Estão abertas, até 9 de agosto, as inscrições para o Desafio UFMS Inovadora – Edição Receita Federal, iniciativa que busca soluções criativas para o reuso sustentável de bens apreendidos pelo órgão. Em parceria com a Alfândega da Receita Federal do Brasil em Ponta Porã, a competição vai selecionar 13 equipes para desenvolver propostas inovadoras voltadas ao tratamento, desmontagem e reaproveitamento dos materiais provenientes de cigarros eletrônicos apreendidos. A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos.
Para participar, as equipes devem ser formadas por três a seis integrantes, entre estudantes, professores e técnicos-administrativos da UFMS. Cada grupo deverá contar, obrigatoriamente, com pelo menos uma mulher e três estudantes, preferencialmente de cursos diferentes. Na etapa classificatória, os participantes apresentarão uma proposta inicial, que será aperfeiçoada ao longo do processo de mentoria.
O diretor de Sustentabilidade da Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade, Leonardo de Carvalho, pontua que o desafio demonstra o potencial da Universidade para contribuir com soluções voltadas às demandas da sociedade.
“O Desafio UFMS Inovadora demonstra como a Universidade pode contribuir diretamente para a solução de desafios da sociedade. Em parceria com a Alfândega da Receita Federal em Ponta Porã, estamos transformando um problema ambiental em uma oportunidade de gerar conhecimento, inovação e desenvolvimento sustentável. A iniciativa fortalece a integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, incentiva a economia circular e oferece aos estudantes e servidores a oportunidade de desenvolver soluções para uma demanda real da administração pública, com potencial de continuidade e aplicação prática”, destaca.
O objetivo da iniciativa é estimular o desenvolvimento de soluções criativas, tecnológicas e sustentáveis para o tratamento, desmontagem, reaproveitamento, reciclagem ou destinação ambientalmente adequada dos resíduos provenientes dos cigarros eletrônicos apreendidos. A iniciativa considera os impactos ambientais, sociais e de saúde pública relacionados ao descarte desses materiais e incentiva a comunidade universitária a propor soluções inovadoras para uma demanda de interesse público.
Premiação
As três equipes mais bem colocadas receberão premiações oferecidas pela Alfândega da Receita Federal em Ponta Porã. Cada integrante da equipe campeã será contemplado com um iPhone 17. Já os integrantes da equipe vice-campeã receberão um iPhone 16. E os participantes da terceira colocação serão premiados com um iPad. A etapa final será realizada presencialmente na UFMS de Campo Grande, nos dias 17 e 18 de setembro. Todos os participantes receberão certificado.
Texto: Bianka Macário e Rúbia Pedra
