Campanha Eu Respeito de março tem como tema a Renovação

Com o início do período letivo, os veteranos retomam à rotina de estudos e os calouros realizam o sonho de ingressar na maior e melhor Universidade de Mato Grosso do Sul. Para celebrar o clima de Renovação, a campanha Eu Respeito de março dá as boas-vindas aos estudantes, além de promover atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher em todos os câmpus da UFMS. Neste mês, o Monumento Símbolo será iluminado na cor lilás.

Para fortalecer a inclusão, a convivência e a permanência de pessoas idosas no ambiente universitário, a Universidade Aberta à Pessoa Idosa abre inscrições para novos participantes nos dias 6 e 7. Todas as pessoas com 60 anos ou mais podem participar de atividades em seis municípios do Estado, envolvendo fitoterapia; escrita criativa; informática; inglês, italiano, espanhol e Libras; oficinas de memória; dança de salão e dança do ventre; yoga e alongamento; teatro; entre outras. Os endereços e horários para as inscrições estão disponíveis neste link.

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan) reconhece as contribuições de mulheres nesta área de conhecimento. No dia 7, às 8h, será promovido o evento Vozes que Inspiram: desafios e conquistas das mulheres na carreira, na sala 406 do Complexo Multiuso 2, na Cidade Universitária. O encontro terá a participação da professora Bruna Rafacho, da técnica de laboratório Iluska Bonfá e da diretora da Facfan, Luciana Miyagusku.

A inovação também marca presença em março. Entre os dias 8 e 24, estarão abertas as inscrições para capacitação em inovação e modelagem de negócios, ministrada pela startup Emerge em parceria com a UFMS, para professores, técnicos-administrativos e estudantes de todos os câmpus.

As aulas começam no dia 10, com uma programação especial preparada pela Universidade para dar as boas-vindas aos calouros e veteranos de cursos presenciais e a distância. A campanha Melhor do que sonhar, é viver a UFMS promove a integração e o acolhimento de estudantes de todos os câmpus. Na terça-feira, 11, será realizada a Trilha de Boas-Vindas para apresentar as ações realizadas na Universidade, por meio das estações de Ensino, Tecnologia e Inovação, Extensão, Internacional, Apoio ao Estudante, Grupos Estudantis, Pesquisa, Comunicação, Coletivos e Sustentabilidade e Cidadania.

Além da cidadania e sustentabilidade, outra marca da UFMS é a internacionalização. No dia 12, será a vez dos estudantes internacionais serem recepcionados na Cidade Universitária, a partir das 8h.

A festa de boas-vindas também inclui atrações musicais. No dia 12 de março, os Câmpus da UFMS de Naviraí e de Ponta Porã promovem o Show de Verão, enquanto os Câmpus da UFMS de Aquidauana, Coxim, Paranaíba e de Três Lagoas realizam a atividade cultural no dia 14, junto com a Cidade Universitária. Em Campo Grande, o Show de Recepção está marcado para às 18h, no Mercado Escola da UFMS, com a participação de Bibbia DJ, baterias das associações atléticas da UFMS e do grupo Accaso.

No dia 17, às 19h, será realizada a entrega dos certificados de conclusão dos cursos de residência médica, uni e multiprofissional. A cerimônia terá transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.

A inovação como um caminho complementar ao desenvolvimento de pesquisas em laboratórios e centros de pesquisa será o tema de um webinário, voltado para professores, técnicos-administrativos e estudantes de todos os câmpus. A ação será realizada no dia 18, às 9h30, com participação da startup Emerge.

No dia 21, será a vez dos Câmpus da UFMS do Pantanal (CPan) e de Nova Andradina (CPNA) realizarem o Show de Verão, com os artistas K de Karioka, DJ Marcelinhu e Banda 4ever no CPan e Álefe Andrey e Banda no CPNA.

Ainda em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o CPNA realiza a exposição Homenagem a história das mulheres de Nova Andradina durante todo o mês. Já a Agência de Educação Digital e a Distância fará a exibição do documentário Mulheres na Ciência para estudantes dos cursos de licenciatura, com espaço para debates e reflexões sobre a participação feminina na Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática. O documentário também será exibido em todos os câmpus.

A igualdade de gênero também será tema de atividade no dia 26. A juíza do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e uma das coordenadoras do Movimento Nacional pela Paridade no Judiciário, Ellen Xandu, ministrará palestra na Cidade Universitária, coordenada pela Faculdade de Educação.

Para incentivar e ampliar o protagonismo feminino, a UFMS, ao lado do Sebrae, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul e a Faculdade Insted, promovem o maior evento de mulheres do Estado. O Delas Day pretende reunir 3 mil pessoas em sessões de negócios, encontros de networking, palestras, painéis e workshops sobre liderança, inclusão, diversidade, gestão e mercado, nos dias 26 e 27 de março no Bosque Expo, em Campo Grande. As atividades são gratuitas e as interessadas podem se inscrever nesta página.

Durante o evento, a reitora Camila Ítavo participará do painel O papel das universidades na formação de mulheres: empreendedorismo e intraempreendedorismo feminino e UFMS estará à frente das atividades da Sala de Amamentação, Brinquedoteca e Sala da Calma. Projetos de inovação, ligas acadêmicas, times Enactus e do Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul também estão envolvidos na programação.

Eu Respeito, UFMS!

Por uma Universidade inovadora, sustentável e humana.

Texto: Thalia Zortéa