Prorrogadas as inscrições de atividades para SBPC Jovem

As inscrições de atividades para a SBPC Jovem foram prorrogadas até o dia 28 de junho. Estão sendo selecionadas propostas para exposição científico-cultural interativa e as submissões podem ser feitas no link disponível no site da SBPC 2019.

São duas as categorias para as propostas: atividades de formação e difusão científica, tais como experimentos, demonstrações de técnicas, fenômenos, leis, funcionamento de aparelhos e instrumentos, rodas de conversa com quem faz ciência, entre outras; e exposições interativas que proporcionem ludicidade e priorizem a manipulação, a experimentação, a interpretação de dados, leis e fenômenos naturais, o desenvolvimento dos sentidos, entre outras.

“A ideia de prorrogar a data de inscrição surgiu por acharmos que ainda tem mais espaço para a UFMS apresentar seus trabalhos de divulgação cientifica. Existem muitos projetos realizados aqui e a ideia é a gente poder concentrar o máximo de pessoas e projetos que conseguirmos”, explica o coordenador local da SBPC Jovem, professor Além-Mar Bernardes Gonçalves.

O objetivo da SBPC Jovem é ser uma atividade com foco em estudantes do ensino básico, aproximando-os do mundo acadêmico. Segundo Além-Mar, é uma oportunidade de exibir para a sociedade todo o trabalho realizado na Universidade. “A SBPC Jovem é um grande museu e uma grande vitrine, e a gente separou um espaço para a UFMS se apresentar para comunidade e para os alunos que vêm nos visitar, porque queremos mostrar uma outra cara da Universidade, não só o lado institucional, mas mostrar os trabalhos, divulgar os conteúdos e os projetos”.

A presidente da comissão organizadora local da 71ª Reunião Anual da SBPC, professora Luciana Montera, conta que é muito importante a adesão de projetos na SBPC Jovem, exatamente por ser um segmento focado não apenas na divulgação científica, mas no estreitamento de relações com estudantes da educação básica. “É a oportunidade que temos de mostrar, de forma simples e divertida, a ciência que a gente produz aqui, além de despertar o interesse dos alunos de ensino fundamental e médio que virão, porque esse público soa os nossos alunos no futuro. É uma forma diferenciada de mostrar a ciência desenvolvida por nós, ressaltar sua relevância e importância, e é uma oportunidade sem igual para os nossos acadêmicos e professores motivarem mais pessoas a seguir a carreira acadêmica, a optar pela pesquisa e ciência”, declara.

Entre os critérios para a avaliação das propostas estão: pertinência do conteúdo em relação aos objetivos da programação da SBPC Jovem, adequação à Língua Portuguesa, inovação na abordagem de divulgação, capacidade de comunicação/interação da proposta com o público alvo, formatos acessíveis com uso de Libras, áudio descrição, Braile, modelos táteis ou metodologias inclusivas.

A SBPC Jovem será realizada das 8h às 12h e das 13h às 17h entre os dias 22 e 27 de julho na Cidade Universitária. As atividades serão realizadas nas quadras cobertas, na esplanada do Estádio Morenão com caminhões de divulgação científica e no Ginásio Moreninho.

Texto: Ariane Comineti e Leticia Bueno