMS para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UFMS-2022/2024
Abertura de inscrições para o preenchimento de vagas oferecidas pelo Programa Institucional de Extensão Universitária Escola de Música e o Projeto de Extensão Núcleo Sinfônico da UFMS, Projeto Coral Infantojuvenil da UFMS – e CanteMus – laboratório da voz
Abertura de vagas para participação no Projeto de Ensino de Graduação “Ensino de práticas profissionais: Auxiliando na definição da área de atuação do Biólogo”
Seleção de estudantes para mobilidade acadêmica internacional para dupla diplomação entre Unicam e UFMS
Abertura de seleção de bolsistas para atuarem em projeto de pesquisa
Inscrições para o processo seletivo de estudantes do Programa Estudante – Convênio de Graduação (PEC-G) para participação na Bolsa Promisaes, para o período de abril a dezembro de 2023
Inscrições para preenchimento de vagas ociosas e cadastro reserva no Programa Segundo Tempo Padrão e Segundo Tempo Universitário
Inscrições para servidoras da UFMS solicitarem auxílio financeiro para despesas de custeio em projetos de pesquisa e inovação
Abertura de vagas para participação no Projeto de Ensino de Graduação “Ensino de práticas profissionais: Auxiliando na definição da área de atuação do Biólogo”
Edital de fomento às atividades de Associações Atléticas Esportivas, no âmbito da UFMS
Processo Seletivo para ingresso no Curso de Especialização de Agentes Locais de Trabalho, Emprego e Renda
Seleção de Auxílio de Assistência Estudantil para estudantes de graduação do Câmpus de Aquidauana para o Auxílio-Alimentação
Capacitação em língua francesa
Processo Seletivo de Pesquisador Visitante UFMS Processo Seletivo Público Simplificado destinado à contratação, por tempo determinado, de profissional técnico especializado em linguagem de sinais
Processo Seletivo para inscrição e concessão do Auxílio Apoio Pedagógico para estudantes dos cursos de graduação presenciais
Seleção de estudantes negras e negros dos cursos de graduação e de pós-graduação para recebimento de Auxílio Permanência
Processo seletivo de estudantes dos cursos de graduação oferecidos pela Faculdade de Computação, na modalidade Auxílio Instrumental Pedagógico
Abertura de edital de vagas oferecidas pelo Programa Institucional de Extensão Universitária Escola de Música e o Projeto de Extensão Núcleo Sinfônico, Projeto Coral Infantojuvenil, e CanteMus – laboratório da voz
Abertura de Inscrições para o preenchimento de vagas do Projeto de Extensão Cursinho UFMS 2023
Seleção de bolsista para atuar em projeto de pesquisa desenvolvido pela Agrotec
Seleção de bolsistas para atuarem em projeto de pesquisa desenvolvido pela Agrotec
Abertura de inscrições para seleção de estudantes negras e negros dos cursos de graduação e de pós-graduação para percepção de Auxílio Permanência
Inscrições para o processo seletivo de estudantes do Programa Estudante – Convênio de Graduação (PEC-G) para participação na Bolsa Promisaes
Abertura de processo seletivo para o desenvolvimento da Ação MUSF – Música Sem Fronteiras
Abertura de inscrições de estudantes e servidoras para o preenchimento de vagas de exame de
mamografia oferecidos pela Clínica Escola Integrada em parceria com o Hospital do Amor, na Cidade Universitária para o ano de 2023
Seleção de estudantes mulheres dos cursos de graduação e de pós-graduação da UFMS, para participação na Mentoria para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Estudantes Mulheres, ação integrante do Programa Sou Mulher UFMS
Seleção de Estudantes de graduação da UFMS para recebimento de Auxílios de Assistência Estudantil (Permanência, Moradia, Alimentação e
Creche)
Abertura de inscrições para o preenchimento de vagas oferecidas pelo Programa Institucional de Extensão Universitária Escola de Música da UFMS e o Projeto de Extensão Nùcleo Sinfônico da UFMS, PCIU – Projeto Coral Infantojuvenil da UFMS – e CanteMus – laboratório da voz
Processo seletivo de estudantes do Programa Estudante – Convênio de Graduação (PEC-G) para participação na Bolsa Promisaes
Seleção de professores, em vagas com vacância, para atuarem como preceptores para o Programa Residência Pedagógica
Inscrições nos Programa Segundo Tempo Padrão e Programa Segundo Tempo Universitário
Seleção de estudantes para compor o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde: Gestão e Assistência-2022/2023
Vagas remanescentes nos Programas de Residência Médica do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Humap-UFMS/Ebserh)
Abertura de inscrições para preenchimento de vagas no Programa Institucional de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa – UnAPI/UFMS
Processo de Seleção para preenchimento de vagas remanescentes no Programa de Residência Profissional em Saúde em Medicina Veterinária
Submissão de Projetos de Pesquisa e Inovação
Seleção de estudantes de graduação da UFMS para integrar os grupos do Programa de Educação Tutorial – PET/UFMS – 2023/1
Seleção de Pesquisador Sênior voluntário para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFMS Seleção de pesquisador voluntário na UFMS – Programa de serviço voluntário da UFMS Seleção de professor voluntário para atuação na graduação e/ou na pós-graduação da UFMS
Processo seletivo de vagas olímpicas 2023
Seleção de estudantes de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFMS para bolsas do programa institucional de doutorado sanduíche no exterior – PDSE 2023
Cadastramento de grupos de apoio da UFMS Cadastro de grupos de voluntariado da UFMS – 2022 Seleção de candidatos para estágio de pós-doutorado voluntário nos Programas de Pós-Graduação da UFMS – fluxo contínuo Seleção de projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos no âmbito da UFMS Seleção de pessoas físicas para o Programa Apoio Técnico Voluntário para a Pesquisa, Empreendimento e Inovação na UFMS- 2022Seleção de estudantes para solicitação de Auxílio Emergencial
