Reunião debate estatuto e consolida Conselho de Reitores de MS

Uma reunião na tarde de segunda-feira (8/5) no câmpus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande, consolidou o Conselho de Reitores de Mato Grosso do Sul. Foi a segunda reunião do grupo formado pelos reitores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Fabio Edir dos Santos Costa, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Liane Maria Calarge, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Padre Ricardo Carlos, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Luiz Simão Staszczak, e da Universidade Anhanguera-Uniderp, Leocádia Aglaê Petry Leme. O primeiro encontro do grupo ocorreu em abril de 2017, na UFMS, ocasião que deu início à articulação para a formação do conselho que pretende discutir políticas públicas para o ensino superior no Estado.

A principal ação do encontro de reitores foi a apresentação da minuta do estatuto do conselho e do calendário de atividades para o biênio 2017/2018. “A articulação entre as instituições de ensino superior de Mato Grosso do Sul voltadas à educação, ciência, tecnologia e inovação é fundamental para debatermos pautas comuns e buscarmos alternativas para o Estado”, afirmou Marcelo Turine, Reitor da UFMS, um dos idealizadores do Conselho. A proposta do grupo é reunir como membros natos os representantes das instituições de ensino superior com foco no ensino, na pesquisa e na extensão com reitorias sediadas em Mato Grosso do Sul.

Os próximos encontros, que terão periodicidade trimestral, ficaram agendados para os meses de agosto e novembro de 2017. Além da aprovação do estatuto e da escolha do primeiro presidente do Conselho, as próximas reuniões deverão marcar a formação dos primeiros grupos de trabalho para a discussão de políticas e ações nas seguintes áreas: Internacionalização e mobilidade acadêmica; Turismo e cultura; Ciência, cultura e inovação; Excelência na educação; e Divulgação científica e popularização da ciência.

Mapa de Cursos Superiores de MS – Concluída a discussão da minuta do estatuto que dará sustentação ao Conselho e da proposição de grupos de trabalho, os reitores concentraram-se no debate de outros três temas que devem permear as ações futuras do grupo. O Reitor da UFMS, Marcelo Turine, fez uma apresentação do mapa de cursos superiores de Mato Grosso do Sul. O diagnóstico, baseado no mapeamento realizado pelo Ministério da Educação com base no ano letivo 2015, serve de parâmetro inicial para as proposições do Conselho.

“São indicadores que precisam ser estudados pelas instituições de ensino superior para identificarmos as principais carências e oportunidades para a constituição de política públicas”, afirmou o Reitor da UFMS. Os dados mostram, por exemplo, que Mato Grosso do Sul oferece anualmente cerca de 51,6 mil vagas em cursos presenciais em todas suas instituições. Desse total, apenas 29,6 mil estudantes conseguem concluir seus cursos anualmente. A maior parte das vagas está concentrada nos municípios de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas.

Rota Bioceânica e ações de iniciação científica – Outro ponto de destaque na reunião do Conselho de Reitores foi a articulação para integração das instituições sul-mato-grossenses na Rede Universitária da Rota Bioceânica. A rede de universidades é composta por instituições do Brasil, Paraguai, Bolívia, Argentina e Chile. A proposta, apresentada pelo Reitor da UEMS, Fabio Edir dos Santos Costa, envolve ações na área de infraestrutura e ações de pesquisa. “Trata-se de uma oportunidade única para estreitarmos relações com a América do Sul, uma vez que nossas parcerias de internacionalização muitas vezes estão mais voltadas para a Europa e para a América do Norte”, afirmou o Reitor.

A discussão em torno de ações integradas entre as instituições de ensino superior para a constituição de políticas públicas na área de iniciação científica também recebeu atenção dos reitores na reunião. A ideia do grupo é estabelecer articulações para a viabilização de editais de iniciação científica que possam contemplar também o Ensino Médio.

A próxima reunião do Conselho de Reitores de Mato Grosso do Sul está prevista para ser realizada em agosto, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), e deverá dar início aos primeiros grupos de trabalho interinstitucionais.