Semana Mais Cultura na UFMS reúne mais de 300 intervenções artísticas

O festival de arte e cultura, denominado “Semana Mais Cultura”, está na terceira edição, e este ano acontece entre os dias 15 e 22 de setembro, na Cidade Universitária da UFMS, e conta com apresentações musicais e de dança, discussões acadêmicas sobre Arte, mostra de curtas metragens e fotografias, oficinas, entre outros eventos gratuitos e abertos ao público. A abertura oficial será no dia 18, às 10 horas, em frente ao prédio da Reitoria.

De acordo com o Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Esporte (PROECE), e idealizador do evento, professor Marcelo Fernandes, a proposta é ampliar o diálogo entre a produção da universidade e a produção artística da comunidade e fomentar o gosto pela arte pelas manifestações populares, no âmbito interno. “A programação da semana soma 350 intervenções artísticas nos espaços da UFMS e contempla dança, música, teatro, cinema, exposições de fotografia, pintura e performances de cultura popular, como capoeira, mostras de artesanato local e contação de histórias”, declara o Pró-Reitor.

Durante a Semana, serão oferecidos oficinas (Edição de áudio e vídeo, futebol de mesa, teatro, musicalização infantil, dança, etc), workshops (canto coral e voz cantada) e Masterclasses (Flauta, percussão, trompete, entre outros). Para participar, conhecer todas as modalidades oferecidas e fazer inscrições, os interessados devem acessar o link: https://proece.ufms.br/inscricoes-semana-mais-cultura/.

Compondo a programação da Semana Mais Cultura UFMS 2017, acontecem de 18 a 22 de setembro a mostra de fotografia “Os 40 anos do estado de Mato Grosso do Sul” e a mostra de curtas e longas-metragens com temas regionais e nacionais. A abertura da Exposição Fotográfica e a mostra de curtas e longas-metragens será realizada no dia 21 de setembro, às 17h, no Glauce Rocha, com a apresentação do filme: “A Dama do Rasqueado”, de Marinete Pinheiro, e contará com a presença da cantora Delinha.

As atrações da semana incluem instituições parceiras, como a UEMS, a UCDB e a Fundação de Cultura do Estado e com as produções de docentes e discentes dos cursos de Música, Jornalismo, Letras, Arquitetura, Educação Física, Artes Visuais, Pedagogia e do Clube de Astronomia Carl Sagan.

O evento terá ainda, observações noturnas do céu, com apoio de telescópios; mesas redondas e minicursos com temáticas variadas e, no dia 21/09, o dia dos tambores, que contempla discussões culturais acerca da influência da cultura africana no Brasil. Um dos destaques da programação é a série de apresentações que ocorrerá no teatro Glauce Rocha, com as peças de teatro Morte e vida Severina (16/09), O Pequeno Príncipe (17/09) e Medeia (22/9). Nos dias 15 e 18/09, a Semana apresenta, no Glauce Roca, o Trio Araticum e a Banda Sinfônica da UFMS, respectivamente, e no dia 19/09, um Festival de Dança. No dia 21, é a vez de Dino Rocha, que se apresenta no Glauce Rocha às 20 horas.

Os ingressos para as atrações no teatro Glauce Rocha podem ser retirados na secretaria da PROECE, que fica no prédio das pró-reitorias, ou no teatro, meia hora antes de cada apresentação. Os ingressos são gratuitos e limitados.

A lista de apresentações e oficinas está disponível na página e no Facebook oficial da UFMS, assim como no Facebook do evento: facebook.com/SemanaMaisCulturaUFMS.

Confira a programação abaixo:

Download (DOCX, 16KB)

Download (DOCX, 20KB)