UFMS adota medidas para minimizar impacto do contingenciamento financeiro

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) informa toda a Comunidade Universitária e a sociedade sul-mato-grossense que várias medidas têm sido empenhadas na busca de soluções capazes de minimizar o impacto do contingenciamento financeiro determinado pelo Governo Federal às Instituições Federais de Ensino Superior.

Na comparação entre 2016 e 2017, a UFMS teve seu orçamento para custeio reduzido em 6%  e o orçamento para investimento reduzido em 50%, em relação ao ano de 2016, o que acarretou na necessidade de ajustes nos desembolsos à situação real. Além disso, o Governo Federal tem liberado recursos de forma parcelada ao longo do ano, o que dificulta o planejamento, já que não existe um cronograma definido em relação aos valores que ainda serão liberados e nem uma data para que isso ocorra.

A UFMS recebeu até o presente momento 75% do valor previsto no orçamento para ações de custeio e apenas 45% previsto para investimento (obras e equipamentos), o que tem motivado a adoção de medidas de ajustes das contas.

Entre as medidas, destaca-se a redução média de 26% do custo mensal dos contratos de serviços continuados para funcionamento, a exemplo dos contratos nas áreas de manutenção e de limpeza (redução de 42%), segurança (redução de 21%) e de terceirizados (redução de 32%). No caso específico da área de limpeza, mesmo com a redução proporcional nos contratos, houve aumento no montante de recursos em razão da ampliação da área construída da Universidade, o que exigiu o redimensionamento da equipe. Foram também reduzidos os gastos com manutenção e insumos para fotocopiadoras. Alguns contratos foram interrompidos e outros renegociados com os fornecedores para redução dos valores de serviços prestados. Há também contratos ainda em fase de renegociação.

A UFMS implantou o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), responsável pela tramitação eletrônica de processos administrativos. Tal medida trouxe vantagens tecnológicas e econômicas para a Instituição, entre elas, a economia na compra de papel, de insumos de escritório e serviço de postagem, redução de custos em logística e transporte de documentos, o que permite maior produtividade, rapidez, transparência e segurança aos trâmites administrativos.

A Administração Central da UFMS também tem priorizado, ao longo de 2017, a conclusão das obras em andamento, atendendo a uma política de erradicação das obras inacabadas na Instituição. Priorizou-se ainda a otimização dos recursos e de espaços físicos. Além de todo esse trabalho no âmbito interno, disponibilizou-se à sociedade, por meio de seu site institucional (www.ufms.br/transparencia), a execução orçamentária da Universidade, o que permite o controle social dos gastos.

A UFMS preocupa-se com a não liberação de novos percentuais de orçamento pelo Governo Federal em 2017, situação que inviabilizaria o compromisso de honrar os pagamentos com seus fornecedores. Para 2018, como alertado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a preocupação reforça-se pela possibilidade de inexistência de orçamento nas Universidades para aquisição de livros, equipamentos de laboratórios, softwares e a continuidade das obras em andamento já contratadas.

A UFMS tem buscado ações para evitar o colapso e adotado diversas medidas para assegurar a manutenção das atividades e a melhoria contínua dos processos, para que sejam ofertados a toda a comunidade acadêmica melhores serviços e oportunidades, além de manter as atividades de ensino, pesquisa e extensão em pleno desenvolvimento.  Contamos com o apoio da sociedade para que, junto com nossos representantes, possamos sensibilizar o Ministério da Educação da importância e necessidade dos repasses do orçamento e conseguir uma garantia da manutenção da rubrica de investimentos no orçamento de 2018.