Resultado do Enem 2019 está disponível

Interessados em concorrer a uma das vagas ofertadas pela UFMS no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 já podem consultar suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019). O Sisu estará aberto para inscrições de 21 a 24 de janeiro.

Ao todo serão 2.054 vagas na graduação presencial da UFMS, sendo 1.027 para ampla concorrência e 1.027 para candidatos que se encaixam nas políticas de cotas determinadas pela Lei nº 12.711/2012.

Como nos anos anteriores, no Sisu o candidato poderá escolher até duas opções de vagas, mostrando a ordem de preferência de curso, turno, local, Instituição e a modalidade de concorrência. Os inscritos deverão ficar atentos, pois, diariamente, o sistema calcula e divulga a nota de corte para cada curso, permanecendo aberto para alterações.

O pró-reitor de Graduação Ruy Corrêa Filho lembra que desde 2019 o sistema mudou no que diz respeito à escolha do curso e à Lista de Espera. “Antigamente, o estudante poderia até mesmo fazer sua matrícula na 2ª opção e ainda declarar interesse para entrar para a lista de espera na 1ª opção. Atualmente, desde 2019, o candidato convocado na Chamada Regular em sua 1ª ou 2ª opção terá apenas esta oportunidade de fazer sua matrícula. Assim, é importante que fique atento aos prazos: se for selecionado em 1ª ou 2ª opção, na Chamada Regular, independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino, não poderá manifestar interesse em participar da lista de espera. Caso não seja chamado em nenhuma opção de vaga na Chamada Regular (1ª chamada), o mesmo poderá manifestar interesse em uma das duas opções para entrar para a lista de espera”.

A chamada regular (1ª chamada do Sisu) está prevista para 28 de janeiro. Os selecionados para a UFMS deverão efetuar a matrícula entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro.

Listas de Espera –  O candidato que não for selecionado na chamada regular (1ª chamada do Sisu) poderá escolher, para a Lista de Espera do Sisu, a 1ª ou 2ª opção informada no período de inscrição. Para constar nela deverá, obrigatoriamente, confirmar no site do Sisu o interesse na vaga. Lá estarão descritos os prazos para cada etapa.

A 2ª chamada será feita com referência na Lista de Espera do Sisu. Depois da chamada regular e da segunda convocação do Sisu 2020, o candidato que não tiver sido convocado até então, e que tenha manifestado interesse na Lista de Espera do Sisu, deverá se inscrever, impreterivelmente, para futuras convocações, na Lista de Espera da UFMS, em endereço eletrônico disponibilizado na página https://ingresso.ufms.br/. Dessa forma, a Lista de Espera da UFMS será para a 3ª convocação em diante. O candidato que não se inscrever para participar da Lista de Espera da UFMS, será considerado formalmente desistente e não será convocado para ocupar a vaga.

Os candidatos poderão consultar o cronograma de matrículas na página https://ingresso.ufms.br/.

Os cotistas pretos ou pardos e as pessoas com deficiência devem observar os períodos das bancas de verificação.

Texto: Ariane Comineti