São quatro novos cursos de mestrado e doutorado, sendo um deles o primeiro do Câmpus da UFMS em Naviraí
Até 23 de junho, profissionais de várias áreas do conhecimento podem participar do processo seletivo para 37 cursos de mestrado e doutorado, oferecidos na Cidade Universitária e nos Câmpus da UFMS de Aquidauana, Chapadão do Sul, do Pantanal (CPan), Naviraí (CPNV) e de Três Lagoas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na página da Pós-Graduação.
“São 23 mestrados e 14 doutorados. Estão sendo ofertadas vagas para quatro cursos novos: Doutorado em Estudos Fronteiriços, no CPan; Mestrados Acadêmicos em Arquitetura e Urbanismo e Filosofia, na Cidade Universitária; e Mestrado Profissional em Educação no CPNV. Esse é o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu no CPNV”, destaca o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Fabrício Frazílio.
Ao todo, são 371 vagas, sendo 283 para ampla concorrência e 88 para ações afirmativas. No Programa Qualifica, são ofertadas 59 vagas exclusivas para servidores da UFMS; 17 para o IFMS; duas para a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul; e duas para o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
O processo seletivo deve ser realizado no próximo mês e os resultados estão previstos para serem divulgados no dia 29 de julho. Todas as informações podem ser obtidas no edital.
Novidades
De acordo com o pró-reitor, há algumas inovações no processo seletivo. “Há duas mudanças relacionadas a análise de currículo dos candidatos: a primeira é que passamos a adotar a normalização de notas desta avaliação a partir de uma pontuação máxima pré-definida em edital, diferentemente dos processos seletivos anteriores em que se dava em função da maior pontuação obtida por um candidato; a segunda beneficia as candidatas que usufruíram de licença maternidade ou adotante no período de avaliado na análise de currículo, também será considerada a produção científica, tecnológica ou artística considerando dois anos anteriores ao período avaliado, diferentemente dos processos seletivos anteriores em que se considerava a partir de um ano anterior”, explica.
“Para os candidatos que se inscreverem em vagas de ações afirmativas, concorrerão também as vagas de ampla concorrência por meio de uma classificação geral entre os inscritos da ampla concorrência e ações afirmativas. E, a partir deste processo seletivo, os candidatos enviarão os recursos administrativos da etapa de avaliação de mérito via página da pós-graduação e das inscrições e prova de línguas via formulário, diferentemente dos processos seletivos anteriores, em todos eram realizados via e-mail. Essa mudança permitirá melhor gestão e agilidade no processo de análise dos recursos pelas comissões de seleção”, destaca o pró-reitor.
Seleção unificada
“A seleção unificada tem se mostrado um modelo de sucesso, contribuindo diretamente para o crescimento e a projeção da nossa pós-graduação. A experiência tem sido, sem dúvida, uma grande realização. Desde a adoção desse modelo, observamos um impacto positivo em diversos aspectos. O ponto mais marcante e positivo é o aumento no número de ingressantes em nossos cursos. A centralização do processo seletivo em um edital gerenciado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, com uma única inscrição e divulgação, tornou o acesso aos nossos cursos muito mais simplificado e atraente para os candidatos. Isso permitiu que um número maior de talentos pudesse conhecer e se candidatar aos nossos programas”, avalia Fabrício.
Ele acrescenta que o processo seletivo unificado tem sido fundamental para a ampliação da divulgação da pós-graduação da UFMS. “Com um processo único e bem estruturado, conseguimos otimizar nossos esforços de comunicação, alcançando um público muito mais amplo, regional, nacional e internacionalmente. Isso não só aumenta a visibilidade dos nossos programas, mas também reforça a imagem da UFMS como um polo de excelência em pesquisa e formação de alto nível”, comenta.
Cuidados na inscrição
O pró-reitor apontou também alguns pontos que exigem maior atenção dos candidatos. “Os candidatos devem atentar-se para o período de inscrição e documentos obrigatórios que devem ser anexados na página da Pós-Graduação no ato da inscrição, exigidos por cada curso no anexo 5 do edital”, diz.
“Ainda, os candidatos devem ficar atentos às publicações referentes à seleção realizadas tanto na página dos cursos quanto na página Propp. Inclusive a página de ingresso da pós-graduação stricto sensu foi reformulada para facilitar o acesso à informação pelos interessados. Nessa página, é possível encontrar o edital vigente e os anteriores, e-mail dos cursos participantes do edital e respostas às perguntas mais frequentes”, acrescenta.
Texto: Vanessa Amin