Resultado das eleições para o DCE foi homologado e nova diretoria tomou posse

Durante o 7º Conselho de Entidades de Base (CEB), realizado ontem (12), no Auditório da Faculdade de Odontologia (Faodo), foi homologado o resultado do processo eleitoral para uma nova gestão do Diretório Central das e dos Estudantes (DCE) da UFMS. Na reunião foram realizadas as prestações de contas das duas chapas que concorreram e a Comissão Eleitoral, presidida pelo acadêmico Matheus Bento, deu posse à nova Diretoria, composta pelo presidente, Ari Rogério Ferra Junior e pela vice-presidente, Victória Pujol Bonotto.

As eleições foram realizadas nos dias 25, 27 e 28 de junho e a chapa 01 “Se o DCE fosse nosso” foi eleita com 74% dos votos. A gestão terá duração de um ano e a nova Diretoria é composta por acadêmicos de cursos de todas as áreas do conhecimento, em proporção igual por gênero e com representantes da pós-graduação.

A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Ana Rita Barbieri Filgueiras, esteve na reunião para dar as boas vindas aos novos e novas representantes discentes e reforçou que acredita que o DCE é fundamental à Universidade justamente por conta das representações. “Os alunos já devem ocupar as cadeiras em todos os conselhos da UFMS, conselhos esses que são deliberativos e ajudam a construir a política institucional. A participação dos acadêmicos nos processos de decisão na Instituição é fundamental para mantermos a primazia pela qualidade e melhoria do ensino. Em particular para a PROAES, o DCE é muito importante porque será consultado na tomada de decisões para as políticas estudantis, são eles que vivenciam a universidade e poderão indicar as melhorias necessárias”, disse.

Dentre as propostas apresentadas pela nova Diretoria do DCE da UFMS estão: a realização de um congresso dinâmico e de todos, para a discussão de temas em pauta na atualidade; o desenvolvimento de um aplicativo inteligente que dê transparência às ações do DCE e recolha sugestões dos acadêmicos; a inclusão de todas as atléticas nas ações voltadas ao esporte; a promoção de eventos culturais que contemplem as várias iniciativas já existentes na Universidade; a criação de uma rede de informativos periódicos sobre assuntos relevantes aos acadêmicos; a implementação de uma diretoria de Relações Acadêmicas; a disponibilização do Estatuto e Regimento Interno do DCE para acesso a todos os estudantes; a potencialização dos Centros Acadêmicos (CAs); e a ampliação dos debates sobre as políticas de igualdade na Instituição.  Mais informações sobre a chapa vencedora, as propostas e a nova diretoria podem ser obtidas na página: https://www.facebook.com/seodcefossenosso/.

Informações sobre o DCE UFMS estão disponíveis na página:  https://www.facebook.com/dceufmspagina/