Universidade conquista conceito 4 no Índice Geral de Cursos e atinge maior indicativo contínuo da história da Instituição

A Universidade foi conceituada com a nota 4 no Índice Geral dos Cursos (IGC) e registrou o maior índice contínuo já alcançado pela Instituição. Os dados foram divulgados nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

O IGC está entre os quatro Indicadores de Qualidade da Educação Superior e integra o ciclo de resultados calculados a partir do Enade de 2021. Para o cálculo do Índice Geral dos Cursos, foram avaliados 104 cursos e a UFMS foi a universidade pública federal com o maior número de cursos considerados. Como resultado, a UFMS manteve o IGC na faixa 4 e o índice contínuo aumentou de 3,29 para 3,40 – o maior indicativo já alcançado historicamente pela Instituição. No contexto nacional, a UFMS fica na 47ª posição entre as 111 universidades públicas federais.

A diretora de Avaliação Institucional, Caroline Pauletto Spanhol Finocchio, avalia que os resultados refletem o engajamento dos estudantes, professores, diretores e das pró-reitorias na busca pela excelência no ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação. “Esses resultados também demonstram e reforçam nosso compromisso com a responsabilidade social e com a formação de profissionais qualificados”, ressalta. 

Conceito Preliminar de Curso

A Universidade também se destacou no Conceito Preliminar de Curso (CPC) e, neste ciclo, foram 62 cursos de graduação conceituados. Destes, 25 obtiveram nota 3, 34 receberam nota 4 e um conquistou o conceito máximo. Entre os cursos avaliados em 2021, 60 já tinham sido conceituados também no Enade de 2017: 15 cursos melhoraram a nota do CPC, enquanto 37 mantiveram o conceito e apenas 8 cursos diminuíram a nota. Dois cursos foram avaliados pela primeira vez.

“Como resultado, na avaliação de 2021, todos os cursos da UFMS apresentaram bom desempenho, com destaque para três cursos com nota máxima: Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), com conceito Enade 5, e Sistemas de Informação  do Câmpus de Três Lagoas, com CPC 5. É tempo de comemorar os bons resultados”, celebrou a diretora.

O curso de Sistemas de Informação do Câmpus de Três Lagoas foi avaliado com o conceito máximo. “Recebemos com muita alegria a notícia que obtivemos conceito máximo no CPC. Além disso, em todo o país, apenas 8 cursos de Sistemas de Informação conseguiram o conceito máximo nesse indicador de qualidade do MEC. […] Para nós, obter o conceito máximo evidencia a qualidade e o comprometimento do corpo docente do curso de Sistemas de Informação de Três Lagoas,  além de indicar que estamos formando pessoas qualificadas para atuarem tanto no mercado de trabalho quanto para seguirem carreira acadêmica”, explica o coordenador do curso, Juliano Koji Yugoshi.

O Conceito Preliminar de Curso é calculado a partir de quatro notas: o conceito Enade, referente ao desempenho dos estudantes na prova; o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado, com valor agregado pelo curso; o corpo docente, com dados sobre o percentual de mestres, doutores e o regime de trabalho; e a percepção dos próprios alunos sobre seu processo formativo, a partir do Questionário do Estudante.

A Universidade tem desenvolvido um trabalho de sensibilização e conscientização dos estudantes sobre a importância do Enade desde 2018. As ações têm apresentado avanços nos resultados, inclusive na avaliação feita pelos próprios estudantes. 

“De forma geral, também obtivemos resultados positivos no que se refere aos resultados do Questionário do Estudante, que afere a percepção deles sobre a organização didático-pedagógica do curso, infraestrutura e instalações físicas e oportunidades de ampliação da formação. Nesses três componentes, que também contribuem para o cálculo do CPC, observou-se um aumento na nota, o que demonstra uma melhora na percepção dos estudantes sobre as condições de oferta do seu curso”, explica a Assistente em Administração da Diretoria de Avaliação Institucional, Beatriz Corso. Ainda conforme o CPC, os cursos da UFMS avaliados também melhoraram a nota referente ao corpo docente.

Texto: Mylena Rocha

Fotos: Álvaro Herculano/ Arquivo da Agência de Comunicação Social e Científica