Evento virtual irá abordar acesso a mercados de inovação

Nesta quinta-feira, 23, das 17h às 20h, será realizado o evento “Incubadoras, Aceleradoras e o Acesso a Mercados de Inovação em MS”. O encontro virtual gratuito é voltado a estudantes, empresários, investidores e demais interessados no mercado de inovação. Para participar basta acessar este link.

A iniciativa é do Sebrae/MS, com o apoio da UFMS, da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).

No evento, empreendedores sul-mato-grossenses que obtiveram apoio para suas ideias irão contar suas experiências na transformação de projetos em negócios de sucesso. De acordo com a organização, serão apresentadas também como as aceleradoras de empresas investem em projetos de inovação, como os pesquisadores atuam em projetos de pesquisa com empresas; como têm funcionado no Brasil e no mundo os ambientes de inovação; e, por fim, as oportunidades existentes em Mato Grosso do Sul para a escalada de desenvolvimento por meio da inovação.

O gerente da Unidade de Competitividade Empresarial do Sebrae/MS, Rodrigo Maia, disse que o objetivo do evento é impulsionar o ecossistema de inovação, levando inovação e tecnologia para os pequenos negócios. Falou também que o Sebrae/MS apoia o empreendedorismo inovador nas empresas e instituições e também a rede de inovação de Mato Grosso do Sul. O diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, ressaltou que a instituição enxerga como estratégicas as ações de fomento ao empreendedorismo.

O diretor da Agência de Internacionalização e Inovação da UFMS, Saulo Gomes Moreira, apontou que “pesquisas que têm como base demandas de empresas, geralmente possuem como foco o desenvolvimento de soluções tecnológicas em estágio de maturidade mais próximo de se converterem em produtos aptos para o mercado, sendo, portanto, soluções que têm maior potencial de inovação”. Falou também que as incubadoras, elementos fundamentais aos ecossistemas de inovação, exercem papel importante na trilha do chamado desenvolvimento econômico com base no conhecimento. “Nelas os novos empreendedores e inventores encontram um ambiente propício de suporte para que seus empreendimentos atinjam níveis adequados de maturação para que possam, então, ingressar no mercado de forma mais robusta, resiliente e competitiva”, disse.

Painéis

A programação do evento “Incubadoras, Aceleradoras e o Acesso a Mercados de Inovação em MS” é composta por três painéis. O superintendente executivo da Anprotec, Guila Calheiros e o coordenador de Programa de Ecossistemas de Inovação do Sebrae Nacional, Krishna Aum Faria, irão abordar o tema “Das Inovações ao Mercado”. A empresária da YBA cosméticos, Ana Helena Mattos, e o professor da Faculdade de Engenharias Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng/UFMS), Edson Antonio Batista terão como tema “Experiências”. E o terceiro painel terá a participação do coordenador de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Marcelo Finger, e da analista da Darwin Aceleradora, Enya Shimabukuro Kusakawa. A mediação será feita pelo diretor da Aginova/UFMS, Saulo Gomes Moreira.

Texto: Ariane Comineti – com informações do Sebrae/MS