Em 2025, a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS) completa 15 anos promovendo e incentivando a pesquisa científica na Educação Básica. Orientadores ou coorientadores podem inscrever, até 21 de julho, projetos desenvolvidos por alunos do ensino fundamental, médio, técnico nível médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de escolas públicas e privadas de toda a América Latina. O evento faz parte do maior evento científico de Mato Grosso do Sul, o Integra UFMS, e será realizado de 19 a 22 de outubro, na Cidade Universitária. Para participar, é necessário submeter o trabalho na página do evento.
A pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Lia Brambilla, destaca que a Fetec MS tem papel fundamental na difusão da ciência desde os anos escolares. “Ao abrir espaço para jovens pesquisadores do ensino fundamental, médio e técnico, ela promove o pensamento científico, o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de soluções criativas para desafios locais. É uma porta de entrada para o universo da pesquisa, contribuindo diretamente para a formação de uma nova geração de cientistas e inovadores”, afirma
O coordenador da Fetec MS e professor do Instituto de Química, Ivo Leite Filho, explica que o evento, realizado com apoio do Grupo Arandú de Tecnologia e Ensino de Ciências, é fruto de uma atividade iniciada na UFMS há 15 anos e que hoje faz parte da própria história da Universidade. “É a quarta maior feira científica do Brasil. Nesses 15 anos já tivemos mais de nove mil expositores, mais de 2,3 mil projetos finalistas desde a primeira edição e a participação de mais de 722 meninas e 552 meninos. Me deixa muito feliz saber que uma ideia de um trabalho de iniciação científica hoje movimenta alunos de graduação e de pós-graduação, professores e pesquisadores, e que esses alunos que participam da Fetec MS, quando vêm para a UFMS, chegam com esse sentimento de orgulho e pertencimento à maior universidade do estado, considerada hoje uma das melhores do Brasil”, revela.
Em comemoração aos 15 anos de existência, a Fetec MS 2025 será alinhada ao tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2025, que traz como foco o Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas, e irá dialogar também com a 15ª Reunião da Conferência das Partes (COP-15) da Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS). “Nosso alinhamento é no sentido de dizer que esses jovens já podem começar as reflexões sobre os temas desses eventos de tamanha grandeza, que os jovens que vêm pra UFMS, que trabalham com iniciação científica, também representam o futuro e o presente de uma sociedade que está procurando entender os impactos das espécies migratórias e o impacto nos oceanos”, indica o coordenador.
A pró-reitora da Proece ressalta ainda que, ao sediar e organizar a Fetec MS, com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), a UFMS reafirma seu papel como promotora do conhecimento, da educação científica e da inclusão social. “A Universidade coloca sua estrutura, expertise e seu corpo docente à disposição de um projeto que impacta todo o Estado e revela talentos. É um investimento direto na base da pirâmide educacional, com resultados que se refletem nos níveis mais altos da produção acadêmica. A ciência começa cedo, e a UFMS quer estar presente desde o início dessa jornada”, declara.
Evento
São três categorias para a inscrição de projetos: Fetec MS, voltada a alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental; do 1º ao 3º ano do ensino médio, incluindo EJA, e do 1º ao 7º semestre do ensino técnico nível médio, integrado ou profissionalizante; a 14º Feira de Tecnologias, Engenharias, Ciências e Criatividade de Mato Grosso do Sul para alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental; e Fetec MS Fundect, para alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio e do 1º ao 7º semestre do ensino técnico nível médio, integrado ou profissionalizante, que estudam em instituições de ensino públicas e que estejam inscritos no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Estado de Mato Grosso do Sul 2024 (Pictec MS 4).
O projeto deve ter a duração máxima de um ano, iniciado ou concluído no ano de submissão, e pode ser conduzido por no máximo três alunos. Na categoria Pictec MS 4, os projetos poderão ter até quatro alunos.
A Fetec MS é composta por duas etapas. Na primeira, os projetos inscritos passam por uma avaliação on-line por uma equipe de especialistas designada pela comissão organizadora que irá selecionar os finalistas para a segunda fase, a apresentação e avaliação presencial. Entre os critérios que serão observados estão originalidade, relevância científica, metodologia e inovação, levando em consideração as especificidades de cada área de estudo.
Serão premiados com medalhas três projetos por área do conhecimento em todas as categorias vigentes da Fetec MS 2025 e todos os projetos finalistas serão elegíveis a mais de um prêmio por categoria, além da colocação geral. Poderá haver, ainda, premiações extras de patrocinadores e feiras parceiras do evento.
Mais informações e detalhes sobre as regras para inscrição e orientações para as etapas on-line e presencial podem ser acessadas no edital de inscrição.
Texto: Ariane Comineti