Por solicitação do senador Nelsinho Trad, o Senado Federal registrou a inserção em ata da Sessão de 6 de março de 2025 o Voto de Pesar pelo falecimento do primeiro reitor da UFMS, João Pereira da Rosa, bem como as condolências a parentes e amigos. Na justificativa, o senador explicou que o primeiro reitor foi um dos fundadores da UFMS e trabalhou durante 25 anos na Santa Casa de Campo Grande, escreveu quatro livros e presidiu a Academia de Medicina de Mato Grosso do Sul. “Que seu legado sirva de inspiração a todos nós”.
A reitora Camila Ítavo agradeceu ao senador pelo carinho e respeito à UFMS, em especial pela homenagem ao primeiro reitor. “Iremos divulgar seu ato, encaminhar cópia para a família e integrar ao nosso arquivo histórico. Todo o respeito aos nossos precursores!”, afirmou.
O professor João Pereira da Rosa faleceu, aos 96 anos, no dia 27 de fevereiro deste ano. Na ocasião a reitora Camila Ítavo decretou luto oficial de três dias. O professor João Pereira da Rosa esteve à frente da gestão da Universidade de 1970 a 1978. “Estamos de luto e profundamente entristecidos pela partida do nosso querido João Pereira da Rosa. Ele participou de vários eventos aqui conosco e recebeu em vida nossa gratidão e homenagem. Também foi agraciado na Assembleia Legislativa do estado com a comenda Pedro Pedrossian e com o prêmio Dr. Ueze Zahran, indicados pela UFMS, entre tantos outros. Nós temos sempre de agradecer e honrar aqueles que vieram antes de nós e se dedicaram tanto pela educação em nosso Estado”, disse à época a reitora.
Luto oficial na UFMS pelo falecimento do primeiro reitor João Pereira da Rosa