UFMS e TCE/MS assinam protocolo de intenções

A UFMS e o Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS) assinaram, nesta tarde, 2, um Protocolo de Intenções , na sede do TCE. O documento foi assinado pelo Reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, e o Presidente do TCE/MS, Conselheiro Waldir Neves Barbosa. Estiveram presentes o Ouvidor da UFMS, professor Fernando Nogueira, os Conselheiros do TCE, Ronaldo Chadid, Iran Coelho das Neves e Marisa Serrano e outros técnicos da Instituição.

O Protocolo tem o objetivo de promover a cooperação e o intercâmbio acadêmico, científico, técnico e cultural, visando à formação e ao aperfeiçoamento e à especialização discente, docente e técnica, bem como ao desenvolvimento institucional.

Entre as ações pretendidas está o desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto; o intercâmbio de pessoal docente, discente e técnico-administrativo; a realização de cursos, seminários, simpósios entre outros eventos, dos quais participem professores e técnicos das duas instituições, entre outras ações.

Para o Presidente do TCE/MS, além de fiscalizar a correta aplicação de recursos públicos, é função do Tribunal cuidar da parte pedagógica dos seus técnicos e jurisdicionados. “Estamos em busca de parcerias com outras instituições que possam contribuir para o aperfeiçoamento técnico dos servidores, e também para evitar o retrabalho, e a UFMS é um laboratório de boas ideias e boas práticas”, salientou.

Marcelo Turine ressaltou a importância do investimento na qualificação profissional no processo de construção da educação, ciência e tecnologia. “A UFMS desenvolve pesquisas de grande relevância para a comunidade e precisamos exteriorizar o conhecimento, fazendo parcerias com outras instituições para colaborar com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e com a Administração Pública, trazendo nossos pesquisadores para os parceiros. O conhecimento e a pesquisa precisam ser transversais”.