Seleção de propostas dos programas institucionais em fluxo contínuo para publicação pela Editora UFMS Cadastramento dos Centros Acadêmicos Cadastro de Programas Institucionais de Extensão Universitária da UFMS Cadastro e Recadastro de Associações Atléticas Esportivas da UFMSPré-seleção para mobilidade acadêmica internacional
Seleção de ações de extensão sem fomento da UFMS em 2022 – EXT 2022 Seleção de bolsistas de extensão vinculados a ações de extensão com fomento previamente aprovadoProcesso seletivo para servidores da UFMS participarem de pós-graduação stricto sensu no contexto de ação de desenvolvimento em serviço ou de afastamento integral
Prorrogação da seleção em fluxo contínuo de empreendimentos de inovação para o Programa de Incubação da Pantanal Incubadora Mista de Empresas – PIME
Processo seletivo para professor substituto na UFMS
Seleção de auxílio para participação de estudantes em eventos técnico-científicos durante o ano de 2022 Inscrições de propostas para o Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC) e para o Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Voluntária (PIVITI)Seleção de professores para atuação como supervisores para o Programa Residência Pedagógica 2022/2024 – Vagas remanescentes
Seleção de professores para atuação como supervisores para o Programa Pibid 2022/2024 – Vagas remanescentes
Prorrogação para propostas de doutorado, acadêmico ou profissional, no âmbito da UFMS para 2022
Cadastro de disciplinas e Monitores voluntários no Programa Institucional de Monitoria3ª Caminhada nos Câmpus UFMS
Regulamento da 11ª Volta UFMS
Seleção de ações de extensão na modalidade Eventos Acadêmicos e Técnico-Científicos com apoio financeiro da UFMS – PROFE/2022Retificação da seleção de professores para atuação como preceptores para o Programa Residência Pedagógica UFMS
Seleção de professores para atuação como supervisores para o Programa de Iniciação à Docência UFMS
Processo seletivo unificado de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado 2023/1
Seleção de estudantes para o cadastro de reserva do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Cadastro de Equipes de Competição Cadastro de Ligas Acadêmicas Cadastro de Projetos de Ensino de Graduação Seleção de propostas para apoio em taxas de publicação e serviços de revisão de artigos científicos da UFMS em 2022 Seleção de propostas para apoio na instalação e/ou manutenção de equipamentos de laboratórios de pesquisa, de extensão tecnológica e inovaçãoProrrogação da seleção de propostas para apoio à publicação de livros científicos em formato digital pela Editora UFMS – Publica UFMS 2022
Movimentação Interna e Reingresso nos cursos de graduação – 1º Semestre de 2023
Seleção de estudantes para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – 2022/2024
Seleção de estudantes para o Programa de Residência Pedagógica – 2022/2024
Fomento à atividade esportiva estudantil realizada por meio de Associações Atléticas Esportivas da UFMS
Cadastro de Professores Especialistas para a produção de material didático instrucional
Seleção para participação de crianças na brinquedoteca da Cidade Universitária da UFMSInscrições do processo seletivo para ingresso no curso de Pós- Graduação Lato Sensu MBA em Contabilidade Estratégica
Seleção de servidores-atletas para fomento para participação em eventos esportivos com recurso da UFMS em 2022Seleção de canções para o Festival Universitário da Canção – FUC/UFMS 2022
Inscrições para a Escola de Música da UFMS
Seleção de professores para atuação no Programa Residência Pedagógica
Seleção de propostas para apoio a periódicos da UFMS
Apoio para capacitação específica de servidores da UFMS em 2022 – Capacita UFMSSeleção de monitores para apoio à realização do Integra UFMS
Seleção de ações de extensão vinculadas ao Programa Institucional de Extensão Vem pra UFMS: Ciência nas Escolas 2022.2
Abertura de inscrições para o Processo Seletivo para ingresso no Curso de Especialização em Direito e Desenvolvimento Sustentável
Seleção de estudantes dos cursos de graduação da UFMS para Auxílio de Apoio Educacional a Estudantes com Deficiência
Seleção de palestras e minicursos para o Integra UFMS 2022
Concurso fotográfico “UFMS Além dos Olhos”Seleção de estudantes de programação de pós-graduação que participam do Capes-Print UFMS para bolsas do programa Institucional de doutorado sanduíche no exterior (PDSE)
Prorrogação do prazo de inscrições para o projeto de extensão Prática Educomunicativa: Repórter Júnior
Seleção de candidaturas para programa de pós-doutorado com experiência no exterior
Seleção de candidaturas para professor visitante no Brasil para participantes do Programa Institucional de Internacionalização Capes-Print
Abertura de inscrições para o preenchimento de vagas oferecidas pelo PROGELI/UFMS: ensino de línguas
Seleção de projetos para realização de aula de campo – segundo semestre letivo de 2022
Prorrogação da Seleção de trabalhos técnicos, científicos, culturais e artísticos para apresentação no Integra UFMS 2022
Processo seletivo de propostas de apoio à publicação de livros científicos de professores, técnicos-administrativos e autores sul-mato-grossensesSeleção de estudantes para o desenvolvimento do Programa Mais Cultura na UFMS
Seleção de propostas de pesquisadoras da UFMS no Programa Mulheres na Ciência 2022Cadastro para o Banco de Talentos para atuar como professor tutor nos três Cursos de Graduação a distância da Agência de Educação Digital e a Distância, oferecidos no âmbito do Programa UFMS Digital
