Hospital Universitário conquista 4º lugar em avaliação da Anvisa sobre segurança do paciente

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) conquistou o 4º lugar no estado de Mato Grosso do Sul no relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em hospitais com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A avaliação, que ocorre anualmente de forma voluntária, avalia a conformidade dos serviços de saúde com 21 indicadores que incluem o uso seguro de medicamentos, prevenção de infecções, notificação de eventos adversos e prevenção de quedas, entre outros aspectos críticos para a segurança dos pacientes.

O Humap-UFMS/Ebserh se destacou pelo seu compromisso com a qualidade do atendimento e a segurança do paciente, especialmente nas unidades de UTI, onde os cuidados requerem ainda mais rigor e atenção. O hospital se mantém como um dos principais centros de referência na saúde pública do Estado, promovendo um ambiente seguro para os pacientes e investindo continuamente na formação e capacitação da sua equipe.

A superintendente do Hospital Universitário, Andrea Lindenberg, destacou a importância do reconhecimento. “Este resultado é um reflexo do trabalho árduo e comprometido de toda nossa equipe, que diariamente se dedica a garantir a segurança e o bem-estar dos nossos pacientes. A segurança do paciente é uma prioridade em nosso hospital, e esse reconhecimento é a prova de que estamos no caminho certo. Vamos seguir aprimorando nossas práticas para garantir a excelência no cuidado”.

A segurança do paciente envolve um conjunto de práticas essenciais para a prevenção de riscos, como infecções hospitalares e erros médicos, e é aplicada de forma rigorosa em todas as etapas do atendimento no Humap-UFMS/Ebserh. O hospital segue protocolos de qualidade desde o acolhimento até os cuidados intensivos, com uma equipe capacitada para garantir a segurança de todos os pacientes. Com essa conquista, o Hospital Universitário reafirma seu compromisso com a excelência no cuidado à saúde e se mantém como um modelo de referência em segurança do paciente no estado e no país.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Essas unidades, vinculados a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do SUS e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Texto: Thalia Zortéa

Foto: Arquivo da Agecom/UFMS