1ª Semana da Compostagem começa hoje com programação até sexta-feira

Hoje, 3, inicia a 1ª Semana da Compostagem, promovida pelo Coletivo Lixo Zero Campo Grande, representante do Instituto Lixo Zero Brasil. Trata-se de um evento para promover educação ambiental e sustentável, com foco na conscientização sobre o processo de compostagem. As atividades serão realizadas no decorrer desta semana, até o dia 7, sexta-feira. As palestras e webinars serão on-line e transmitidos ao vivo pelo canal oficial no YouTube.

A professora da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng), Karina Ocampo Righi, participa da coordenação da Semana. Ela explica que esta é a primeira vez que este evento é realizado no país e que, mobilizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil, está sendo realizado em vários outros estados concomitantemente. “Esse evento foi baseado na Semana Internacional de Conscientização sobre Compostagem, é uma semana maior, bastante abrangente e comemorada em diversos países, que teve início em 1995, no Canadá”, disse.

A compostagem é o processo de decomposição de matéria orgânica, como restos de frutas, verduras, legumes, borras de café, podas de jardins e outros, que resulta em adubo para fertilização de solos. É um processo químico natural e sustentável que tem diversos benefícios ao meio ambiente, como enriquecer o solo com nutrientes para plantas, evitar queimadas e reduzir a necessidade de herbicidas e pesticidas em plantações.

De acordo com Karina, os resíduos sólidos orgânicos correspondem a mais de 50% dos resíduos gerados dentro das casas dos brasileiros. Sendo assim, faz-se necessário que a população esteja informada sobre soluções com tais resíduos, partindo da proposta da sustentabilidade. “A maior parcela destes resíduos estão sendo encaminhados para os aterros sanitários, eles transformam esse rejeito em um volume muito grande. Quando pensamos num processo de decomposição destes resíduos, vemos que gera uma grande quantidade de líquidos […] então, ao invés de ser levado para um aterro sanitário ou ser disposto de forma incorreta, esse resíduo pode ser reutilizado e voltar para a natureza na forma de composto”, explica.

Além das atividades on-line, na sexta-feira haverá uma campanha de coleta de baldes para reuso e construção de composteiras domésticas. A programação completa e demais informações você confere no perfil da Semana Lixo Zero Campo Grande no Instagram @semanalixozerocg.

A Semana conta com o apoio da UFMS, do Click Verde, projeto de extensão da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e também das empresas Hábito Educação Ambiental e Du’Bem Produtos Sustentáveis.

Texto: Gabriela Vilela (estagiária da Agecom)