Seleção de candidaturas para professor visitante no Brasil para participantes do Programa Institucional de Internacionalização Capes-Print Seleção de candidaturas para Programa de Pós-Doutorado com experiência no exterior para participantes do Programa Institucional de Internacionalização Capes-PrintAbertura de inscrições para o projeto Ações de fortalecimento de vínculos familiares em Campo Grande e Três Lagoas/MS: Programa Famílias Fortes, para cadastro de instituições parceiras legalmente constituídas e sem fins lucrativos, nos municípios de Três Lagoas e Campo Grande
Abertura de inscrições para o preenchimento de vagas oferecidas pelo Projeto de Extensão Núcleo de Estudos em Dança e Movimento
Seleção de proposta para Programa CNPq/UFMS de Iniciação Científica no Ensino Médio – PIBIC EM 2022-2023
Seleção de disciplinas e estudantes para o Programa Institucional de Bolsas de Monitoria para o segundo semestre de 2022
Seleção de estudantes de graduação para integrar os grupos do Programa de Educação Tutorial
Inscrições para preenchimento de vagas no Programa Institucional de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa
Inscrições para o preenchimento de vagas oferecidas pelo Programa Institucional de Extensão Universitária Escola de Música da UFMS, Projeto de Extensão Núcleo Sinfônico da UFMS, Projeto Coral Infantojuvenil da UFMS – e CanteMus – laboratório da voz
Seleção de propostas para apresentação na 12ª FETECMS e 11ª FETECMS-JR Processo seletivo de Transferência Externa, Refugiados e Portador de Diploma – 2º semestre de 2022 Seleção de propostas para os Programas de Iniciação Científica e Tecnológica da UFMS e CNPq – PIBIC, PIBIC-AF e PIBIT 2022 Abertura de Inscrições para o preenchimento de vagas do Projeto Institucional de Extensão Universitária “CURSINHO UFMS 2022” Seleção de estudantes para apoio para participação na 74ª reunião anual da SBPC – Transporte pela UFMS Processo seletivo de Movimentação Interna e Reingresso – 2º semestre de 2022 Segunda chamada para seleção de propostas de mestrado e doutorado, acadêmico ou profissional (APCN), na UFMS Seleção de tutor para Auxílio Apoio Pedagógico aos estudantes de graduação na UFMS – 2022 Seleção para participação de crianças na Brinquedoteca da Cidade Universitária da UFMS Pré-seleção para mobilidade acadêmica internacional na Universidad Gran Rosario Processo seletivo unificado de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado 2022/2) ampla concorrência, programa qualifica e ações afirmativas para candidatos brasileiros e estrangeiros Seleção de projetos para realização de aula de campo – Primeiro semestre letivo 2022 Inscrição para o curso “Lógica aplicada na escrita científica – 2ª edição” para estudantes, professores e pesquisadores da UFMS Seleção de atividades de extensão vinculadas ao Programa Institucional de Extensão Vem pra UFMS 2022/1 e 2022/2 Processo seletivo para professor substituto na UFMS Abertura de inscrições para preenchimento de vagas ociosas e cadastro reserva no Programa Segundo Tempo Padrão e Segundo Tempo Universitário Processo seletivo de estudantes dos cursos de graduação da UFMS para estágio remunerado no Programa de Desenvolvimento Profissional da UFMS Seleção de Estudantes para Auxílio Inclusão Digital – Empréstimo de Equipamento Tecnológico Abertura de inscrições para o curso MS Word para Acadêmicos Processo seletivo de bailarinos(as) para atuação na SINAPSE Companhia de Dança Contemporânea da UFMS em 2022 Inscrições para acadêmicos da UFMS requerem auxílio financeiro para participar como atletas de eventos esportivos Abertura de novas inscrições para a seleção de propostas para participação no Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Pós-Doutorado Estratégico Seleção de professor bolsista para as ações de esporte com recursos do Programa Segundo Tempo Universitário Seleção de estudantes para apoio técnico remunerado no projeto UFMS Internacional – Tradução para a Internacionalização da UFMS Seleção de propostas de ações de cultura com recursos da UFMS – 2022 CULTURA/2022 Seleção de propostas de ações de esportes, danças e lutas da UFMS no Programa Esporte Universitário (PEU) – 2022 Seleção de propostas para os Programas Institucionais de Bolsa de Extensão (PIBEXT/UFMS) e Voluntários de Extensão (PIVEXT/UFMS) para 2022 Seleção de ações de extensão para o Programa de Apoio e Fomento à Extensão com recursos da UFMS – PAEXT/2022 Seleção de projetos de Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFMS para o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Pós-Doutorado Estratégico no MS Seleção de estudantes para o Auxílio de Apoio Educacional a Estudantes com Deficiência e Auxílio de Apoio Educacional em Libras Seleção de propostas para acadêmico participar dos Jub’s Praia com recurso da UFMS em 2022 Seleção de Bolsistas para o Programa Bolsa Atleta da UFMS Seleção de Disciplinas e Estudantes para o Programa Institucional de Bolsas de Monitoria no Ensino de Graduação Seleção de Auxílios de Assistência Estudantil para estudantes de graduação da UFMS Seleção de obras literárias para a publicação do Livro Comemorativo aos 50 anos do Teatro Glauce Rocha Seleção de estudantes dos cursos de graduação da UFMS para integrar os Grupos do Programa de Educação Tutorial – PET/UFMS Processo Seletivo de candidatos a Professor Substituto Abertura de inscrições para preenchimento de vagas no Programa Institucional de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa Abertura do processo de avaliação e eliminação de documentos na Cidade Universitária e nos Câmpus Concurso público para cargos técnico-administrativos em Educação Cadastro dos Programas Institucionais de Extensão Universitária da UFMS Concurso público para ingresso na carreira do magistério superior da UFMS Programa Institucional de Monitoria Voluntária na UFMS em 2021 Recadastramento dos Auxílios de Assistência Estudantil 2022.1Seleção de proposta para Programa CNPq/UFMS de Iniciação Científica no Ensino Médio – PIBIC EM 2022-2023
