Abertas inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional

Estudantes de graduação e pós-graduação da UFMS poderão cursar disciplinas em instituições estrangeiras parceiras da UFMS, participando da pré-seleção para o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional e também da seleção para concessão de bolsas Mobilidade Internacional Estudantil. O objetivo é proporcionar experiências enriquecedoras aos estudantes, além de fortalecer os laços de cooperação acadêmica, científica e cultural com as instituições do exterior. As inscrições estão abertas na página e podem ser feitas durante todo ano de 2024 (fluxo contínuo).

Para se candidatar, os estudantes devem estar regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação stricto sensu na UFMS. Além disso, é necessário atender a requisitos específicos de cada edital, como ter um bom desempenho acadêmico e cumprir os prazos estabelecidos para inscrição.

Os programas de mobilidade oferecidos pela UFMS incluem opções de intercâmbio de curta e longa duração, permitindo aos estudantes escolherem a modalidade que melhor se adequa às suas necessidades e interesses. As vagas são limitadas e a seleção será realizada com base na análise de documentos e critérios estabelecidos nos respectivos editais.

O diretor da Agência de Internacionalização e Inovação, Saulo Gomes Moreira, explica que o programa está alinhado com a intenção de aprimorar as atividades estudantis. “A internacionalização é estratégica para o aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro da Universidade, bem como o empreendedorismo e a inovação. E dentro da internacionalização, uma das ações mais importantes é a Mobilidade Acadêmica Internacional. A mobilidade permite que os estudantes, pesquisadores, realizem períodos de experiência fora do país, atuando em outras instituições parceiras da UFMS e adquirindo novos conhecimentos tanto na parte técnica quanto também conhecimentos e experiências pessoais que vão contribuir com a sua formação em nível de carreira profissional. Procuramos estimular a Mobilidade Acadêmica Internacional por meio da rede de parceiros internacionais que possuímos, composta basicamente de universidades, instituições científicas do mundo. Atualmente nós temos mais de 50 parcerias internacionais e cada um desses parceiros internacionais destina uma quantidade de vagas para os nossos estudantes de pós-graduação e de graduação realizarem a mobilidade acadêmica. O edital lançado agora é de fluxo contínuo, e prevê todas as oportunidades de mobilidade junto a esses parceiros internacionais”.

A Secretária de Relações Internacionais, Lucilene Machado Garcia Arf, ressalta que mobilidade acadêmica em instituições de ensino superior envolve um conjunto de elementos, e que a principal expectativa é o ensino e a aprendizagem, mas é uma experiência muito mais abrangente e enriquecedora. “Para os estudantes, contribui para desenvolver uma futura carreira profissional e tornar-se competitivo no mercado de trabalho. A formação é enriquecida com aprendizados em diferentes contextos, envolvendo toda uma experiência cognitiva e profissional. A possibilidade de mudar para outro país e conhecer outras culturas, outras pessoas, pode resultar em uma experiência fascinante, sem contar que a mobilidade é parte do desenvolvimento do capital humano para manter-se atualizado e conseguir manejar diversas ferramentas. O intercâmbio permite uma formação de profissionais mais preparados para enfrentar as necessidades e oportunidades em diferentes cenários, tanto nacionais quanto internacionais. Por meio da mobilidade, o aluno pode adquirir um leque de habilidades importantes para a capacitação humana”, analisa.

A Universidade também concederá bolsas de mobilidade internacional para os estudantes selecionados, conforme previsto nos editais. As bolsas apoiarão financeiramente sua estadia, contribuindo para a realização de suas atividades. Lucinele destaca a oportunidade. “As possibilidades de realização de estudos, estágios ou outras atividades em universidades estrangeiras no atual contexto de globalização são muitas. Mas nem todos os estudantes podem conseguir sem a ajuda de um programa de bolsas. Ou seja, o que a UFMS está fazendo é respaldar o processo de internacionalização com a oferta de bolsas para os que não teriam outra maneira de participar do processo. É um fluxo pequeno ainda, mas poderá contribuir para que os estudantes tenham acesso à tecnologia e conhecimentos além das fronteiras, e ao mesmo tempo potencializar a integração da instituição, o que requer a instrumentalização dos mecanismos de cooperação universitária e melhoria da qualidade da educação superior”.

Os interessados em participar dos Programas de Mobilidade Acadêmica Internacional da UFMS devem ficar atentos aos prazos de inscrição e aos requisitos específicos dos editais, que podem ser consultados logo abaixo.

Outras informações podem ser obtidas nas páginas da Aginova, Prograd e Propp, bem como nos Sistemas de Informação.

Texto: Elton Ricci

EDITAL (AGINOVA) n 5, de 21-02-2024.
EDITAL (AGINOVA) n 6, de 21-02-2024.