UFMS e Abrapee realizam Congresso de Psicologia Escolar e Educacional

Entre os dias 28 e 31 de agosto, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee) realizam o 14º Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. O evento acontece na Cidade Universitária e tem como tema central “Educação, inclusão e direitos humanos: interlocuções com a psicologia escolar e educacional”

De acordo com os organizadores, os objetivos são possibilitar discussões, reflexões e proposições coletivas que subsidiem os profissionais diante dos desafios encontrados no fazer cotidiano; apresentação e discussão de pesquisas realizadas nas áreas de psicologia e educação visando a formação de redes nacionais e internacionais de pesquisadores e encontros de profissionais que atuam no campo educacional.

Da programação constam mesas, simpósios nacionais e internacionais, sessões dialogadas de pôsteres, fórum de debates, lançamentos de livros, exposições, cine debate, entre outros. As inscrições podem ser feitas aqui. O evento é voltado para professores, pesquisadores, estudantes e profissionais das áreas de educação e saúde. De acordo com a presidente da comissão organizadora do Conpe 2019 e professora da UFMS, Alexandra Ayach Anache, é esperado um público de 800 participantes.

“A educação e os direitos humanos no Brasil, hoje” é o tema da conferência de abertura, que será ministrada pelo professor José Geraldo Silveira Bueno, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bueno coordena, atualmente, o projeto de pesquisa “Repositório de Livros de Educação Especial das Bibliotecas Universitárias (Lieeb)”, um banco de dados sobre a produção que envolve temas ligados à educação especial; e o projeto de pesquisa sobre inclusão/exclusão escolar e desigualdades sociais.  Com doutorado em Educação e pós-doutorado em Ciências Humanas pela Universidade de Santiago de Compostela e de Lisboa, Bueno tem uma extensa produção científica nesta área. Também é autor de sete livros e 29 capítulos de livros. A conferência acontece no Teatro Glauce Rocha, às 19 horas.

Mais informações podem ser obtidas no site do Congresso ou pelo e-mail conpe2019@abrapee.psc.br.

Texto: Vanessa Amin