Processo seletivo de credenciamento de professores para atuação em disciplinas a distância nos cursos de graduação presenciais Seleção de candidaturas para professor visitante sênior e júnior no exterior para participantes do Programa Institucional de Internacionalização Capes-Print Seleção de disciplinas com aulas práticas e estágios com estudantes para receber equipamento de proteção individual Processo seletivo de transferência externa, refugiados e portador de diploma Seleção de ações de extensão (sem fomento) da UFMS Cadastramento dos centros acadêmicos dos cursos de graduação no âmbito da UFMS Cadastramento de grupos de voluntariado da UFMS Cadastro de pessoas físicas para apoio técnico voluntário no âmbito da pesquisa científica e tecnológica e inovação da UFMS Seleção de candidatos para estágio de pós-doutorado voluntário nos programas de pós-graduação da UFMS Cadastro de projetos de ensino de graduação Cadastro de equipes de competição Cadastro de Liga Acadêmica na UFMS Seleção de discentes dos cursos de graduação, presenciais, para auxílio emergencial em 2021 Fomento de projetos científicos, tecnológicos e de inovação para pesquisadores destaque da UFMS em 2021 Seleção de propostas para apoio à publicação de e-books de divulgação e popularização da ciência pela Editora UFMS Processo seletivo para professor substituto na UFMS Seleção de tutores à distância para o curso de Aperfeiçoamento em Serviço de Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e DomiciliarCurso de aperfeiçoamento em Serviço de Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar Seleção de auxílio para participação de estudantes em eventos técnico-científicos em 2021 Seleção de Ações de Extensão na Modalidade Eventos com Apoio Financeiro da UFMS e da Fapec – Profe/2021 Seleção de Bolsistas de Extensão vinculados a Ações de Extensão aprovadas na UFMS em 2021 Auxílio Inclusão Digital – Acesso à internet por meio de empréstimo de equipamento tecnológico (Chromebook e Notebook) Movimentação interna e reingresso nos cursos de graduação – 1º semestre de 2022 Seleção de canções para o festival universitário da canção da UFMS 2021 Seleção de auxílio para pagamento de taxas de publicação e serviços de revisão de artigos científicos Seleção de propostas de pesquisadoras para mulheres na ciência UFMS 2021 Seleção de propostas para apoiar a instalação/manutenção de equipamentos de laboratórios de pesquisa, de extensão tecnológica e/ou de inovação Seleção de propostas para apoio à publicação de livros eletrônicos em formato digital pela Editora UFMS Seleção de estudantes para Auxílio Emergencial 2021 Seleção de propostas para capacitação específica de servidores da UFMS em 2021 – Capacita UFMS Auxílio Inclusão Digital – Acesso à internet por meio de chip de dados Vagas remanescentes no Programa Institucional de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa Abertura de inscrições para o curso MS Word para Acadêmicos Abertura de inscrições para o curso de “Lógica Aplicada na Escrita Científica” Abertura de inscrições para preenchimento de vagas no Programa Institucional de Extensão
Universidade Aberta à Pessoa Idosa Concurso fotográfico UFMS Além dos Olhos Seleção de propostas para apoio dos periódicos da UFMS Abertura de inscrições para o PROGELI/UFMS – Ensino de línguas Seleção da mostra e dos projetos finalistas da Fetec MS 2021 Virtual Inscrição e seleção de participantes para cobertura jornalística educomunicativa do Integra UFMS 2021 Cadastro de voluntários da UFMS para auxílio técnico-especializado no enfrentamento ao novo coronavírus Seleção de estudantes para o Programa Residência Pedagógica Seleção de estudantes para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid Seleção de propostas para o Programa Bolsa Atleta UFMS Seleção de estudantes para integrar os grupos do Programa de Educação Tutorial – PET/UFMS Apoio aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu – PROAP/UFMS 2021 Processo seletivo para professor substituto na UFMS Seleção de trabalhos para apresentação no Integra UFMS 2021 Seleção de candidatos do SISU – 2º semestre de 2021 Seleção de trabalhos para apresentação no Integra UFMS 2021 Seleção de propostas de softwares para o Núcleo de Práticas em Engenharia de Software da Facom Abertura de inscrições para o preenchimento de vagas oferecidas pelo Cursinho UFMS 2021 Processo seletivo para pré-seleção de candidatos à Bolsa Mérito – PEC-G do Ministério das Relações Exteriores – 2021/2
Auxílio Emergencial para aquisição de pacotes de dados de Internet
Cadastro de estudantes para uso de laboratórios de informática
Seleção de ideias e projetos de Pesquisa, Extensão e Inovação
Banco de voluntário da UFMS
Auxílio Emergencial de Alimentação
Questionários
Levantamento do Estado de Saúde AtualPesquisa sobre os efeitos do distanciamento social decorrentes da Covid-19 na saúde mental e bem-estar de estudantes, técnicos e docentes da UFMS
Campanha de Prevenção e Informação
Ensino Remoto de Emergência
Espaços da Cidade Universitária são liberados para treinamento de esportes
Modelo matemático aponta preocupante crescimento exponencial da Covid em Campo Grande
Servidores e estudantes da Cidade Universitária podem solicitar teste de Covid-19
Cursos de Formação em EaD e em TICs estão disponíveis para servidores
Artigo apresenta recomendações alimentares durante a pandemia da Covid-19
Comitê Operativo de Emergência
Reunião de Gestão com Diretores
Plano de Contingência UFMS
Membros do COE/UFMS
O que é o Plano de Biossegurança?
