Professor do INISA é selecionado para especialização em educação nas profissões da saúde

O professor Arthur de Almeida Medeiros, do curso de Fisioterapia do Instituto Integrado de Saúde (INISA) foi selecionado para a especialização para educação nas profissões da saúde oferecida pela Foundation for Advancement of International Medical Education and Research (Faimer), que tem o objetivo de melhorar a saúde oferecida à população, por meio da educação.

Arthur é o quarto docente da UFMS, e terceiro do INISA, a participar desta formação. Em outras edições participaram desta formação o Prof. Ernesto Figueiró (FAMED) e as Profas. Adriane Pires Batiston (INISA) e Laís Alves de Souza Bonilha (INISA).

A especialização faz parte do Programa Faimer Brasil e conta com apoio e financiamento da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde. Ela é realizada no período de dois anos, com duas sessões presenciais, realizadas em Fortaleza, e duas sessões à distância, que têm duração de onze meses. A cada ano, o programa seleciona docentes por meio de processo seletivo que avalia currículo e uma proposta de inovação O

O professor acredita que, com esse tipo de formação, a UFMS toma espaço no cenário nacional em relação à transformação das práticas educativas, em especial o INISA, já que grande parte dos docentes apresentam formação em práticas inovadoras de ensino-aprendizagem e estão inseridos em espaços nacionais de discussão sobre este tema.

O Instituto Regional FAIMER Brasil é uma especialização realizada pela Universidade Federal do Ceará, em dois anos, em tempo parcial. Consiste em duas sessões presenciais, realizadas em Fortaleza, Ceará e duas sessões à distância de 11 meses cada. As sessões presenciais são realizadas de forma intensiva em imersão em um hotel, por cerca de 15 dias. Os temas trabalhados em atividades altamente interativas incluem: avaliação de estudantes, boas práticas docentes, avaliação de programa, educação à distância, gerenciamento de mudanças, planejamento de projetos, gerenciamento de conflitos, pesquisa educacional, mérito acadêmico, pesquisa quantitativa e qualitativa.