As mulheres e o Direito é tema de mesa redonda na Cidade Universitária

Para debater os direitos humanos e as conquistas das mulheres ao longo dos tempos, o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) promove atividades gratuitas para estudantes de graduação, pós-graduação e também para a comunidade externa nos dias 15 e 16 de março. Serão realizadas duas palestras no Completo Multiuso 1, na Cidade Universitária.

As inscrições são gratuitas, basta clicar aqui.

Na abertura, às 19h será proferida a palestra “Jurimetria: como a estatística pode reinventar o Direito”, pelo professor da Faculdade de Direito da PUC/SP Marcelo Guedes Nunes, que discutirá o estudo empírico do Direito nas universidades.

No dia 16, às 18h30, a Mesa Redonda “As mulheres e o Direito”, reúne profissionais de diversas áreas para debater os avanços das mulheres na sociedade, e quais caminhos ainda devem ser percorridos na busca por mais direitos e justiça social.

“Nosso programa tem como área de concentração os Direitos Humanos. Nesse sentido, refletir sobre as lutas e conquistas femininas é fundamental e necessário”, afirma o coordenador do PPGD, Dr. Vladmir Oliveira da Silveira.

Estarão presentes as professoras Ynes da Silva Félix,  Luciani Coimbra, Lívia Gaigher Bósio Campello, a promotora de justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Fernanda Proença de Azambuja, e a juíza de Direito, titular da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Campo Grande/MS, Helena Alice Machado Coelho – ambas mestrandas em Direitos Humanos pelo PPGD/UFMS. Se juntam a elas ainda a vice-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos, Ana Priscila Alves, a vereadora de Campo Grande, Luiza Ribeiro, e a presidente do Centro Acadêmico Jorge Eustácio Frias da UFMS, Maria Amélia Carvalho Campos.

“Acreditamos que se trata de um tema universal e muito relevante, em especial em Mato Grosso do Sul. Evidente que ainda há muito a ser feito, mas também importante observarmos essa questão em perspectivas históricas para se analisar como e em que medida aconteceram os maiores e menores avanços. Trata-se de um processo que, apesar de inevitável, precisa ser acelerado, e para isso se torna fundamental encontros, debates e produções acadêmicas nesta perspectiva de gênero”, justifica o coordenador do programa.

À frente da palestra “Ecofeminismos: desafios e perspectivas para as mulheres do século XXI”, que será realizada na quinta-feira, a professora Lívia Gaigher pretende levantar o debate sobre como os impactos ambientais afetam principalmente as mulheres, deixando-as ainda mais suscetíveis aos espaços e à sociedade. “A ONU, que vem dando destaque ao assunto há alguns anos, chama atenção para o fato de que a mudança climática é multiplicadora de ameaças, na medida em que os desastres aumentam as tensões sociais, intensificando, assim, os problemas já existentes, tal como a violência sexual e doméstica, e a perpetuação de um modelo de dominação de gênero”, enfatiza a professora.

Os participantes receberão certificação de 6 horas ao final do evento.

Texto: Ágatha Espírito Santo