O Plano de Biossegurança estabelece as diretrizes gerais para garantir a proteção da comunidade universitária para a preparação da Universidade no retorno às atividades presenciais no cenário da Covid-19. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)
O que é biossegurança?
A biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades administrativas, de ensino, pesquisa, extensão, inovação, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando a saúde do ser humano, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)
Qual é o objetivo do Plano de Biossegurança?
Em primeiro lugar, é a preservação da vida da comunidade universitária, conciliando o retorno das atividades presenciais (acadêmicas e administrativas) da UFMS e a prevenção à disseminação da Covid-19. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)
Como o Plano de Biossegurança foi elaborado?
O Plano de Biossegurança foi elaborado pela Comissão Interna de Biossegurança (CIBio/UFMS) e pelo Comitê Operativo de Emergência, seguindo as recomendações da OMS, Organização Pan-Americana da Saúde, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Governo de Mato Grosso do Sul, Prefeituras Municipais, e demais autoridades de saúde. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)
Quais as diretrizes principais?
A principal diretriz é a manutenção das medidas de proteção à Covid-19: a higienização das mãos, uso de máscaras e protetores faciais e o distanciamento social. O Plano de Biossegurança da UFMS estabelece etapas e a adequação às medidas de proteção de acordo com as especificidades de cada unidade e município. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)
O que é preciso ser feito?
O primeiro passo é o entendimento da necessidade de adaptação de toda comunidade universitária e da Universidade como um todo à nova realidade da sociedade após a disseminação da Covid-19. A biossegurança é de responsabilidade individual e coletiva. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)
Qual é o papel da comunidade universitária?
Cada unidade deverá elaborar o seu Plano de Biossegurança (PLBio/UFMS) que atenda às características de sua atividade e sua classificação de acordo com a função e a presença de público externo: Atendimento ao Público Externo, Atendimento ao Público Interno, Ensino – Salas de Aula, Ensino – Laboratórios, Serviços terceirizados (segurança, limpeza, transporte e apoio administrativo), de acordo com Anexo III. Em resumo, podemos considerar as seguintes ações: Atendimento administrativo, Aulas teóricas, Aulas práticas, Atividades de Pesquisa, Atividades de extensão, Atividades de inovação e empreendedorismo, Realização de Eventos, Realização de reuniões. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)
O que é o Plano de Biossegurança Específico?
É o Plano de Biossegurança adaptado e preparado para cada Câmpus, Faculdade, Instituto e Escola, além das áreas administrativas, para a possibilidade de retorno às atividades presenciais. O PLBio/UFMS deve ser construído coletivamente e seguir as diretrizes gerais do Plano de Biossegurança, mas adaptando à sua realidade e nível de disseminação da Covid-19.
Cada Unidade deverá elaborar e planejar um cronograma de retorno, considerando:
a) o número de servidores que atuam em cada setor, considerando-se o princípio de escalonamento;
b) o fluxo de uso dos espaços sob sua responsabilidade;
c) o fluxo de atendimentos e demandas e, em especial, das Unidades Setoriais; e
d) a necessidade de atividades presenciais por semestre e curso, com foco nos estudantes concluintes em 2020 e, preferencialmente as turmas subsequentes, com atenção especial aos estudantes ingressantes. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)
Quando a UFMS voltará às aulas presenciais?
O retorno de toda comunidade para as aulas presenciais não tem data ainda definida. A definição de uma data de retorno depende da elaboração do Plano de Biossegurança Específico de cada unidade. Isso significa que não haverá uma data de retorno única e que haverá um escalonamento e priorização para a realização de atividades presenciais, tanto acadêmicas quanto administrativas, por cada Unidade. A principal preocupação é a saúde da comunidade universitária, aliada a qualidade no ensino.
Quais as principais recomendações para as atividades de Ensino?
Permitir o uso das ferramentas de TICs em todas as disciplinas, como Ensino Remoto de Emergência; Permitir a alteração do formato dos estágios obrigatórios, com alternativas para a carga horária a ser cumprida, mediante análise da Unidade, minimizando os prejuízos aos estudantes; Sempre respeitando as diretrizes do CNE e do MEC. Trabalhar de forma escalonada as atividades práticas nos laboratórios e setores, evitando aglomerações e obedecendo o distanciamento social (2m, no mínimo); com análise de imprescindibilidade das Unidades quanto a realização presencial de atividades; Manter o distanciamento social, com obediência à regra de 30 a 70% de ocupação, de acordo com a etapa e os setores e ações; Aumentar a distância entre as carteiras e mesas dos alunos; manter espaçamento mínimo de 1,5m (um metro e meio) entre elas. (Acesse a íntegra do Plano de Biossegurança)
O que faz o Comitê Operativo de Emergência? Para que ele serve?
O Comitê Operativo de Emergência é formado por um time de especialistas para acompanhar o avanço da doença no país e no estado e as recomendações do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação e Economia. O comitê analisa o cenário e recomenda estratégias para a Universidade.
Quem é o porta-voz oficial da UFMS em relação às medidas de enfrentamento à Covid-19?
