Programa de Iniciação à Docência debate as políticas de formação docente no Brasil

As tendências e os desafios das políticas de formação docente no Brasil serão o tema da abertura das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em 2025. A palestra será transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS nesta quarta-feira, 16, às 8h, sem necessidade de inscrição prévia e haverá emissão de certificado para os participantes. Neste ano, mais de 1 mil estudantes de graduação foram selecionados para atuar em 54 escolas públicas municipais e estaduais de Mato Grosso do Sul.

O Pibid contribui para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da Educação Básica, proporcionando a inserção de estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas públicas brasileiras. Além de enriquecer a formação teórico-prática, aprimorar os projetos pedagógicos dos cursos e mobilizar os professores como coformadores dos futuros profissionais, o programa coloca as escolas como um espaço privilegiado para criação e participação em experiências inovadoras e interdisciplinares.

Para a diretora de Inovação Pedagógica e Regulação da Pró-Reitoria de Graduação, Fernanda Malinosky, o debate sobre as políticas de formação docente do Brasil reforça o papel social da Universidade na produção de conhecimento, na formação de profissionais críticos e na promoção de uma educação de qualidade. “Ao analisar essas políticas, a Universidade contribui para compreender as transformações no campo educacional, avaliar os impactos das diretrizes governamentais e propor caminhos que valorizem a profissão docente e estejam alinhados com as reais necessidades das escolas e da sociedade. A intenção é fortalecer a formação dos licenciandos para que eles estejam mais preparados para lidar com a diversidade, as desigualdades sociais e as demandas atuais da prática docente”, pontua.

A palestra será ministrada pelo professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Helder da Silveira. Ele cursou Licenciatura e Bacharelado em Química, especialização em Educação para a Ciência e mestrado em Educação Brasileira na UFU. Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio de doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. O docente também realizou aperfeiçoamento na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e participou da Escola de Formação de Professores do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, em Genebra, na Suíça. Entre 2011 e 2015, atuou no cargo de coordenador-geral de Programas de Valorização do Magistério da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, onde promoveu atividades de formação de professores e extensão universitária.

Em relação à valorização e incentivo das licenciaturas na Universidade, a coordenadora institucional do Pibid, Claudia Rosa, reforça que toda a comunidade está convidada a participar da programação. “O público-alvo principal da atividade são os estudantes de graduação bolsistas do Pibid, os professores da rede pública que atuam como supervisores do projeto e os docentes da UFMS que coordenam os subprojetos. No entanto, a palestra abordará temas amplos relacionados à formação docente, tendências e desafios da profissão, sendo, portanto, de interesse para todos os profissionais da educação e estudantes das licenciaturas”, afirma.

Além de marcar o início das atividades do Pibid em 2025, a palestra é uma forma de acolher os integrantes do programa e inspirar os bolsistas para o trabalho que será desenvolvido ao longo do ano. “É um momento de valorização da docência e de reconhecimento da relevância do compromisso com a educação pública. Os participantes podem esperar reflexões sobre a prática docente, relatos de experiências e orientações que contribuirão para o envolvimento consciente e crítico nas ações”, conclui Claudia.

Texto: Thalia Zortéa