O estudante do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e atleta da UFMS, Luiz Aquino, conquistou a medalha de prata no US Open de Taekwondo na categoria adulto masculino até 63 kg. A competição foi realizada em Reno, Nevada, nos Estados Unidos.
A diretora de Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Edineia Ribeiro, reforça o incentivo da Universidade ao esporte e aos estudantes que sonham em participar dos Jogos Universitários Brasileiros, Pan-Americano, Jogos Olímpicos, entre outros megaeventos esportivos. “O investimento se dá por meio de apoio e auxílio para participação em eventos, bolsa atleta, suporte no aspecto pedagógico junto ao curso, atendimento na Clínica Escola, vaga para treinamento na Academia Escola e, estamos trabalhando para implantar um Núcleo de Atendimento ao Estudante-Atleta da UFMS, incorporando outros profissionais como nutricionistas e psicólogos. Essa ação também fará parte do novo programa que vem aí, sendo o Programa Universitário de Lazer, Saúde e Esporte”, conta.
Edineia também pontua que o desempenho da Instituição em competições esportivas é fruto do processo seletivo voltado aos atletas de alto rendimento, o qual possibilitou o ingresso de Luiz na UFMS. “Somos uma Universidade que incentiva e apoia todas as ações de promoção da atividade física e práticas esportivas. Com relação ao esporte de rendimento, temos implantado e implementado ações que fomentam o esporte universitário. Os resultados dessas ações, bem como os resultados que os nossos estudantes-atletas têm conquistado mostram a força que o esporte tem para atrair e manter os jovens na Universidade. Isso reflete em uma Universidade inovadora, sustentável e humana”.
Para Luiz, o sonho de chegar às grandes competições segue vivo. “Fui vice-campeão e isso representa muito para meus objetivos, pois com essa competição eu subo mais no ranking mundial e olímpico e consigo mais experiência para as futuras competições. As minhas expectativas são as melhores possíveis, continuo com o treinamento até lá para que eu consiga a medalha de ouro! Sem a ajuda [da Universidade], eu não chegaria tão longe como estou chegando. É muito importante esse apoio e faz total diferença nos resultados, e continuando assim, chegarei ao topo olímpico”, conta.
Texto: Rúbia Pedra
Foto: Divulgação