Sistema e-Votação facilita o processo de eleição para representantes das unidades

Onze diretores dos câmpus e das faculdades, institutos e escola foram escolhidos entre os dias 31 de março e 3 abril para novos mandatos de 2025 a 2029 pelo sistema e-Votação da UFMS. O processo digital para escolha dos representantes da Universidade integra o processo de transformação digital da UFMS. Adotado em 2020, o sistema garante mais transparência, segurança, economia de recursos e facilidade para estudantes, professores e técnicos-administrativos. Pela primeira vez, representantes do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul (Sista-MS) também foram escolhidos por meio de votação na internet.

“É muito importante para a Instituição ter esse processo democrático de escolha dos nossos lideres bem definido. A comunidade toda tem acesso de forma simplificada e pela internet, no próprio dispositivo móvel. Nós nos preocupamos muito com segurança e temos certeza que, ao utilizar o e-Votação, temos essa segurança garantida”, enfatiza o diretor da Agência de Tecnologia de Informação e Comunicação (Agetic), Anderson Viçoso.

Para votar, o eleitor utiliza o Passaporte UFMS pelo computador ou pelo celular, e o sistema garante o sigilo dos votos, por meio de criptografia. “O sistema implementa a Verificabilidade de Ponta-a-Ponta que garante que cada eleitor possa verificar se seu voto foi corretamente registrado e incluído na contagem final, e que qualquer observador possa verificar se a apuração dos votos registrados foi feita corretamente, tudo isso sem comprometer o sigilo do voto individual”, explica o diretor.

O sistema facilita o processo de decisão, visto que o resultado é entregue de forma imediata, logo após o encerramento da eleição. “É a primeira vez que utilizamos o e-Votação para auxiliar uma entidade externa. Estamos muito felizes em ajudar o Sista-MS, entidade que tem relações institucionais com a UFMS. Eles têm dificuldades para a sua votação interna nos diversos câmpus da UFMS e o sistema e-Votação vai agilizar bastante o processo”, reforça Viçoso.

O e-Votação já foi utilizado na UFMS para a escolha da Reitoria em 2020 e em 2024 e para representantes das unidades de Administração Setorial, coordenações de curso, colegiado de curso,  Conselho Universitário, diretoria do Diretório Central de Estudantes e da Comissão Interna de Supervisão.

Escolha de diretores

A plataforma on-line foi utilizada para a escolha dos novos diretores dos Câmpus da UFMS de Aquidauana (CPaq), Chapadão do Sul (CPCS) e Coxim (CPCX); para as faculdades de Direito (Fadir), de Odontologia (Faodo), de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng) e de Artes, Letras e Comunicação (Faalc); e para os institutos Integrado de Saúde (Inisa), de Química (Inqui), de Física (Infi) e de Matemática (Inma).

No CPaq, a professora Ana Graziele Toledo obteve 60,3% dos votos válidos, e Miguel Sousa Neto, com 31,06% dos votos. No CPCS, o professor Wallace de Almeida alcançou 61,33% dos votos, enquanto o professor Everton Neiro, 30,82%. Já no CPCX, a professora Silvana Zanchett conquistou 70,37% dos votos, e o professor Carlos Eduardo Glaudioso, 18,5%.

Em Campo Grande, o professor Fernando Nogueira obteve 80,88% dos votos na Fadir, enquanto o professor José Paulo Gutierrez, 6,4%. Na Faeng, o professor Fábio Veríssimo Gonçalves alcançou 46,7% dos votos válidos e Nadya Kalache, 34,6%. Já na Faalc, o professor Gustavo Penha totalizou 55,05% dos votos e o candidato Álvaro Gomes, 31,71%.

No Inqui, o professor Carlos Nazário, candidato único, totalizou 76,15% dos votos. O mesmo se repetiu no Inma, com a participação do professor Bruno Amaro, com 91,92%.

No Inisa, o professor Nathan Aratani atingiu 54,35% e o professor Gustavo Christofoletti, 34,59%. No Infi, a professora Dorotéia Bozano alcançou 45,83% e o professor Cicero Cena, 36,14%.

As comissões eleitorais de cada unidade foram responsáveis por definir as datas para as inscrições dos candidatos e para realização das consultas. Após a votação, a divulgação do resultado e a composição da lista tríplice, organizada com o nome dos três mais votados em ordem decrescente, é realizada pelo presidente do conselho das unidades e encaminhada para nomeação da reitora Camila Ítavo.

Texto: Thalia Zortéa