Universidade e Sebrae MS fortalecem vínculo e alinham estratégias para 2022

Na tarde de ontem, 21, o Sebrae MS visitou a UFMS para uma reunião sobre o alinhamento estratégico entre as duas instituições, com o intuito de reforçar as parcerias para 2022 e unir processos estratégicos aos anseios da educação e da ciência.

“Nós estamos definindo o planejamento estratégico tanto do Sebrae quanto da Universidade para 2022 e essa reunião de hoje é uma reunião de alinhamento estratégico com metas na questão da educação, da inovação e da governança, para a gente ter cada vez mais programas e projetos sincronizados entre a Universidade e o Sebrae Mato Grosso do Sul”, explicou o reitor Marcelo Turine.

A reunião teve a presença de diversos gestores das duas instituições que atuam nas áreas de inovação, empreendedorismo, sustentabilidade, pesquisa e infraestrutura. Para o reitor, é importante que conversas como esta aconteçam, para atender aos desejos empreendedores da comunidade acadêmica ao mesmo tempo que fortalece o estado nesta área.

“Quando a gente fala de parceria com o Sebrae, com os empresários do estado, a gente fala com os jovens, que são os nossos universitários – são 25 mil universitários na graduação e eles têm anseios em ter suas empresas, os seus negócios. E ao mesmo tempo a gente tem o Sebrae com uma vitrine imensa de oportunidades do ponto de vista institucional e a gente quer juntar as nossas forças para ser um Mato Grosso do Sul cada vez mais empreendedor, mais inovador e mais sustentável”, afirmou.

A diretora-técnica do Sebrae MS, Maristela de Oliveira França, foi uma das pessoas que mobilizou o encontro. “Qual é o objetivo principal: nós nos conhecermos um pouco mais, porque a gente tem essa construção desde o primeiro mandato da reitoria, mas vamos pensar também na palavra potencializar. Nós vamos potencializar a nossa atuação em todo o estado de Mato Grosso do Sul, ver onde há convergência em que nós podemos atuar um pouco mais juntos”, falou.

De acordo com ela, quando duas instituições como a UFMS e o Sebrae se unem, elas reverberam não só em questões financeiras, mas também no conhecimento, na visão sistêmica de Mato Grosso do Sul e na competitividade do estado.

Texto: Leticia Bueno

Fotos: Leandro Benites