Pesquisadores podem concorrer às Bolsas PQ e PQ-Sr

Valorização do pesquisador. É essa a proposta das Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ-Sr) que estão com inscrições abertas a partir do lançamento das Chamadas Públicas N° 07/2019 e N° 06/2019 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As propostas PQ-Sr devem ser submetidas até o dia 24 de julho e para a bolsa PQ, até o dia 31 de julho de 2019.

Criada há 43 anos, a bolsa de Produtividade em Pesquisa busca valorizar os pesquisadores que possuam produções científicas, tecnológicas e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento, sendo concedida em cinco níveis: 1A, 1B, 1C, 1D e 2. Na UFMS, a lista de pesquisadores PQs compreende 55 nomes e há ainda mais cinco visitantes.

Os proponentes dessa categoria devem possuir título de doutor ou de livre docente. Para estar apto a receber Bolsa de Produtividade em Pesquisa na Categoria 1, ter obtido título de doutor ou livre docente até o ano de 2011 e PQ na Categoria 2,  título de doutor ou livre docente até o ano de 2016.

Já a bolsa de Produtividade em Pesquisa Sênior pretende reconhecer e valorizar os pesquisadores que se destacam entre seus pares como líder e paradigma na sua área de atuação. A UFMS conta com uma pesquisadora nessa categoria.

Essa bolsa, de acordo com o CNPq, foi criada em 2005 como uma categoria de bolsa PQ e, a partir de 2011, se tornou uma modalidade de bolsa independente. É destinada ao pesquisador bolsista PQ ou de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) na Categoria 1 por pelo menos 20 anos ou bolsista PQ ou DT na Categoria 1, níveis A ou B, por pelo menos 15 anos.

As propostas deverão ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, utilizando-se o Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas. A divulgação do resultado do recurso administrativo no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq na internet está prevista para 28 de fevereiro de 2020.

Veja abaixo os editais na íntegra.

Chamada CNPq N º 06/2019 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa

Chamada CNPq N º 07/2019 – Bolsas de Produtividade Sênior

Paula Pimenta (Com informações do CNPq)