Cursos da Cidade Universitária e do Câmpus de Três Lagoas conquistam nota máxima no Enade

Três cursos de graduação da UFMS obtiveram o conceito máximo na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Os cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física, da Faculdade de Educação (Faed), e de Sistemas de Informação, do Câmpus de Três Lagoas (CPTL), conquistaram nota cinco no exame realizado em 2021.

Segundo a diretora de Avaliação Institucional, Caroline Pauletto Spanhol Finocchio, os resultados positivos denotam o comprometimento dos estudantes, dos professores e dos técnicos-administrativos da Universidade. “Para nós é uma alegria muito grande e reafirma o compromisso da nossa Instituição com a qualidade do ensino e, consequentemente, isso reverbera na qualidade dos profissionais que estão sendo entregues para o mercado”.

Para a diretora da Faed, Milene Bartolomei, a avaliação do Enade funciona como um certificado de que o estudante recebeu uma formação de qualidade. Ela destaca que os cursos de Educação Física são referência no estado. “O Enade significa muito para nós e para os acadêmicos. Nossos professores se esforçam muito para não perder essa qualidade de ensino, formando profissionais éticos, comprometidos e, principalmente, profissionais que levam o nome da UFMS para a sociedade”.

O diretor do CPTL, Osmar Jesus Macedo, ressalta que, além do empenho dos docentes, diversos fatores contribuíram para a conquista da nota máxima, como atividades de monitoria, projetos de ensino, pesquisa, ensino e extensão, e, claro, o interesse dos estudantes.

“Para o CPTL, é motivo de orgulho, pois, esse resultado reflete todo o trabalho realizado pela administração central e local,  pelos servidores docentes e técnicos-administrativos que trabalham diuturnamente para oferecer as melhores condições possíveis de aprendizagem”, celebra.

Enade

O objetivo do Enade é verificar a qualidade dos cursos de graduação e das Instituições de Ensino Superior. O exame avalia o rendimento dos estudantes concluintes de cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para aprofundamento da formação geral e profissional, e ao nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

No Enade 2022, foram selecionados 24 cursos em todos os Câmpus da UFMS. Ao todo, cerca de 1.400 estudantes devem fazer a prova, que será realizada no dia 27 de novembro. A diretora de Avaliação Institucional reforça a importância do exame e a participação dos graduandos.  “O Enade é importante para a avaliação, não só dos estudantes, mas também das práticas institucionais. Ele nos auxilia e nos convida a repensar algumas das nossas práticas, visando a melhoria do desempenho”, frisa.

Texto: Mylena Rocha