Reitor, presidência do Comitê de Emergência e a diretora da Agência Especial de Comunicação Científica e Social.
Onde encontro informações atualizadas sobre a situação da UFMS?
Para facilitar o entendimento, a UFMS criou um canal de comunicação específico para tratar das ações e medidas adotadas na Universidade. Todas as informações estão no canal de comunicação ufms.br/coronavirus.
A UFMS vai suspender as aulas presenciais?
A Universidade vai substituir as atividades presenciais de todos os cursos de graduação e de pós-graduação (lato e stricto sensu) por estudos dirigidos com uso de ferramentas de educação a distância e tecnologias de informação e comunicação, até 11 de maio de 2020. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.
A data de 11 de maio é um indicativo e depende das condições epidemiológicas e da elaboração do plano de biossegurança pelas unidades.
A Universidade segue a Política de Saúde Pública nacional e estadual, com base nas recomendações da OMS, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul.
As equipes da Secretaria Especial de Educação a Distância em conjunto com as Pró-reitorias de Graduação e Pós-Graduação prepararam orientações para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. As orientações estão disponíveis aqui.
A decisão sobre a utilização das ferramentas de Educação a Distância é para toda a Universidade? A partir de quando?
A portaria emergencial ampara o uso das ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação e se aplica a todos os planos de ensino de graduação e pós-graduação de todas as áreas do conhecimento em andamento. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.
As unidades devem adotar o estudo dirigido com uso de ferramentas de Educação a Distância e Tecnologias de Informação e Comunicação.
As equipes da Secretaria Especial de Educação a Distância em conjunto com as pró-reitorias de Graduação e Pós-Graduação prepararam orientações para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. As orientações estão disponíveis aqui.
E se as aulas e demais atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão presenciais forem suspensas?
As aulas e as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão presenciais foram substituídas por estudos dirigidos com uso de ferramentas de Educação a Distância e Tecnologias de Informação e Comunicação, até 11 de maio de 2020. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.
As equipes da Secretaria Especial de Educação a Distância em conjunto com as Pró-reitorias de Graduação e Pós-Graduação prepararam orientações para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. As orientações estão disponíveis aqui.
As atividades administrativas vão continuar?
Sim, a Universidade permanece funcionando normalmente, adotando as medidas de prevenção e proteção à comunidade universitária e por trabalho semipresencial, com exceção de atividades essenciais e emergenciais.
O Calendário Letivo será interrompido?
Não. A recomendação é que a direção da unidade (campus, faculdade, instituto, escola) em conjunto com a coordenação do curso orientem os professores a adotarem as ferramentas da Educação a Distância e da Tecnologia da Informação e Comunicação para continuidade das aulas. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.
As equipes da Secretaria Especial de Educação a Distância em conjunto com as pró-reitorias de Graduação e Pós-Graduação prepararam orientações para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. As orientações estão disponíveis aqui.
Os restaurantes universitários permanecem funcionando normalmente?
Observando as recomendações das autoridades de saúde, especialmente evitando o deslocamento dos estudantes e a aglomeração nos Restaurantes Universitários de Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas, a Universidade decidiu interromper o fornecimento de refeições.
E as bibliotecas? O acesso está garantido?
O atendimento presencial das bibliotecas foi suspenso. Todas as consultas devem ser feitas por meio da plataforma Minha Biblioteca.
Qual é a recomendação para as aulas que são essencialmente práticas?
Se possível, os professores devem procurar alternativas para as atividades a distância, com a utilização de recursos tecnológicos disponíveis. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.
O estado de saúde de emergência internacional ampara a utilização de meios alternativos de ensino, em todas as áreas do conhecimento, para preservar a saúde de todas as pessoas. As equipes da Secretaria Especial de Educação a Distância em conjunto com as Pró-reitorias de Graduação e Pós-Graduação prepararam orientações para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. As orientações estão disponíveis aqui.
Como ficam os alunos que fazem atividades nas UPAs, clínicas, ambulatórios, postos de saúde e hospitais?
Os atendimentos externos foram suspensos.
Sou professor e não tenho atividades em EaD no meu plano de ensino. O que devo fazer?
A portaria já publicada respalda as atividades em EaD e a utilização dos recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação. Não há necessidade de atualizar o plano de ensino. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.
Sou professor e não tenho nenhuma experiência com aulas em EaD. Existe algum tutorial ou algo que possa me ajudar?
Sim. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19. A equipe da Secretaria Especial de Educação a Distância em conjunto com as Pró-reitorias de Graduação e de Pesquisa e de Pós-Graduação prepararam orientações para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. As orientações estão disponíveis aqui.
Sou estudante e não tenho acesso a computadores e internet, como vou acompanhar as disciplinas a distância?
Além da possibilidade de utilizar os laboratórios de informática disponíveis, o estudante pode se cadastrar para os editais de aquisição de pacotes de dados de internet e empréstimo de equipamentos de tecnologia. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.
Entre as medidas de prevenção, você evitar aglomerações, lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, na impossibilidade, usar álcool em gel. Além disso, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Em casa limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência com desinfetantes de uso domiciliar ou com álcool a 70%. Não compartilhar utensílios domésticos com a pessoa em risco e evitar toques, beijos e abraços. Caso você tenha sintomas, cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar evitando as mãos (use a parte interna do braço ou use lenço descartável), use máscara descartável e deixe os ambientes ventilados com portas e janelas abertas.
Estou preocupado porque tenho pessoas idosas em casa e posso transmitir o vírus. Qual é a recomendação?
