Como forma de unir atividade física e coleta de resíduos, foi a vez da Cidade Universitária receber o Mutirão do Bem – Plogging nesta quinta-feira, 5. A ação é uma iniciativa das pró-reitorias de Cidadania e Sustentabilidade (Procids) e de Extensão, Cultura e Esporte (Proece). A atividade reuniu estudantes, servidores e participantes da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), que juntos recolheram 110 kg de lixo descartados incorretamente.
O momento foi realizado no Dia Mundial do Meio Ambiente e os voluntários foram separados por grupos para percorrer diferentes setores da Universidade. “O que a gente procura com as ações de sustentabilidade, é o engajamento, é a conscientização, da comunidade interna e também da comunidade externa, esse tipo de ação que a gente chama a comunidade universitária, a sociedade para vir para a Universidade para uma atividade de saúde e relacionada ao meio ambiente, é importantíssimo para conscientizar”, disse o diretor de Sustentabilidade da Procids, Leonardo Chaves.
Para a diretora de Esporte e Lazer da Proece, Edineia Ribeiro, são duas atividades que se complementam. “É possível sim atrelar a prática da atividade física com os cuidados ao meio ambiente, evitando jogar objetos descartáveis no percurso da sua atividade física ou quando você estiver praticando atividade física, você também de repente levar uma sacolinha, uma luva e fazer a coleta. O ideal é que as pessoas não joguem, […] é nosso papel enquanto educador, profissional da saúde é reforçar tudo isso”.
“É uma experiência única que a Universidade proporciona, além do meu estágio eu também quis participar como voluntária, achei muito interessante e encontrei muitas coisas inusitadas como sapato, meia, muita garrafa pet. A iniciativa foi muito boa, acho que todo mundo deveria participar”, disse a estudante do curso de Educação Física da Faculdade de Educação, Isabella Trindade.
Para o participante da Unapi, Joaquim Batista, o plogging também é uma forma de influenciar quem observa. “Primeiro é importante pela data, Dia Mundial do Meio Ambiente, segundo pela própria atividade que, na coleta, você se esforça, é muito interessante e são os dois itens que me levaram a vir. Tanto para quem está fazendo a coleta, quanto as outras pessoas que estão observando a gente fazer a coleta, acho que influencia a não jogar lixo”.
Como parte da campanha Eu Respeito de junho, que tem como tema o Meio Ambiente, a ação também foi realizada nos Câmpus da UFMS de Paranaíba, Três Lagoas, Nova Andradina e do Pantanal. No dia 28, a comunidade universitária está convidada para o mutirão de limpeza do Lago do Amor.
Texto e fotos: Bianka Macário