PIME lança formulário para mapeamento de startups da UFMS

Em busca da compreensão de um novo ecossistema empreendedor dentro da UFMS, a Pantanal Incubadora Mista de Empresas (PIME), por meio da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova), lança um formulário de mapeamento das startups dentro da Universidade. O principal objetivo é prospectar essas empresas para que participem do Programa Centelha, no qual oferece incentivos financeiros para o fomento desses novos empreendimentos.

Segundo o gerente da PIME, Jardel Matos, participar do Centelha é um grande passo para o melhoramento das empresas. “O Programa aportará R$60.000,00 por startup, sendo 28 delas só no Estado de Mato Grosso do Sul. É uma oportunidade única para o desenvolvimento e consolidação desses empreendimentos, e a UFMS é parceira deste programa”, afirma.

Além da participação no Programa Centelha, o formulário visa conhecer melhor os projetos empreendedores que estão sendo desenvolvidos dentro da UFMS. O intuito é projetar ações futuras como cursos, workshops e palestras, para auxiliar os participantes nesse novo negócio e aperfeiçoar o programa de incubação. Para participar do mapeamento, acesse aqui. 

Programa Centelha

Lançado em 2018, o Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores-Centelha, é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que objetiva estimular a inovação e o empreendedorismo em todo o país, e conta com o apoio da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Confap e Fundação CERTI.

No Mato Grosso do Sul, é executado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), juntamente com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Os principais benefícios a serem oferecidos pelo programa são capacitações, recursos financeiros e suporte para ajudar empreendedores a transformarem suas ideias em negócios de sucesso. Para saber mais, clique aqui.

Texto: Geovanna Yokoyama (estagiária de Jornalismo) com informações do MCTIC.