É recomendado que tome as medidas de prevenção divulgadas pelo Ministério da Saúde, OMS, Secretaria de Estado da Saúde e autoridades locais.
Você deve evitar aglomerações, lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, na impossibilidade, usar álcool em gel. Além disso, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Em casa limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência com desinfetantes de uso domiciliar ou com álcool a 70%. Não compartilhar utensílios domésticos com a pessoa em risco e evitar toques, beijos e abraços. Caso você tenha sintomas, cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar evitando as mãos (use a parte interna do braço ou use lenço descartável), use máscara descartável e deixe os ambientes ventilados com portas e janelas abertas.
E os shows previstos para o Teatro Glauce Rocha?
Todos os eventos culturais, artísticos e esportivos devem ser adiados ou cancelados, o que inclui a agenda de shows no teatro.
Qual é a recomendação para as atividades previstas nos projetos de extensão?
As atividades dos projetos de extensão por estarem voltadas para o público externo da Universidade devem ser suspensas. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.
As unidades que prestam atendimento à comunidade externa devem suspender suas atividades?
Sim. As atividades das unidades que atendem ao público externo da Universidade devem ser suspensas.
Se houver suspensão das aulas presenciais, como ficam os servidores? E os técnicos e os professores devem continuar vindo para a Universidade?
A Universidade determinou 100% de trabalho remoto para os servidores, com exceção das atividades essenciais e emergenciais, por 30 dias. O servidor deverá assinar eletronicamente o Termo de Ciência e Responsabilidade, permanecer à disposição da UFMS em trabalho semipresencial e permanecer em sua residência, a fim de diminuir a possibilidade de disseminação do vírus.
Se o técnico tiver de permanecer em casa, como será em relação ao ponto eletrônico?
O servidor que faz o registro de frequência no ponto eletrônico deverá registrar o ajuste em função da necessidade de trabalho remoto no sistema de Registro Mensal de Ocorrências.
O servidor deverá assinar eletronicamente o Termo de Ciência e Responsabilidade, permanecer à disposição da UFMS em teletrabalho e permanecer em sua residência, a fim de diminuir a possibilidade de disseminação do vírus.
A biometria do ponto eletrônico será suspensa?
Sim. Durante o período de substituição das aulas e atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão presenciais, o ponto eletrônico será registrado por folha de frequência no sistema Registro Mensal de Ocorrências e controlada pelo superior imediato.
Os funcionários terceirizados serão dispensados?
Não. Os gestores dos contratos devem enviar notificação para que as empresas que prestam serviços à UFMS orientem seus funcionários em relação às medidas de prevenção e ao teletrabalho, com exceção das atividades essenciais e emergenciais.
Sou estudante de pós-graduação e tenho de continuar meus trabalhos no laboratório. O que devo fazer?
O estudante deve procurar orientação diretamente na unidade, com orientador, coordenação de curso e direção, mas a princípio todas as atividades devem ser realizadas a distância. Se não for possível, as atividades podem ser adiadas ou reprogramadas, com escalas diferenciadas, a critério da direção da unidade. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.
Caso você sinta uma diminuição no avanço da sua pesquisa – por impossibilidade de coletar dados ou realizar experimentos que exijam muito tempo em laboratório – lembre-se que seu trabalho não consiste apenas nas rotinas do laboratório. É possível manter o trabalho em dia realizando outras tarefas como: revisão de literatura, finalização de artigos em andamento, estudar uma língua estrangeira, aprender novos recursos que poderiam ser necessários mas você os deixou de lado porque tinha que coletar dados, entre outros. Não se esqueça de sempre organizar sua agenda em comum acordo com seu orientador e coordenação de curso.
Sou pesquisador da UFMS e estou em missão no exterior de curto prazo. Devo voltar imediatamente?
A recomendação é que o retorno seja o mais breve possível, uma vez que podem ocorrer dificuldades futuras com relação à restrição de voos e imigração. Ao retornar, você deve justificar no relatório o retorno antes do prazo previsto e deve permanecer em sua casa durante sete dias, se não apresentar sintomas e até 14 dias se tiver sintomas.
27. Estou em qualificação/mobilidade acadêmica no exterior, o que devo fazer?
Em conexão com a instituição que o está recebendo, você deve pedir orientação a Aginova e Progep.
Sou estudante de pós-graduação e tenho banca agendada para esse período. Qual é a recomendação?
As bancas devem ser realizadas com recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação. Em último caso, as bancas poderão ser reagendadas. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.
Sou estudante da pós-graduação e estou no término do prazo de conclusão. Existe possibilidade de prorrogação?
Sim, desde que solicitado por meio do requerimento on-line e aprovado pela coordenação do curso e Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Cada caso será analisado individualmente. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.
Sou estudante de pós-graduação e tenho viagens de pesquisa agendadas. Devo desmarcar?
Sim, a recomendação é que as viagens sejam suspensas. Converse com o seu orientador sobre as alternativas. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.
As atividades voltadas para a população acima de 60 anos, como a UnApi, devem ser suspensas?
Sim, por fazerem parte da população com alto risco, todas as atividades para esta faixa etária devem ser suspensas.
O estudante está com sintomas de coronavírus, o que ele deve fazer?
Deve permanecer em casa em regime especial. Para formalizar, ele deve fazer o requerimento on-line de regime especial disponível na Pró-reitoria de Graduação e da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação .
