Plataforma do programa UFMS em Ação recebeu 1,2 mil curtidas e 337 comentários

Durante a reunião com todos os diretores dos câmpus, faculdades, institutos e escola com pró-reitores, diretores de Agências e da Administração Central, na última terça, 10, foram apresentados os resultados da participação da comunidade universitária na plataforma digital do Programa UFMS em Ação. A partir das 20 propostas apresentadas para o tema Formação Inclusiva e Humanizada para uma sociedade em transformação foram mais de 1,2 mil curtidas, 1 mil apoios e 337 comentários. As contribuições para a melhoria dos fluxos e processos e para o fortalecimento da Universidade puderam ser feitas durante um mês, entre os dias 22 de abril e 18 de maio.

A apresentação dos resultados foi feita pelo pró-reitor de Graduação, Cristiano Vieira, que detalhou a participação da comunidade e enfatizou a importância das sugestões e comentários. “Tivemos contribuições muito interessantes e fundamentais para a atualização das nossas políticas e ações.  Muitas dessas sugestões poderão ser inseridas em Instruções Normativas, resoluções dos Conselhos Superiores, melhorias em Editais, elaboração de programas, projetos, manuais e automatização de processos”, explicou.

Os resultados estão sendo tratados nas comissões formadas por membros dos Conselhos Superiores de Extensão, Cultura e Esporte; Graduação; e Pesquisa e Pós-Graduação; e ainda pela Comissão de Acompanhamento do Conselho Universitário (Coun).

Com o maior número de apoios e o segundo maior número de comentários, a proposta Como melhorar a qualidade dos cursos? trouxe sugestões como a flexibilização curricular, o fortalecimento da preparação para o Enade, a reformulação dos PPCs considerando as necessidades da sociedade, a oferta de turmas em horários alternativos e o fortalecimento de projetos voltados à curricularização da extensão, entre outros. Já a proposta Como melhorar o ambiente de trabalho do Técnico e do Professor? obteve o segundo maior número de apoios e ocupou a primeira colocação em relação a quantidade de comentários, envolvendo a inclusão de disciplinas niveladoras na graduação e na pós-graduação, o apoio acadêmico na pós, a alteração do calendário unificado, reduzindo o número de semanas letivas de 17 para 15 e melhorias nos sistemas e na redução da burocracia.

A participação foi maior entre estudantes de graduação, responsáveis por 37,8% das interações, principalmente em relação ao apoio das propostas. Já os professores representaram 31,3%, enquanto os técnicos-administrativos tiveram 26,9% das interações. Apenas 3,1% dos apoios, comentários e curtidas foram realizados por estudantes de pós-graduação. Em relação às unidades da Administração Setorial com maior envolvimento na plataforma, destacam-se o Câmpus da UFMS de Naviraí, com 467 interações, e o Instituto de Biociências, com 345 participações.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Gradução, Fabrício Frazílio, a escuta ativa tem sido fundamental para alinhar as ações das pró-reitorias às reais demandas da comunidade universitária. “Para além dos números, o mais relevante é a qualidade das contribuições recebidas, que revelam uma comunidade crítica, propositiva e profundamente envolvida com os desafios e as potencialidades da UFMS”, ressalta. “Com base nesse diálogo, já estamos revisitando políticas internas e planejando ações estruturantes para qualificar ainda mais nossos cursos, em consonância com os critérios da Capes e com os desafios do desenvolvimento regional. […] A segunda etapa, de validação e sistematização das propostas pela comissão de acompanhamento, é decisiva para consolidar os encaminhamentos estratégicos que resultarão desse processo participativo. Nossa expectativa é que esse trabalho assegure a coerência e a viabilidade das sugestões, possibilitando sua incorporação nos planos de ação institucionais”, acrescenta.

Conforme aponta a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, essa interação confirma a importância da Administração Central em manter espaços abertos e transparentes de diálogo. “Recebemos sugestões valiosas que reforçam a transversalidade da extensão, especialmente ao evidenciar demandas que dialogam com a formação acadêmica, os projetos de pesquisa aplicada e o compromisso social da Universidade. As contribuições da comunidade ampliaram nossa visão estratégica, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão em ações concretas e de maior alcance territorial”, explica. “Esperamos que esse momento de análise consolidada permita transformar as contribuições da comunidade em políticas institucionais bem estruturadas, com impactos diretos na qualidade dos serviços oferecidos e na aproximação da UFMS com a sociedade”, complementa.

Além da transmissão ao vivo no canal da TV UFMS, a equipe de pró-reitores e diretores de Agências percorreu os quatro setores da Cidade Universitária e esteve em todos os nove câmpus da UFMS para apresentar a plataforma, incentivar o diálogo e estimular a participação de estudantes, professores, técnicos-administrativos e colaboradores terceirizados.

Texto: Thalia Zortéa

Fotos: Arquivo dos câmpus