Deve evitar aglomerações, lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, na impossibilidade, usar álcool em gel. Além disso, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Em casa limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência com desinfetantes de uso domiciliar ou com álcool a 70%. Não compartilhar utensílios domésticos com a pessoa em risco e evitar toques, beijos e abraços. Caso você tenha sintomas, cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar evitando as mãos (use a parte interna do braço ou use lenço descartável), use máscara descartável e deixe os ambientes ventilados com portas e janelas abertas.
O servidor está com sintomas de coronavírus, o que ele deve fazer?
Deve comunicar a chefia imediata e a direção da Unidade para permanecer em casa em trabalho a distância. Para formalizar, ele preenche o requerimento único disponível na página da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas. O servidor deverá assinar eletronicamente o Termo de Ciência e Responsabilidade, permanecer à disposição da UFMS e regime de teletrabalho e permanecer em sua residência, a fim de diminuir a possibilidade de disseminação do vírus.
Deve evitar aglomerações, lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, na impossibilidade, usar álcool em gel. Além disso, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Em casa limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência com desinfetantes de uso domiciliar ou com álcool a 70%. Não compartilhar utensílios domésticos com a pessoa em risco e evitar toques, beijos e abraços. Caso você tenha sintomas, cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar evitando as mãos (use a parte interna do braço ou use lenço descartável), use máscara descartável e deixe os ambientes ventilados com portas e janelas abertas.
Tenho um evento agendado com palestrantes externos. Devo cancelar?
A recomendação é que o evento seja cancelado e/ou realizado com a participação do convidado por plataformas on-line e ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação, se possível. Do contrário, deve ser cancelado, independentemente do local do evento.
Todos os eventos e atividades técnico-científicos em locais fechados, organizados pela UFMS, independentemente do número de pessoas – governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros – devem ser cancelados ou adiados.
Estou voltando de viagem internacional ou de outros estados brasileiros, quais os procedimentos que devo adotar?
Você deverá permanecer em sua casa realizando as atividades diárias por meio das ferramentas ou plataformas on-line. Se servidor, deve comunicar a sua chefia imediata e a direção da unidade, assinar eletronicamente o Termo de Ciência e Responsabilidade, permanecer em atividades on-line em sua residência, a fim de diminuir a possibilidade de disseminação do vírus. Se estiver sem os sintomas, deve ficar em casa por sete dias. Com sintomas, esse prazo se estende para 14 dias.
Os auxílios para participação de eventos estão mantidos?
Os editais foram lançados antes do avanço da doença e das recomendações do Comitê Operativo de Emergência. Entretanto, as submissões e as concessões de auxílios para viagens e demais deslocamentos estão suspensos enquanto perdurar o alerta da OMS e do Ministério da Saúde. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.
As viagens entre os câmpus estão suspensas?
Sim. As viagens relacionadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão estão suspensas, assim como as atividades relacionadas à gestão e infraestrutura de apoio aos câmpus e de realização de reuniões dos conselhos superiores. A compra de passagens aéreas e rodoviárias estão suspensas, assim como a concessão de diárias.
Em casos administrativos, em função de normativo legal, poderão ser autorizadas, mediante justificativa, viagens em carro oficial, entre os câmpus.
Como os docentes devem proceder quanto a faltas dos alunos?
Estudantes com maior vulnerabilidade estão protegidos pela portaria. Aqueles que estão faltando as aulas, por sintomas, devem entrar com pedido de regime especial e comunicar a coordenação de maneira eletrônica. O docente deve realizar o plano de ensino com ferramentas de Educação a Distância e das Tecnologias de Informação e Comunicação, comunicando a coordenação de curso e orientando todos os estudantes. Acesse o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19.
Reuniões de colegiado e de conselho de unidade setorial deverão ser realizadas?
Não. As reuniões deverão ser realizadas com a utilização das ferramentas da Tecnologia de Informação e Comunicação ou suspensas enquanto perdurar o alerta de emergência internacional em saúde.
Devo comparecer na UFMS para tirar dúvidas?
Não. Toda a comunicação deve ser feita de forma on-line. Mande comunicação eletrônica diretamente para o setor adequado. Se não tiver o contato, encaminhe sua dúvida para o canal Ouvidoria, clicando aqui. Sua solicitação será encaminhada para o setor responsável.
Quais as medidas de proteção para os servidores?
A Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi) intensificará junto ao Gestor/Fiscais do Contrato o acompanhamento e o monitoramento, referente a frequência da limpeza dos banheiros, elevadores, corrimãos e maçanetas, além de providenciar a disponibilidade de álcool gel nas áreas de circulação e no acesso a salas de reuniões e gabinetes.
Os servidores com mais de 60 anos, gestantes e aqueles portadores de doenças crônicas que compõem o grupo de risco de aumento de mortalidade por Covid-19 poderão optar pela execução de suas atividades por trabalho remoto. O servidor deverá assinar eletronicamente o Termo de Ciência e Responsabilidade, permanecer à disposição da UFMS em teletrabalho e permanecer em sua residência, no seu município de trabalho, a fim de diminuir a possibilidade de disseminação do vírus.
Quais as medidas de proteção para os estudantes?
A Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi) intensificará junto ao Gestor/Fiscais do Contrato o acompanhamento e o monitoramento, referente a frequência da limpeza dos banheiros, elevadores, corrimãos e maçanetas, além de providenciar a disponibilidade de álcool gel nas áreas de circulação e no acesso a salas de reuniões e gabinetes.
O concurso público para docentes será mantido?
O concurso público para docentes está suspenso. Mais informações no site concursos.ufms.br.
Ações de outras Ifes
Confira as ações das Instituições Federais de Ensino Superior no combate à Covid-19, interligadas pelo Colégio de Gestores em Comunicação (Cogecom)
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
---|---|---|---|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |